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Relacionamento em redes sociais: qual sua importância para as empresas?

Escrito por Geraldo Guazzelli

Não é novidade para ninguém que as mídias sociais têm um grande peso nas estratégias digitais das empresas. Sua importância se dá pela promoção de mudanças, principalmente, em questões referentes ao estreitamento das relações entre marca e público.

O relacionamento em redes sociais oferece muitas oportunidades, desde a possibilidade de falar diretamente com quem realmente compra seus produtos ou serviços até a de dar retornos imediatos a essas pessoas. Por isso, muitos negócios optam por esses meios de comunicação aliados a um bom planejamento de marketing digital.

Se você é um desses empresários que desejam entrar no ambiente virtual para se destacar entre seus concorrentes, precisa entender um pouco mais sobre o assunto. Neste artigo, abordaremos a real necessidade das plataformas digitais para o sucesso organizacional e quais são as consequências de ignorá-las. Boa leitura!

As redes sociais no ambiente online

Antes de começar a entender a importância das redes sociais, é preciso saber o que são elas. No geral, significa uma estrutura social composta por pessoas com um ou vários tipos de relações, que têm valores em comum. Na internet isso não é diferente e acontece virtualmente.

Essas redes, no universo digital, são sites que operam em vários níveis, seja de relacionamento, profissional, networking ou outros, que visam o compartilhamento de informações entre indivíduos, organizações ou grupos.

Alguns exemplos práticos disso, são o Instagram e o LinkedIn, que vêm crescendo nos últimos tempos e se voltam para o relacionamento de um para um e profissional, respectivamente. O Facebook e o Twitter também caracterizam muito bem as redes sociais, entretanto, ambos estão em declínio, em vista do que eram no início.

As redes sociais no crescimento das empresas

Hoje em dia, todo gestor já está ciente que as redes sociais ajudam, e muito, no crescimento do negócio. Isso porque elas possibilitam a propagação rápida da imagem da marca, seja por ações ou uma mensagem.

Quem acompanha uma empresa tende a divulgar espontaneamente suas publicações para seus amigos, o que faz delas multiplicadoras por simplesmente se identificarem com algo. Essa identificação se dá pelo posicionamento dentro desses meios de difusão.

Assim, a forma como uma organização se comunica com seus fãs, reage a assuntos importantes e polêmicos e faz determinadas ações pode influenciar a imagem dela, de maneira positiva ou não.

Por esse motivo as pessoas disseminam os conteúdos relevantes para elas. Por meio disso, o empreendimento consegue atingir um número maior de pessoas em um curto tempo, ajudando a construir a sua reputação online e otimizando sua comunicação para fora.

Vale ressaltar que, para acontecer tudo isso e sua organização realmente ter sucesso nessas plataformas, é necessário usar com sabedoria e planejamento, para gerar lucro com valor de investimento baixo. Por meio de uma análise de onde seu público está, a possibilidade de se comunicar diretamente com ele é maior. 

O relacionamento em redes sociais

O relacionamento em qualquer ambiente se tornou tão importante a ponto de determinar o fracasso ou o sucesso de um empreendimento. Por isso, comunicar e atender os consumidores reais e potenciais da melhor forma é o objetivo principal dos gestores.

Ao oferecer um atendimento ágil e personalizado, por exemplo, é possível conquistar muitos clientes e até fazer com que os insatisfeitos voltem para finalizar uma compra. Isso porque as pessoas gostam e esperam serem tratadas dessa maneira, com um relacionamento de um para um.

Com uma relação boa com os usuários, as chances de aumentar sua credibilidade são maiores, assim como as de ser mal visto nessas mídias diminuem. Empresas mal conceituadas no mercado espantam os consumidores potenciais por não mostrarem que se importam com eles ou que oferecem um bom serviço.

Nesse cenário, os sites de relacionamento têm se tornado essenciais para comunicar seus produtos ou serviços aos fãs, que podem interagir e deixar suas opiniões para o restante do público. Mediante isso, os negócios conseguem solucionar problemas rapidamente, além de melhorar o que oferece, aumentando a satisfação dos clientes.

De maneira geral, o relacionamento em redes sociais tem como objetivo principal fidelizar os clientes em todas as ocasiões, seja em elogios ou reclamações, oferecendo a eles vantagens, sanando dúvidas etc. Em uma relação estritamente comercial isso é mais difícil de acontecer, pois passar credibilidade desse modo leva um certo tempo.

As consequências de negligenciar as plataformas sociais

O Brasil é um dos países com maior número de usuários na internet. Apesar disso, muitas empresas ignoram esse fato e preferem ficar de fora desse mundo digital por medo. Isso porque as mídias sociais obrigam, de certa forma, os negócios a terem uma linguagem diferente das que tinham anteriormente, exigindo personalização e assertividade.

Além disso, os usuários podem produzir seus próprios conteúdos, expondo seus desejos, necessidades, mas também suas experiências ruins  ou boas  com as empresas, o que deixa algumas com o pé atrás ao pensar em entrar nesse ambiente.

Como consequência disso, perdem clientes, que, na maioria das vezes, procuram por serviços ou organizações nessas plataformas para comparar com os concorrentes. Por isso, ao não encontrar uma marca para realizar suas pesquisas, seja de preço ou qualidade, acabam optando por outra que ofereça informações rápidas.

Não estar presente no meio digital, também, acaba deixando de lado o aumento da visibilidade no mercado, principalmente, se a empresa for de pequeno porte, uma vez que as mercadorias não são promovidas e há falta de engajamento com o público-alvo. Para isso, é necessário investir em campanhas para as pessoas certas e ter consistência, o que pode ser feito virtualmente.

Outro ponto negativo é que, sem os meios de difusão de informação, não é possível defender a marca de ameaças dos clientes. Por exemplo, no Orkut era muito comum ver comunidades com o nome “Eu odeio a empresa Y”, e se esse empreendimento não estivesse lá, não saberia a opinião desse público e nem resolveria os problemas deles, se mostrando solicita com o ocorrido.

Assim, se você estava com dúvidas relacionadas à presença da sua marca no ambiente virtual, já encontrou a resposta neste artigo. O relacionamento em redes sociais não pode ser ignorado, por isso, trace suas estratégias e aumente suas receitas com essas plataformas tão relevantes. Preparado para começar?

Agora que já deu para compreender a importância das redes sociais para estreitar a comunicação com seus clientes, compartilhe este artigo na sua rede favorita para que seus amigos também saibam mais sobre o assunto!

Sobre o autor

Geraldo Guazzelli

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