pandemia digital

A pandemia digital é a nova onda

A pandemia do coronavírus está promovendo uma série de mudanças no mundo, algumas realmente profundas e de longo prazo. A imposição da aceleração digital às empresas é um exemplo disso. A questão é: como lidar com essa pandemia digital e prosperar?

Há muitas estratégias úteis, como investir na adoção de ótimas plataformas gerenciais, adotar uma estratégia de atendimento omnichannel e treinar equipes remotas. Na medida em que empresa e equipes se adaptam ao mundo digital, seus resultados são superiores.

Nos tópicos seguintes, explicamos como a pandemia afetou o mercado, quais estratégias podem ser adotadas pela empresa e quais as perspectivas para o futuro. Boa leitura!

Afinal, quais as implicações da pandemia digital?

O coronavírus tem promovido uma série de mudanças. Muitos estabelecimentos foram obrigados a fechar suas portas, e outros a reduzir o nível de produtividade. O ponto é que as empresas com pouca ou nenhuma maturidade digital foram as principais afetadas.

Para se ter ideia, enquanto 600.000 estabelecimentos físicos tiveram que fechar, somente no mês de abril de 2020, o comércio eletrônico (e-commerce) cresceu 29%.

Essa queda da demanda física associada ao crescimento do que é digital tem demandado uma resposta rápida das empresas, no intuito de adaptar seus processos e produtos ao que é digital e entregar novas soluções aos seus clientes. Só assim conseguem se manter.

Outro desafio é o de manter a satisfação e a lealdade dos clientes. Na medida em que o comportamento de consumo muda, é preciso encontrar outros canais de relacionamento para chegar até o público-alvo. Sem isso, fica difícil manter a empresa funcionando.

Quais estratégias podem ser adotadas pelas empresas?

Para superar os desafios impostos pela pandemia do coronavírus, as organizações precisam aproveitar a aceleração digital em seu favor. Veja, adiante, algumas estratégias!

Invista na digitalização dos seus atuais processos

Em primeiro lugar, aproveite para investir na digitalização dos processos. Muitos dos processos tradicionais (como os que envolvem assinatura e entrega de documentos) podem ser totalmente digitalizados, talvez até automatizados. Para tanto, há três coisas importantes:

  • decidir quais processos são prioritários, pois é quase impossível digitalizar todos ao mesmo tempo;
  • investir em softwares que facilitem esse processo, como ERPs;
  • definir um prazo final para cada digitalização.

Encontre canais digitais para se relacionar com os clientes

Um processo crucial (e que deve ser digitalizado) é o relacionamento com o cliente. Se você mantém apenas um processo físico, está perdendo a oportunidade de encantar seu cliente. Além disso, durante a pandemia, não conseguirá sustentar suas atividades.

Nesse caso, o ideal é investir em canais de comunicação digital, como redes sociais, aplicativos, chats instantâneos e e-mail. Na medida em que o cliente sente que existem mais canais e que eles realmente funcionam, pode ficar mais entusiasmado.

Além disso, é apropriado investir em um software que gerencia todo o fluxo de conversa com o cliente (por exemplo, em chamadas abertas, em andamento e finalizadas). Com isso, você conseguirá manter a organização do processo digital, tornando-o mais eficaz.

Aproveite o mercado digital em seu favor

Nos últimos anos, o mercado digital tem crescido. É cada vez mais comum compras por aplicativos, sites institucionais ou redes sociais. Ao longo da pandemia, enquanto as lojas físicas entraram em declínio, o comércio digital cresceu quase um terço.

Portanto, não deixe de aproveitar esse mercado. Anuncie seus produtos ou serviços por meios digitais, como a rede social ou sites de classificados. Crie uma página de comércio digital (e-commerce) para a empresa. Assim, ficará mais próximo dos seus clientes.

Invista no modelo de trabalho remoto da equipe

Se você vai digitalizar os principais processos e aproveitar o mercado digital, também é importante apostar em equipes remotas. Essas equipes remotas realizam o trabalho diário por meio da internet e geralmente estão fora da empresa, em casa ou nos coworkings.

Todavia, há algumas coisas cruciais: primeiro, certifique-se que os talentos contam com todos os recursos para o trabalho, como softwares, computadores e senhas. Aproveite para esclarecer metas e padrões de qualidade. Reúna-se periodicamente para tirar dúvidas.

Estabeleça objetivos e metas para o curto prazo

Como pode ver até aqui, há muitas estratégias para superar a pandemia do coronavírus e adaptar sua empresa ao mundo digital. Todas essas estratégias devem ter um objetivo claro, pois assim ficará mais fácil para saber se está indo na direção certa (ou não).

Portanto, crie seu objetivo (por exemplo: oferecer um atendimento digital aos clientes, de ponta a ponta). Em seguida, fragmente esse objetivo em metas menores e fáceis de alcançar. Essas metas devem atender ao padrão SMART, ou seja, devem ser:

  1. específicas para que todos entendam;
  2. mensurável para acompanhar sua execução;
  3. atribuível para uma pessoa específica;
  4. realizável para que não haja desânimo;
  5. temporal, isto é, com início e fim bem estabelecidos.

Assim que suas metas estiverem prontas, aproveite para distribuí-las entre os talentos e equipes de trabalho. Empregue bastante tempo e energia em alcançá-las.

Quais são as perspectivas do mercado para o pós-coronavírus?

Nesse período de pandemia, o mercado certamente não está funcionando normalmente. As empresas menos maduras digitalmente foram as principais afetadas. Além disso, boa parte das empresas precisou promover algumas mudanças para continuar em funcionamento.

Em meio a tudo isso, uma primeira perspectiva é que o comércio digital saia muito mais fortalecido. Muitos consumidores passaram a usar o comércio digital como canal principal de compras, inclusive para a aquisição de itens básicos, como alimentos e itens de higiene. Sendo assim, a pandemia está acelerando o hábito de consumo digital.

Outra grande mudança será na forma de competição. Muitos dos empreendimentos que não estavam na internet ou que não faziam uso frequente dessa ferramenta criaram uma conta digital. Se você não se preparar para tais “novos entrantes”, terá dificuldades.

Agora você está por dentro do assunto. Lembre-se que essa pandemia digital tem muitas implicações, como a queda da demanda física do atendimento e o desafio de criar ótimos canais digitais de atendimento. Para superá-las, invista na digitalização dos processos, estabeleça canais digitais para o atendimento ao cliente e defina metas de curto prazo.

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