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Veja quais são os principais usos de chatbot nas empresas

Escrito por Qualitor

Precisa otimizar os processos da empresa e mostrar aos diretores a importância do atendimento ao cliente? Quer melhorar os indicadores de satisfação e por isso está em busca de algo que ajude a monitorar a jornada de consumo do seu público? Então, você precisa conhecer o chatbot.

Desenvolvida para facilitar e dar maior agilidade ao relacionamento com os clientes, essa tecnologia já deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade. Sua utilização é mais ampla do que se imagina, podendo ser empregada em todo e qualquer tipo de negócio.

Em vista disso, preparamos este artigo para mostrar os principais usos de chatbot para as organizações. Confira! 

O que é um chatbot?

Em primeiro lugar, é preciso compreender o que é um chatbot. Também chamado de “assistente virtual”, o termo é referido aos softwares que foram criados para a operação e o gerenciamento da comunicação com os clientes. 

Esse processo é realizado por meio de uma interface conversacional (chat) — o final “bot” significa “robô”. Portanto, fica fácil de entender ao que se resume um chatbot: um robô para a troca de mensagens.

Em outras palavras, um chatbot pode ser descrito como uma tecnologia que possibilita o diálogo entre máquinas e humanos. Simples assim. 

Como é feita a implementação dessa tecnologia?

Agora que você já sabe o que é um chatbot, deve estar se perguntando como é feita a implementação dessa tecnologia, certo? Pois bem, tudo deve começar com o planejamento das definições de uso.

Nesse sentido, estamos nos referindo às funcionalidades que se espera dessa ferramenta e aos canais de atendimento, que podem ser:

  • site institucional/blog/loja virtual;

  • WhatsApp;

  • Telegram;

  • Facebook Messenger;

  • aplicativos próprios. 

O que definirá essas questões são os objetivos e as características de interação que você pretende atingir com o público-alvo. 

O próximo passo é o desenvolvimento do chatbot, o qual deve ser feito por uma empresa especializada. É nesse momento que serão estabelecidas as cargas de conteúdo, os fluxos e integrações com sistemas e a personalização do layout. 

A etapa subsequente inclui os períodos de testes e melhorias, abrangendo a publicação do chatbot nos canais escolhidos. Uma vez publicada, a fase final da implementação é aquela que corresponde à análise dos indicadores, mensuração dos resultados efetivos e base de conhecimento. 

Isso significa que não basta apenas implementar um chatbot, é necessário estar sempre aprimorando a sua performance. 

Quais são as suas principais aplicações?

Chegamos agora na parte que, de fato, pretendemos com este artigo: as principais aplicações nas organizações. Graças aos avanços nos estudos da Inteligência Artificial (AI), braço da ciência da computação e que está diretamente relacionado ao desenvolvimento do chatbot, seu uso está revolucionando o atendimento ao cliente nos canais digitais.

Muito úteis para os processos de fidelização do público, os chatbot já são tidos como indispensáveis para diversas empresas atualmente. Eles podem ser usados para resolver problemas simples, responder perguntas e interagir com os consumidores.

Quando necessário, a solução fará a transferência dos contatos para o atendimento humano. De uma forma ou outra, as aplicações podem ser inúmeras. No entanto, as mais comuns são:

Geração de leads

A atividade de gerar leads para os times comerciais pode ser feita utilizando os chatbots para reter os visitantes do site por meio da caixa de diálogo. Porém, para isso ser possível, é preciso disparar e-mails ou integrá-los com as ferramentas de força de vendas. 

Pesquisas

Quanto mais informações você tiver acerca das necessidades do seu público consumidor, maiores serão as suas chances de sucesso. Neste contexto, os chatbots podem ser empregados na realização de extensas pesquisas de opinião e satisfação dos clientes.

E-commerce

Contatar os visitantes, fazer e/ou responder perguntas e, até mesmo, fechar uma venda, estão aí algumas das possibilidades de um chatbot nas lojas virtuais. Vale ressaltar que o ambiente do comércio eletrônico é um dos que mais tem a ganhar com a aplicação dessa tecnologia. 

Atendimento ao cliente

Sem a menor sombra de dúvidas, o atendimento geral ao cliente é o uso mais comum dos chatbots. Seja para responder as dúvidas mais frequentes ou para orientar os compradores sobre a situação dos pedidos, é certo de que, ao aplicá-los no negócio, você conseguirá reduzir as “filas de espera“. 

Marketing e vendas

Realizar campanhas de marketing e promover as ações direcionadas às vendas, os chatbots também podem ser utilizados para isso. A criação dos diálogos é o que determinará o tipo de envolvimento. 

Nesse contexto do marketing e das vendas, as conversas devem ser criadas com base nos seus produtos/serviços e suas características. 

Agendamento e reservas

Concessionárias, consultórios, eventos, restaurantes e hotéis, enfim, esses tipos de empresa poderão utilizar os chatbots para automatizar os agendamentos e as reservas. Para tal atribuição, é preciso, mais uma vez, integrá-los com os sistemas internos. 

Qualificação da base dados 

Outra aplicação dos chatbots é a qualificação da base dados. Neste caso, eles podem servir como uma interface de acesso às informações obtidas.

Tenha em mente que essa tecnologia é capaz de armazenar os diálogos ocorridos no sistema. Assim, você poderá utilizá-los de modo a qualificar os dados, otimizando a inteligência do negócio e proporcionando tomadas de decisões mais acertadas.

Ensino e aprendizado 

As instituições de ensino e aprendizado também poderão se beneficiar com o uso dessa ferramenta. As possibilidades são infinitas, porém o que mais se tem visto é a utilização de chatbots para a conversação sobre os temas que se relacionam a determinadas matérias.  

Entretenimento 

Sim, é isso mesmo que você leu, entretenimento. Aqui, há uma série de diferentes aplicações para os chatbots. Para ilustrar, eles podem se apresentar como personagens virtuais com o propósito, por exemplo, de causar curiosidades aos visitantes do site ou e-commerce em relação aos seus produtos e/ou serviços. 

Bem, como você pôde perceber, existe uma ampla variedade de aplicações para um chatbot. Analise-as com atenção e veja quais delas são possíveis de adotar na sua empresa. 

As vantagens em empregar esse tipo de solução serão percebidas quase que imediatamente. À medida que o tempo for passando, a soma de interações trará informações cada vez mais importantes.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Se sim, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!

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