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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Entenda quais são os desafios na liderança hoje e como superá-los!

Liderar uma equipe, com todos os papéis e responsabilidades atrelados à função, é, certamente, uma tarefa complexa. E diante do contexto atual, em que atransformação digital vem causando grandes impactos nos negócios, esses desafios na liderança se tornam ainda mais significativos.

Na era em que as tecnologias estão moldando a nossa forma de comunicação, as informações estão mais rápidas e acessíveis a todos: só no último ano, cerca de 40 trilhões de gigabytes de dados foram gerados e trafegados em todo o mundo, e enquanto você lê este post, em cerca de 5 minutos outros 9,1 mil novos terabytes surgirão, segundo relatório do Gartner e da Domo.

Isso torna o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, gerando ainda mais desafios às funções de liderança

O líder, portanto, para ter um bom desempenho, precisa se manter capacitado para estar à frente de uma equipe, exercendo seu papel de incentivar, motivar, desenvolver e, é claro, liderar seus colaboradores.

E em uma área tão importante para a empresa como é o atendimento ao cliente, não poderia ser diferente. As empresas precisam de lideranças capazes de conduzir os seus colaboradores de forma eficiente, possibilitando o alcance de melhores resultados e mais satisfação para seus clientes.

Afinal, clientes satisfeitos fidelizam, e isso colabora para o crescimento dos negócios.

Para ajudá-lo nesse entendimento, listamos a seguir 4 desafios na liderança nos dias de hoje e como superá-los para conquistar uma gestão mais eficiente. Continue lendo e confira!

1. Alinhar a equipe aos objetivos da empresa

“Todo bom desempenho começa com objetivos claros”. Essa frase de Ken Blanchard, um dos mais conhecidos especialistas em liderança no mundo, reforça a importância de uma atuação com consciência de onde se quer chegar.

Para que uma equipe trabalhe de forma produtiva, quem exerce a liderança precisa ser capaz de comunicar os objetivos de forma clara e eficiente, para que todos se empenhem na busca pelos resultados.

Mas como fazer esse alinhamento dos colaboradores — que têm os seus próprios objetivos e expectativas — com os objetivos da empresa? É possível que a pessoa no cargo de liderança supere esse desafio com algumas atitudes, como:

  • ter um planejamento estratégico bem definido;
  • disseminar a missão, visão e valores da organização à sua equipe;
  • estabelecer uma comunicação próxima dos seus colaboradores, ouvindo suas necessidades e oferecendo feedbacks frequentes;
  • dar atenção especial aos processos de recrutamento e seleção;
  • oferecer incentivos e recompensas como formas de motivação.

2. Fazer a gestão do tempo

A boa gestão do tempo é um dos grandes desafios do mundo moderno, representando um grande obstáculo para quem não consegue estabelecer prioridades e regrar o uso de suas horas, podendo acarretar na perda de produtividade e, até mesmo, em danos ao bem-estar. 

E, para quem exerce a liderança e precisa administrar a sobrecarga de trabalho e de responsabilidades, além de conduzir o desenvolvimento de sua equipe, traçar estratégias, participar de reuniões e dar feedbacks, isso pode ser ainda mais difícil.

Ainda assim, o bom gerenciamento do tempo é possível por meio de planejamento, busca por equilíbrio nas ações e um estabelecimento de prioridades. Além disso, o gestor deve adotar certas condutas:

Delegar tarefas

Saber delegar tarefas está entre as principais competências de uma boa liderança. Afinal, centralizar o trabalho acaba gerando muita pressão sobre o líder, e o deixa sem tempo para priorizar as ações estratégicas da empresa.

Compartilhar responsabilidades

Segundo Ylana Miller, professora do Ibmec, incentivar a participação ativa da equipe é uma atitude de gestores autoconfiantes, que não têm medo de desenvolver os seus colaboradores. Permitir que os subordinados tomem decisões é dar-lhes motivação, confiança e autonomia.

Aproveitar os benefícios da tecnologia

A tecnologia se tornou excelente aliada para resolver desafios como otimizar processos e, por consequência, otimizar o tempo dos gestores.

Contar com o uso de um software de atendimento ao cliente, por exemplo, vai ajudar sua equipe a vencer desafios nas missões de ter aumento de produtividade, aumento de desempenho, redução na reincidência de problemas, entre outros benefícios.

3. Administrar conflitos

Outro dos grandes desafios do líder em seu papel de dirigir e coordenar pessoas está relacionado à gestão dos conflitos organizacionais. Em um ambiente de trabalho em que pessoas com diferentes personalidades e expectativas precisam atuar em conjunto, é muito comum que eles surjam.

Ernesto Artur Berg, em seu livro sobre administração de conflitos, explica que esses são inevitáveis e sempre evidentes nos dias atuais. No entanto, compreendê-los e saber administrá-los é fundamental.

O líder, portanto, precisa ter essa habilidade de gerenciar os conflitos, transformando-os em situações positivas de aprendizado e crescimento para a equipe.

Afinal, a motivação e a produtividade do colaborador dependem da manutenção de um ambiente de trabalho harmônico.

Para conquistar a confiança do colaborador e proporcionar um clima organizacional mais saudável, a liderança deve saber ser um bom ouvinte, além de promover a colaboração na empresa.

Apostar no desenvolvimento de seus colaboradores, mostrar reconhecimento pelo seu sucesso e compartilhar poder e responsabilidades, também são ótimas dicas.

4. Trabalhar em ambientes de estresse

Por envolver, diariamente, uma grande demanda de soluções por parte dos clientes, muitas vezes relacionadas a problemas e reclamações, a área de atendimento ao cliente é mesmo uma área propensa ao estresse no trabalho.

As crescentes pressões pelo alcance de metas e resultados também acabam, com frequência, exigindo que o colaborador tenha um grande equilíbrio emocional.

Um cenário que, se mal administrado, gera sobrecarga de trabalho, conflitos interpessoais, desmotivação e queda significativa no desempenho da equipe.

O estresse, quando em excesso, tem impactos negativos para a empresa, pois afeta a produtividade do trabalhador e, a longo prazo, pode causar danos à sua saúde física e emocional.

No Brasil, o estresse é um dos fatores que mais geram afastamentos e faltas no trabalho, e estima-se que, até 2020, esse problema se torne o primeiro do ranking. Ainda mais por esse motivo, essa é uma questão que merece atenção e cuidado por parte do líder.

Importância de priorização

Cabe a ele entender a importância de priorizar ações que venham a prevenir os fatores causadores do estresse no ambiente de trabalho. Isso pode ser conquistado por meio de:

  • reconhecimento e motivação do colaborador;
  • distribuição de funções de forma equilibrada;
  • melhora nas condições de trabalho;
  • promoção de um ambiente saudável;
  • estímulo a uma comunicação franca e aberta;
  • bom relacionamento entre líder e subordinados.

Enfim, manter um time coeso e focado nos objetivos da empresa é, sem dúvida, um grande desafio para o líder, especialmente no cenário atual, que é dinâmico e apresenta constantes transformações.

Impacato da transformação Digital

A transformação digital, por exemplo, tem grande impacto no processo de atendimento ao cliente hoje em dia. É imprescindível, portanto, que o gestor se aproprie das vantagens que esse mundo tecnológico pode proporcionar aos negócios, encontrando alternativas que o ajudem a superar os desafios na liderança.

Uma excelente alternativa pode ser o uso de um software para atendimento ao cliente, o qual vai proporcionar a melhora dos processos e da comunicação com seus usuários, além de controlar a equipe de atendentes e oferecer metodologia para a melhoria contínua.

E aí, gostou deste post? Entendeu quais são os desafios na liderança e está disposto a superá-los? Então, curta agora mesmo a página no Facebook para continuar se informando e aprendendo formas de melhorar a gestão do atendimento ao cliente!