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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Atendimento multicanal: o que é e quais as vantagens de utilizá-lo?

Já faz um tempo que a qualidade do produto não é mais considerada como o único diferencial para a reputação da empresa. Apesar de sua imprescindibilidade, a nova era digital abriu espaço para que a experiência de compra se tornasse uma das principais características impactantes para a decisão de compra de um consumidor.

Os clientes, hoje em dia, querem ter autonomia para se relacionar com as marcas. Nesse sentido, oferecer um atendimento multicanal pode ser o grande diferencial que a sua empresa precisa para se destacar no mercado e expandir seus resultados de negócio.

Quer saber mais sobre o atendimento multicanal? Continue a leitura e descubra!

O que é o atendimento multicanal?

Oferecer atendimento multicanal nada mais é do que ampliar os canais de comunicação entre consumidor e marca. Dessa forma, um e-commerce, por exemplo, pode atender seus clientes via redes sociais, chat, telefone e WhatsApp.

Isso facilita para que mais consumidores entrem em contato, democratizando o acesso à marca, que pode trazer inúmeros benefícios relacionados à venda, fidelização e satisfação de clientes. Continue a leitura e descubra mais sobre o atendimento multicanal.

Quais as suas vantagens?

Centraliza todas as informações importantes

Empresas que atuam no ambiente online contam com diversas facilidades. Conseguir atrair diversos consumidores de uma só vez e investir em estratégias que os conduzam na jornada de compras são algumas delas. Por outro lado, há o desafio. A partir do momento em que os investimentos começam a dar resultados, a marca cresce e, com ela, solicitações de clientes também.

Disponibilizar mais de um canal de comunicação é a solução ideal para dar conta de suprir todas as demandas dos consumidores. Para isso, é importante ter uma plataforma de atendimento multicanal que realize a integração e direcione todas as informações e requisições em um mesmo lugar, tornando os dados mais fáceis de serem localizados.

Aumenta a satisfação dos clientes

Oferecer uma multiplicidade de canais garante mais proximidade com o consumidor, que se sente satisfeito quando precisa entrar em contato com a empresa. Isso também contribui para o aumento da confiança na marca e da garantia na compra, já que a empresa se demonstra acessível.

Além disso, é importante ter em mente que cada cliente tem suas preferências. O investimento em múltiplos canais de atendimento torna mais fácil satisfazê-los, o que contribui para a boa experiência de compra. 

Otimiza o tempo dos funcionários

Já precisou entrar em contato pelo telefone com determinada empresa e perdeu muitos minutos na espera? Parece que a irritação aumenta e a tolerância com o nosso problema também, concorda? Isso acontece nas empresas que não investem em recursos suficientes para atender o cliente da melhor forma possível.

Oferecer um atendimento multicanal não significa apenas evitar frustrações por parte dos consumidores, mas também otimizar o tempo de seus funcionários. Com a ajuda da plataforma, é possível realizar atendimento simultâneo, de modo a resolver problemas de mais de um cliente ao mesmo tempo.

Além disso, ao possibilitar o chatbot, é possível fazer a triagem nos atendimentos, diminuindo a obstrução dos canais.

Incrementa as informações sobre o perfil do consumidor

A elaboração da persona é dos principais passos de quem atua com vendas online, pois é a partir dela que se desenham as estratégias e táticas do negócio. Ao possibilitar vários canais de contato, é possível colher informações importantes dos clientes, conhecendo-os melhor e incrementando mais dados em seu perfil. Com isso, a tendência é melhorar o engajamento e aumentar as taxas de conversão.

Como visto ao longo do texto, acompanhar as transformações digitais e investir nas melhores soluções disponíveis são formas de garantir o desenvolvimento da empresa e entregar o melhor ao consumidor. O atendimento multicanal é benéfico para o negócio porque garante notoriedade e satisfaz as necessidades dos clientes, além de dar autonomia para que eles se relacionem com a marca da forma como se sentirem mais à vontade.

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