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Vantagens de um sistema de atendimento ao cliente humano com chatbot

Escrito por Geraldo Guazzelli

Oferecer um atendimento ao cliente de excelência é primordial para manter o sucesso de qualquer empresa — afinal, consumidores são o principal motivo pelo qual elas existem. Hoje, em razão dos diversos avanços tecnológicos, é possível investir em vários canais de comunicação que apresentem soluções de atendimento inovadoras, personalizadas e interativas.

Por esse motivo, é importante mencionarmos os benefícios da integração de um sistema de atendimento ao cliente com chatbot. Em parceria com o atendente humano, o software facilita o primeiro contato com o usuário além de proporcionar uma comunicação mais clara e objetiva.

Se esse tema lhe interessou, não deixe de ler este post até o final! Preparamos um conteúdo especial para você compreender os benefícios de um atendimento ao cliente com chatbot — e ainda descobrir as melhores maneiras de utilizar o software. Acompanhe agora!

Descubra as vantagens de um atendimento ao cliente com chatbot

Há quem considere impensável a interação entre pessoas e robôs, mas a verdade é que chatbots são uma tendência irrefreável no atendimento ao cliente especialmente no varejo. De acordo com dados da pesquisa “Chatbots: Banking, eCommerce, Retail & Healthcare 2018-2023”, até o ano de 2020, mais de 70% dos chatbots utilizados farão parte do ramo varejista.

A seguir, listamos as principais vantagens da utilização de chatbots integrada a um sistema de atendimento ao cliente. Veja!

Engajamento

O primeiro grande benefício é, sem dúvida, o engajamento. Ao utilizar chatbots na sua empresa, a sua equipe oferecerá uma comunicação excepcional aos clientes — uma experiência positiva, dinâmica e atenta às necessidades e ao estilo de vida deles.

Saiba que a solução tecnológica proporciona um atendimento eficaz. Mesmo quando os consumidores sabem que não há um humano do outro lado respondendo suas dúvidas, estarão plenamente satisfeitos com a interação de alta qualidade oferecida.

Maior transparência

Em tempos de era digital, tudo o que mais queremos é autonomia. Assim como seus clientes, você também procura isso, não é verdade? Então, nada mais justo do que proporcionar a eles independência para resolver diversas questões sem que haja necessidade de efetuar, por exemplo, uma ligação convencional.

Com o chatbot, a autonomia é possível. No início do atendimento, são apresentadas diversas possibilidades de comunicação ao usuário para que ele conduza a conversa da maneira mais conveniente. Desse modo, os processos são agilizados e, com apenas alguns cliques, a satisfação do cliente está garantida. Bacana, não é?

Resolução do problema

Como dissemos, ao integrar um sistema de atendimento ao cliente com o chatbot, o consumidor consegue direcionar o atendimento da forma que ele deseja. Assim, diversos problemas podem ser solucionados rapidamente, sem filas, com menos tempo de espera — e ainda durante 24 horas por dia, sete dias da semana.

Caso haja necessidade, um atendente pode intervir a qualquer momento. A conversa será filtrada pelo chatbot e chegará ao profissional de modo mais direcionado.

Saiba quando a intervenção humana deve ser utilizada

Mesmo com tantas facilidades, o chatbot não dispensa o atendimento humano. Como mencionado, em alguns momentos e conforme houver a necessidade, um atendente poderá interagir com os consumidores. Portanto, é imprescindível disponibilizar um profissional para relacionar-se com eles, tudo bem?

Mostramos abaixo duas situações nas quais a intervenção humana deve ser utilizada. Confira!

Clientes que preferem contato com humanos

De fato, chatbots proporcionam muita comodidade no atendimento ao cliente, mas a verdade é que existem pessoas que preferem conversar com atendentes reais, pois sentem-se desconfortáveis em interagir com sistemas. Nesses casos, um profissional poderá conduzir a conversa, sabendo exatamente como lidar com esse tipo de público.

Entretanto, ressaltamos aqui a importância de educar seus consumidores em relação aos chatbots e mostrar a eles, durante a conversa com um profissional, que a funcionalidade permite uma experiência segura e bastante completa.

Perguntas complexas

A princípio, chatbots são personalizados com o intuito de responder automaticamente questões mais simples e diretas, como preços de produtos e serviços ou informações sobre horários de funcionamento e localização de um estabelecimento.

Eventualmente, perguntas mais complexas e específicas surgirão — e é nesse momento que a interação com um profissional deve ocorrer. Para tal, basta que o usuário solicite o atendimento humano por meio de um comando no chat. O atendente terá acesso ao conteúdo das mensagens anteriormente trocadas com o robô e poderá sanar os questionamentos do cliente com mais agilidade.

Prepare o chatbot para o sistema de atendimento ao cliente

Depois de conhecer mais detalhes sobre um sistema de atendimento ao cliente humano com chatbot, é hora de conferir dicas para preparar esse sistema para utilização em sua empresa. Vamos lá?

Desenvolva uma persona

Para tornar o atendimento mais humano e natural, é interessante definir uma persona para seu chatbot. Ao estabelecer as trilhas de diálogos, pense na linguagem que o robô usará para comunicar-se. Porém, tenha em mente que essa comunicação precisa estar totalmente alinhada aos valores de sua organização.

Integre o chatbot a outros sistemas de operação

Você sabia que os chatbots precisam estar integrados a outros sistemas para funcionar de maneira bem-sucedida? Essa integração com outros programas é bastante vantajosa aos atendentes, pois fornece dados importantes para que eles realizem um atendimento mais dinâmico e competente.

Dentre as informações disponibilizadas, destacamos: detalhes sobre produtos adquiridos, contatos anteriormente realizados, pedidos que serão entregues, entre outras.

Aposte na captação de feedbacks

Para aprimorar ainda mais os processos de atendimento da sua empresa, aposte na captação de feedbacks durante a comunicação entre o usuário e o chatbot. É possível coletar avaliações enquanto o robô estiver trabalhando e medir o nível de satisfação de seus consumidores e, se preciso, implementar estratégias de melhorias.

Viu como o sistema de atendimento ao cliente aliado ao chatbot é capaz de revolucionar e enriquecer o relacionamento da sua empresa com o consumidor? Agora que você já sabe mais sobre o assunto, pode começar a pensar em estratégias diferenciadas para implementar essa solução inovadora no dia a dia da sua equipe.

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Sobre o autor

Geraldo Guazzelli

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