Webinar – Inteligência Artificial, Paper To PIB: Grandes histórias de dois protagonistas da educação

Ainda em 2020, as receitas mundiais do mercado de Inteligência Artificial (IA) deverão totalizar US$ 156,5 bilhões, alta de 12,3% sobre 2019, segundo estudo da IDC Worldwide. Já até 2024, a previsão da consultoria é que este setor movimente US$ 300 bilhões, com uma taxa de crescimento anual composta de 17,1%.

Outra pesquisa, realizada pela norte-americana Accenture junto a mais de 6 mil executivos de 25 países, indica que IA é tema tratado como prioritário nas estratégias empresariais.

Dados que reforçam a importância desta tendência, uma das mais fortes no âmbito da Transformação Digital, e trazem à tona a relevância da educação qualificada e focada, aplicada por especialistas gabaritados e instituições reconhecidas, para reforço das competências de um mercado em contínuo movimento de expansão.

Para debater a participação da educação na construção de mercados e sociedades mais fortes, o desenvolvimento de tecnologias, como IA, Machine Learning e outras, e apresentar experiências impactantes de empreendedorismo, gestão e conhecimento científico e tecnológico, a Qualitor e a ConsulPaz reunirão, no dia 08/10, das 19h às 20h30, dois protagonistas de seus setores:

Luis Lamb, Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e um pesquisador de IA e Machine Learning há mais de 20 anos;

Nívio Ziviani, Professor Emérito da UFMG, fundador de empresas diversas, dentre as quais a Miner, vendida ao grupo Folha de São Paulo / UOL, a Akwan, vendida ao Google Inc., e a Kunumi, onde preside o Conselho de Tecnologia.

O webinar é gratuito e tem apoio de Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC), Fritsch Consulting, Sucesu-RS e Aceká Marketing Digital.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no botão abaixo:

INSCREVA-SE NO WEBINAR

 

Mais sobre os palestrantes:

Luís Lamb – Professor Titular do Instituto de Informática da UFRGS e Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Foi Pró-Reitor de Pesquisa, Diretor e Vice-diretor do Instituto de Informática da UFRGS.

PhD em Ciência da Computação pelo Imperial College London (2000), Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS.

Pesquisador em Ciência da Computação e Inteligência Artificial, publicou dois livros incluindo “Neural-Symbolic Cognitive Reasoning”, pioneiro nesta área, e dezenas de artigos em revistas e conferências internacionais, incluindo as principais conferências de inteligência artificial e aprendizado de máquina (AAAI, IJCAI e NeurIPS). Seus trabalhos de pesquisa em IA, realizado com doutorandos da UFRGS, foram utilizados na elaboração do AI Index 2019.

Recebeu Prêmio Pesquisador Destaque em Ciência da Computação da FAPERGS em 2018, e foi coordenador da Aliança para Inovação UFRGS-PUCRS-UNISINOS. Atua na gestão da inovação, empreendedorismo, tecnologia e parcerias universidade-empresa há duas décadas.

Nívio Ziviani – Professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG) e Membro dos Conselhos de Administração da Petrobras e Kunumi. É Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo (Canadá) e Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico nas classes Comendador e Grã-Cruz.

É autor do livro Projeto de Algoritmos e coautor de mais de 200 artigos científicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação, aprendizado de máquina e redes neurais artificiais.

Como empreendedor fundou empresas a partir de conhecimento gerado dentro do DCC/UFMG, a saber: Miner, adquirida pelo Grupo Folha/UOL em 1999; Akwan, adquirida pela Google Inc. em 2005; Neemu, adquirida pela Linx em 2015, e Kunumi, fundada em 2016.

Share This
×