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Saiba as vantagens de usar chatbot para recursos humanos

Escrito por Qualitor

Quando foi a última vez que você precisou avaliar o desempenho dos funcionários ou teve a sua própria avaliação feita manualmente? Ou que resolveu todas as dúvidas levantadas pelos seus colaboradores? Deve ter sido há bastante tempo, dado o surgimento de chatbot para recursos humanos.

Nos últimos anos, a inteligência artificial de conversação em recursos humanos efetivamente deu aos profissionais os meios para utilizar seu tempo nos elementos mais estratégicos e urgentes enquanto gastam menos tempo em questões operacionais.

Estudos mostram que os chatbots poderiam economizar até oito bilhões de dólares anualmente até 2022. Esse é um aumento considerável em comparação aos 20 milhões que os empregadores devem poupar em 2017 e 2018.

Dessa forma, o chatbot para recursos humanos tem emergido nos dias de hoje devido às vantagens que proporciona para o desenvolvimento da organização. Neste artigo, você conhecerá as principais, que também justificam o movimento #chatbotparatodos. Confira!

Eficiência na comunicação interna e dúvidas referentes aos benefícios e colaboradores

Em toda empresa, é natural que os funcionários tenham dúvidas acerca do registro de ponto, período de férias, contracheque, benefícios e demais assuntos que, na grande maioria das vezes, exigem respostas individuais e personalizadas. Assim, por meio de um sistema automatizado, tudo isso é facilmente resolvido.

Dessa forma, o RH terá mais tempo para cuidar de outras demandas. Quando a solução dada pelo chatbot não for satisfatória, certamente o colaborador estará mais esclarecido e com algumas saídas já elaboradas para uma resolução mais acertada.

Agilidade no recrutamento e seleção mais acertada de profissionais qualificados

Consideramos que o processo de recrutamento e seleção de talentos é uma das atribuições de maior responsabilidade do setor de gestão de pessoas de uma organização. Assim, a utilização do chatbot para recursos humanos é uma solução muito valiosa nessa função, uma vez que proporciona agilidade em todas as etapas da contratação.

Ainda que uma vaga em aberto atraia centenas de candidatos, é preciso encontrar o profissional certo em meio à multidão que domine as exigências técnicas do cargo, seja alinhado com a cultura da marca e esteja em um momento da carreira no qual a oportunidade de recolocação representa uma grande conquista.

Dessa forma, errar na seleção desse profissional ideal traz riscos e consequências negativas, tanto para a empresa, que jogará fora seus recursos com a contratação e o treinamento da pessoa inadequada, como para o próprio candidato, que não se sentirá satisfeito no novo posto de trabalho.

Aumento significativo da produtividade em função da comunicação mais assertiva

Os primeiros ganhos para a equipe de RH, quando se utilizam os chatbots nas empresas são o registro de informações e a geração de indicadores. Porém, as maiores conquistas estão relacionadas à eficiência e menos erro humano, além de otimização do tempo e dos processos. Isso significa aumento de produtividade.

Com os chatbots, o RH vai dar mais um passo em direção aos processos inovadores e, assim, terá a chance de se dedicar a pensar em estratégias e ações mais relevantes para o negócio, como melhorar a motivação das pessoas. Isso, sim, não dá para deixar por conta dos robôs.

Inteligência no processo seletivo com a automatização das entrevistas, testes psicológicos e de lógica

Com o objetivo de intermediar um processo tão importante quanto o de seleção, o setor de RH tem a chance de fazer uso de várias ferramentas de recrutamento, como atividades práticas, testes psicológicos e entrevistas.

Entretanto, em muitos casos, a quantidade de pessoas que se candidatam é tão grande que muitas são filtradas antes mesmo que a empresa examine suas habilidades.

Com a utilização de um chatbot para recursos humanos, é possível desenvolver testes que avaliam as características dos candidatos de maneira rápida e automatizada. Assim, o exemplo mais comum é a possibilidade de aplicar provas de lógica elaboradas com o suporte das equipes operacionais.

Além disso, os testes de personalidade tradicionais são adaptados para uma interface de diálogo mais confortável e natural para a pessoa que será avaliada. Até mesmo questões que identificam o candidato em potencial com a cultura e os valores da marca podem ser incluídas.

No mesmo sentido, caso seja de interesse da gestão, os chatbots inteligentes também perguntam todo tipo de informação que represente relevância para o cadastro daquele talento no banco de dados da organização, como formação, principais conquistas e resultados, experiência etc.

Precisão na tentativa de encontrar candidatos qualificados por meio de mecanismos de busca

O chatbot para recursos humanos se encarrega de fazer perguntas relevantes que tenham relação com a vaga para a qual a pessoa se candidatou e, dessa forma, identifica talentos que se enquadram nos parâmetros de localidade, pretensão salarial, disponibilidade de horários, entre outros.

Além disso, a ferramenta registra algumas informações que talvez sejam interessantes para os recrutadores. Passada essa primeira seleção, os gestores têm a oportunidade de utilizar os dados obtidos nas conversas com o bot com o objetivo de selecionar candidatos para uma próxima etapa, como uma dinâmica em grupo ou uma entrevista presencial.

Representação da empresa por meio do chatbot para recursos humanos na linha de frente dos processos seletivos

Por tratar-se de um programa de computador, o chatbot proporciona certo nível de conforto aos candidatos a uma vaga de trabalho.

É natural que as pessoas fiquem nervosas durante uma entrevista de emprego presencial. Isso acontece porque elas sabem que serão julgadas a todo instante — seja por sua linguagem corporal, seu humor ou sua aparência. Assim, os bots representam uma excelente alternativa para um primeiro contato com os candidatos.

Dessa forma, quem se aplica à vaga tem a chance de fazer uma primeira entrevista por meio de uma conversa com um chatbot no conforto do lar, a qualquer hora do dia ou da noite, de acordo com sua disponibilidade.

Como vimos, entre uma série de vantagens, automatizar os processos aumenta a produtividade da equipe de RH e também tende a deixar o trabalho mais livre de problemas.

Nesse sentido, o chatbot para recursos humanos fornece uma ajuda para gerenciar melhor suas tarefas e melhorar o rendimento na execução de suas atividades do dia a dia, o que faz alavancar todos os outros resultados da empresa.

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