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WhatsApp no atendimento integrado

A sociedade tem passado por transformações sem precedentes. Tudo mudou: a maneira de se comunicar, de comprar, de trabalhar, inclusive de atender aos clientes. E usar o WhatsApp no atendimento tem se tornado uma estratégia fundamental.

É isso que as gigantes estão fazendo. Por isso, à medida que todo o mercado incorporar a prática, a estratégia deixará de ser uma vantagem e se tornará uma regra básica de negócio, como ter um e-mail.

Neste artigo, você vai descobrir quais são as vantagens de adotar o WhatsApp no atendimento integrado e como fazer isso. Gostou da ideia? Então, continue a leitura e aproveite as dicas!

Quais as vantagens do WhatsApp no atendimento integrado

O WhatsApp está em vias de se tornar um super app (ou seja, um aplicativo que integra uma variedade de recursos em um único software). No começo do ano, estimava-se que o WhatsApp era usado em 99% dos smartphones no Brasil.

Isso é informação suficiente para deixar todas as empresas brasileiras alinhadas com os propósitos de Mark Zuckerberg. E, de fato, o WhatsApp tem sido cada vez mais explorado para os negócios, especialmente no atendimento ao cliente. As razões para adotar a estratégia são várias:

  • simplifica processos;
  • humaniza relações;
  • garante máximo conforto ao cliente.

Além disso, uma grande vantagem é poder reduzir o FCR (First Call Resolution). Graças à agilidade que o aplicativo proporciona, o impacto da primeira assistência tem muito mais chances de ser positivo e gerar boas impressões.

Como usar o WhatsApp no atendimento ao cliente

Mas para garantir resultados positivos, é preciso utilizar os recursos com profissionalismo e estratégia. Clientes não devem ser confundidos com amigos (ainda que sejam), e algum rigor é necessário para realmente gerar soluções efetivas.

Confira a seguir algumas dicas de como implementar o WhatsApp no atendimento da sua empresa.

Tenha um número exclusivo

Às vezes, é bem difícil lidar com os contatos pessoais que deixamos para responder mais tarde. Se misturarmos isso às tarefas de atendimento, então, a confusão se torna inoperável.

Portanto, garanta um número exclusivo apenas para realizar atendimentos. Dependendo do tamanho da sua equipe, pode ser interessante providenciar um número para cada operador de atendimento.

Ainda é possível usar os dois números no mesmo smartphone, bastando usar o número de atendimento pelo WhatsApp Business. Nesse caso, as vantagens podem ser ainda maiores, graças aos sistemas de mensagens automáticas que permitem uma breve triagem.

Use o WhatsApp Web para facilitar o atendimento

Dependendo do tipo de chamado e da quantidade de atendimentos, operar tudo pelo smartphone pode ser muito desafiador. Felizmente, existe o WhatsApp Web!

Assim, é possível prestar o atendimento pelo computador, o que agiliza muito a resolução dos problemas. Dessa forma, fica mais fácil proporcionar satisfação ao cliente, ainda que haja atendimentos em série para fazer.

Defina um horário de atendimento

O desejo de muitos empreendedores é encontrar meios de responder imediatamente a qualquer movimento de um cliente promissor. Em alguns casos, isso já é relativamente possível, com a ajuda dos chatbots com Inteligência Artificial.

Mas para as necessidades mais delicadas, atenção e cuidado são requisitos fundamentais, e isso é mais difícil de oferecer o tempo todo. Sendo assim, defina um horário de atendimento e deixe isso claro ao cliente.

Você pode informá-lo desses horários na página do seu site, nas redes sociais e até no próprio WhatsApp Business, como mensagem automática. Lembre-se apenas de que é imprescindível manter o compromisso com essa atividade e responder aos chamados o quanto antes.

Agora, para potencializar os efeitos positivos dessas dicas, é ideal construir modelos eficazes de atendimento. Portanto, estude as boas práticas e não deixe de garantir o máximo de cordialidade e atenção ao solucionar as dificuldades dos seus clientes.

Gostou de aprender como implementar o WhatsApp no atendimento integrado da sua empresa? Então, não perca mais nenhum conteúdo como este. Siga-nos nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

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