micro aprendizado

Micro aprendizado: qual a sua importância em tempos de crise?

O micro aprendizado — ou, no inglês, microlearning — é um tópico importante que não mostra sinais de desaceleração. Líderes empresariais e profissionais de aprendizagem estão tentando descobrir como essa modalidade de ensino pode ajudar a melhorar o desempenho dos funcionários de uma maneira que as táticas tradicionais de treinamento e desenvolvimento não podem.

De fato, de acordo com um relatório da Associação para o Desenvolvimento de Talentos, Microlearning: Delivering Bite-Sized Knowledge, 81% das organizações pesquisadas estão atualmente usando ou planejando começar a usar o microlearning para apoiar seus funcionários.

No contexto atual, devido à pandemia, a modalidade ganhou mais força. Em vez de oferecerem oficinas presenciais ou módulos de treinamentos digitais, os gestores podem disponibilizar pílulas de conhecimento contextuais de poucos minutos e que são acessadas por dispositivos de fácil acesso. Entenda!

O que é micro aprendizado?

Hoje, a maneira como aprendemos e treinamos no local de trabalho é muito diferente de como costumava ser. Não faz muito tempo, a norma era reunir todos os alunos em um único local para treinamento presencial com um instrutor. Agora, é mais provável que as pessoas aprendam separadamente, muitas vezes em momentos diferentes — digitalmente e em uma variedade de dispositivos.

Nesse ambiente, está o micro aprendizado, onde pequenos pedaços de conhecimento são ofertados em apoio ao aprendizado e desenvolvimento (P&D) para funcionários que precisam de tempo.

O micro aprendizado é uma abordagem para o treinamento que fornece conteúdos em pequenos trechos focados.

Para ser eficaz, ele deve atender a alguns requisitos:

  • se encaixar naturalmente no fluxo de trabalho diário;
  • envolver os funcionários em participação voluntária;
  • basear-se na ciência do cérebro (como as pessoas realmente aprendem);
  • adaptar-se continuamente, para incluir o conhecimento que os funcionários precisam para ter sucesso;
  • direcionar comportamentos que impactam especificamente nos resultados de negócios.

Quais os benefícios dessa modalidade para os negócios?

O microlearning trata de extrair informações específicas just in time que atendem a uma necessidade do aluno naquele momento, permitindo que as pessoas desenvolvam habilidades baseadas no trabalho mais rapidamente.

A grande vantagem desse tipo de aprendizagem é que, graças a smartphones e tablets, tópicos curtos podem ser acessados em qualquer dispositivo e aplicados instantaneamente.

Conheça alguns dos benefícios do microlearning que ajudam as organizações a obterem benefícios comerciais.

Centrado no aluno

As informações de tamanho pequeno podem ser incorporadas no caminho de aprendizagem, permitindo que os alunos escolham o que desejam aprender e em que tipo de dispositivo. O microlearning ajuda a abordar uma infinidade de estilos de aprendizagem diversos.

Perfeito para aprendizado móvel

O microlearning se encaixa melhor no aprendizado baseado em dispositivos móveis, pois os alunos podem participar de breves módulos conforme sua conveniência.

Não importa se eles estão em uma reunião ou presos no tráfego, é possível acessar o conteúdo do treinamento em seu dispositivo móvel e aprimorar o nível de conhecimento.

Abordagem custo efetiva

O micro aprendizado é perfeito se você tiver orçamentos de treinamento limitados. Isso porque é possível organizar sessões de e-learning de qualidade comprovada, preparar apresentações on-line ou tutoriais em menor quantidade, quando comparado ao custo de um programa de treinamento em tamanho real.

O processo é mais preciso e condensado, portanto, requer menos tempo de projeto, que é outro ponto positivo.

Preenchimento rápido das lacunas de habilidade

O microlearning se concentra em uma tarefa ou conceito de cada vez. Assim, os alunos podem preencher suas lacunas de desempenho mais rapidamente.

Eles não precisam se sentar o dia inteiro para participar de um longo curso on-line, mas podem simplesmente acessar o módulo específico para aprimorar o conhecimento.

Por exemplo, se você precisa saber como consertar parte de um maquinário, vai simplesmente acessar esse módulo específico e reforçar o processo envolvido.

Suporte just in time

Os alunos realizam momentos de micro aprendizado conforme sua conveniência. Isso capacita o suporte ao desempenho just in time, para que os participantes possam aplicar o aprendizado em tempo real, quando necessário.

As organizações, por sua vez, colhem o benefício de uma equipe bem treinada, que as ajuda a obter excelência.

Por que o microlearning é tão relevante em tempos de crise?

O aumento da popularidade do micro aprendizado está intimamente relacionado à tendência de aprendizado móvel, e isso tem ganhado mais relevância com a ascensão do trabalho remoto.

Os dispositivos móveis são onipresentes e as pessoas estudam (comem, dormem) em movimento. Isso fez com que os desenvolvedores de aprendizado criassem conteúdos mais curtos, porém mais robustos. E embora o microlearning não exija tecnologia, essas duas tendências são uma combinação perfeita.

O ingrediente secreto que torna o microlearning eficaz para uso imediato é a simplicidade. Você realmente precisa conhecer seu público e entender as necessidades deles para falar o mesmo idioma.

Aqui estão algumas das práticas mais populares de microlearning que ajudarão você a visualizar do que se trata:

  • trilhas de aprendizagem sobre vários tópicos;
  • vídeos educacionais curtos;
  • tutoriais em vídeo e instruções;
  • canais, contas e grupos educacionais em redes sociais;
  • serviços de aprendizado de idiomas.

Existem dois usos populares para o microlearning no aprendizado corporativo. O primeiro são aplicativos de instruções, como vídeos instrucionais, infográficos, screencasts e imagens anotadas.

O segundo é o reforço da aprendizagem, como fornecer aos usuários conhecimento adicional sobre um tópico. Por exemplo, os programas de inteligência emocional podem ser complementados com componentes de microlearning, como infográficos, podcasts, bots de bate-papo móvel etc.

A variedade de casos populares em que o microlearning pode ser usado para o aprendizado corporativo inclui (mas não está limitado a):

  • cursos de integração e boas-vindas;
  • treinamento de conformidade;
  • treinamento sobre produtos;
  • treinamento de habilidades sociais;
  • treinamento em software corporativo e CRM.

Como ampliar o alcance do seu micro aprendizado?

O micro aprendizado tem tudo a ver com facilidade de acesso. Os alunos precisam ser capazes de encontrá-lo e consumi-lo em um contexto de trabalho ou nos micromomentos que têm disponíveis.

Nesse sentido, algumas ferramentas podem ser de grande auxílio na distribuição e compartilhamento do conteúdo didático. Algumas delas estão a seguir.

WhatsApp

O tamanho pequeno dos arquivos de micro aprendizado significa que essas pílulas de conteúdo podem ser facilmente distribuídas de forma global e instantânea, por meio da nuvem (geralmente usando aplicativos) nos próprios dispositivos móveis dos alunos, e é aqui que aplicativos como o WhatsApp se tornam ferramentas precisas.

Isso contrasta com os cursos tradicionais de eLearning, que geralmente exigem grandes tamanhos de arquivo, que enfrentam problemas de infraestrutura de banda larga local (principalmente quando se trata de vídeo).

Intelichat

Outra ferramenta bastante útil para o compartilhamento de conteúdos de micro learning é a Intelichat, que, além de auxiliar na disseminação do conhecimento, conta com chatbots personalizados compatíveis com Facebook Messenger, sem a necessidade de programação.

Por fim, para incorporar o micro aprendizado em seus próprios programas de treinamento, é importante observar a estrutura do curso e determinar como o conteúdo pode ser dividido em segmentos de aprendizado distintos e independentes.

A dica aqui é: seja muito claro sobre o objetivo específico da aprendizagem e pense nas situações em que os alunos consumirão o conteúdo. Em muitos casos, eles podem acompanhar o treinamento no celular enquanto estão cozinhando em casa ou realizando exercícios diários, e podem trocar de dispositivo durante o treinamento, desejando ter a mesma experiência.

Quer continuar descobrindo estratégias e ferramentas para aprimorar a sua gestão? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

 

Share This