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Veja agora por que automatizar o atendimento comercial da sua empresa

Escrito por Qualitor

Se uma empresa está em busca de eficiência e otimização dos custos, precisa automatizar não só o atendimento comercial, mas toda sua cadeia de relacionamento com o cliente e o mercado em que atua, certo? Positivo, mas para isso é preciso saber se seus investimentos estão sendo direcionados para as soluções mais adequadas para seu público e as necessidades dele.

É importante ressaltar que tal estratégia realmente acelera o potencial de vendas e, por consequência, sua capacidade de gerar mais resultados. Porém, se o restante da jornada e as demais áreas do empreendimento não estiverem preparadas para atender o volume de oportunidades geradas, gargalos e fracassos podem ruir o que foi construído até o momento.

Dessa forma, analisar as razões para a automatização pode ser um importante passo para definir em quais estratégias e ferramentas investir. Neste post, trazemos seus principais benefícios. Confira a seguir!

Agiliza o atendimento comercial

Existem diversas soluções de automação que podem ser incorporadas ao atendimento comercial, desde aquelas que facilitam a análise de crédito de um cliente até os chatbots, que tiram dúvidas e formalizam ofertas de produtos e serviços de acordo com os perfis comerciais identificados.

Cada uma delas, é claro, tornará um processo mais ágil, uma vez que suas execuções serão realizadas por inteligência artificial baseada em regras estabelecidas previamente.

Garante precisão no registro de dados do atendimento

O volume de dados criados a partir dos contatos iniciais com um cliente, negociação e pós-venda é imenso e valioso, sendo uma fonte de informação capaz de gerar novos negócios, identificar tendências e ajudar na definição de estratégias e planos futuros da empresa. Por isso, seu registro preciso e completo é fundamental.

Sistemas integrados, que alinhem processos comerciais com o de atendimento e suporte, por exemplo, podem se retroalimentar e ajudar na complementação da experiência positiva de seus clientes. Mas, para isso, é essencial que seus dados estejam precisamente registrados.

Considerando as possíveis integrações de sistemas, uma das formas de automatizar essa etapa é garantir que campos de dados comuns aos dois setores sejam preenchidos a cada atualização do relacionamento, por exemplo.

Otimiza o tempo da equipe comercial

Garantindo que processos burocráticos que levavam tempo serão precisamente realizados por tecnologias, a equipe comercial pode focar mais na gestão do relacionamento com o cliente.

Ou seja, se antes a equipe precisava preencher diferentes formulários e passar algum tempo analisando os dados de um cliente para definir sua linha de crédito com o negócio, agora ela pode delegar tais tarefas às automatizações e focar em estratégias de atendimento humanizado, dentre outras.

Reduz os custos comerciais

Tais otimizações dos processos também diminuem a necessidade de grandes equipes e infraestruturas comerciais. Nesse cenário, o investimento das empresas pode ser concentrado em um menor número de profissionais — que, agora, serão mais especializados e capacitados nas atividades e no setor do negócio.

As automatizações também garantem mais precisão na execução de tarefas burocráticas e massivas. Estas, apesar de simples, podem gerar falhas quando executadas por funcionários, seja pela desatenção, seja pelo mau uso dos critérios de análises, como é o caso da concessão de crédito, por exemplo.

É preciso lembrar que falhas no atendimento ou em qualquer outro processo precisam ser corrigidas, o que gera custos com o retrabalho, prejuízos nas negociações realizadas ou despesas para sua regularização.

Aumenta a satisfação dos clientes

Com mais agilidade, eficiência e atenção da equipe comercial, a experiência dos clientes é consideravelmente melhorada. Além disso, com mais personalização e dedicação à etapa comercial, é possível fazer negociações mais acertadas.

Uma empresa que ofereça serviços de Help Desk, por exemplo, terá uma quantidade muito menor de contestações sobre os níveis de serviços e SLA acordados. Isso porque o atendimento comercial que foca nesses aspectos poderá ser realizado com muito mais cuidado e atenção.

Eleva a produtividade do setor

Com etapas automatizadas e funcionários mais especializados, a produtividade do setor comercial também tende a aumentar. Isso porque os processos ficarão mais facilitados, seus antigos gargalos serão extintos e o fechamento de novos negócios será muito mais efetivo.

Dentro do atendimento comercial, algumas funções de relacionamento constante podem ter suas produtividades elevadas quando automatizadas. Trata-se de contatos realizados com certa regularidade e com o intuito de direcionar a decisão dos potenciais clientes.

Com a automação de e-mail marketing, por exemplo, algumas dessas interações podem ser promovidas por robôs que disparam mensagens eletrônicas, newsletters ou textos via redes sociais.

Tais ações podem atingir um público muito maior e, gradativamente, ao oferecer conteúdos estratégicos, identificar quais deles têm o maior potencial para fechar negócios. Ao final desse processo automatizado, uma lista qualificada de potenciais clientes pode ser abordada mais incisivamente pela equipe comercial.

Isso aumenta não só a produtividade da equipe, já que fará contatos de maior qualidade, como também a conversão, já que os potenciais consumidores que fizerem parte dessa segmentação terão recebido estímulos e informações que os convencerão sobre suas necessidades de compra ou contratação da empresa.

Torna as tomadas de decisão mais eficientes

Outro ponto em que a automatização trará grandes efeitos será na tomada de decisão, em diferentes níveis do organograma. Se antigamente as soluções de Business Intelligence ficavam restritas aos gestores, atualmente é fácil perceber suas aplicações até mesmo pela força de vendas.

Assim, listas de segmentação de clientes para captação de novos negócios, ou que apontem quais deles estejam com contratos de serviços dependendo de renovação, por exemplo, podem ser trabalhadas sem a necessidade do comando de um gestor.

Isso também fica claro quando os sistemas, seja comercial ou de atendimento, apontam ofertas e benefícios que aquele cliente pode receber. Com isso, o atendente e o vendedor ganham maior autonomia para tomar decisões e, assim, garantir mais vendas.

É preciso entender que o atendimento comercial está diretamente ligado às demais áreas do negócio, desde o suporte ao cliente até os setores logístico e de finanças. Assim, ao criar estratégias e automatizar seus processos, uma empresa também está garantindo que a experiência do cliente, como um todo, seja eficiente e memorável.

Quando sua empresa considera investir na experiência do cliente, foca apenas em ações de marketing e atração ou também nas demais etapas do relacionamento? E quais são os mecanismos mais eficientes para surpreender seu público? Deixe seu comentário!

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