trabalho remoto

O trabalho remoto gerando mais tempo, conhecimento e vida!

O trabalho remoto, ou home office, é algo que começou a se popularizar bastante. Por oferecer facilidades tanto para o colaborador como para a empresa, é visto como uma forma eficiente de trazer ganhos significativos de produtividade.

Existem companhias que não tiveram dificuldade em migrar as suas atividades para o trabalho remoto. Outras, no entanto, foram pegas de surpresa em virtude desse novo cenário que está se desenhando, onde as empresas precisam lidar com o home office para não ficarem paradas e perder receita.

Continue a leitura deste post e entenda melhor sobre os benefícios do trabalho remoto e as ferramentas que podem ser utilizadas para tornar o home office ainda mais produtivo!

Trabalho remoto e pandemia

O mundo não esperava que a pandemia do novo coronavírus causasse tantas mudanças na forma de as empresas trabalharem. Nesse sentido, o home office passou a ser amplamente utilizado, como forma de evitar o contato direto entre os colaboradores.

Toda essa situação levou as companhias a fazerem o seguinte questionamento: será que os colaboradores são mais produtivos no escritório ou em casa? Em outras palavras, o uso massivo do trabalho remoto abriu um novo precedente para as empresas desenvolverem uma visão mais precisa acerca daquilo que faz os colaboradores serem mais produtivos, assim como os elementos que contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Benefícios do trabalho remoto

Ciente de que trabalhar remotamente é uma realidade que deve ser considerada, principalmente diante desse cenário de pandemia, acompanhe os subtópicos a seguir e conheça os seus principais benefícios!

Otimização do tempo

Trabalhar remotamente significa não ter que se deslocar. Muitos colaboradores gastam várias horas para chegar até a empresa, e isso é um fator que, dentre outras coisas, pode desencadear uma produtividade mais baixa do profissional dentro do escritório da companhia.

Qualidade de vida

Em complemento ao subtópico anterior, o fato de não ter de se deslocar é algo que contribui bastante para uma melhora da qualidade de vida. A alimentação, por exemplo, pode ser mais bem regrada em casa do que no caminho ao trabalho. Além disso, o estresse tende a ser menor.

Redução de custos

Tanto de carro como de ônibus ou metrô, o custo de deslocamento não é algo barato. Uma vez trabalhando remotamente, não só o colaborador reduz drasticamente esses gastos, como a empresa economiza com despesas, por exemplo, de energia, alimentação e Internet.

Produtividade

O colaborador que não consegue concentrar-se direito no escritório, por conta de interrupções e conversas paralelas, encontra em casa um local silencioso, de modo que ele se concentre mais e organize melhor as suas ideias. A flexibilidade de horários também é importante, uma vez que ele pode escolher em que parte do dia é mais produtivo.

Funcionalidades e ferramentas de trabalho remoto

Para que o home office seja de fato uma atividade que acarrete os benefícios que foram citados, existem funcionalidades e ferramentas que podem ser utilizadas para esse fim. As principais delas são:

  • kanban – bastante útil para a visualização rápida das tarefas em andamento e finalizadas, pode ser feito à mão ou por software;
  • SLAs, ou Acordo de Nível de Serviço – serve para especificar acerca dos serviços de home office prestados e é bastante comum no setor de TI;
  • trabalho ágil – metodologia de trabalho que preza, dentre outras coisas, pela comunicação e entrega contínua de resultados;
  • Google drive – ferramenta para a construção de documentos online, que podem ser facilmente compartilhados remotamente.

O trabalho remoto passou a ser amplamente utilizado, principalmente por causa da pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, é muito importante que as empresas consigam adaptar-se a essa nova realidade, por conta não só do risco de perder receita, como também para usufruir dos benefícios citados, como produtividade e redução de custos, tanto por parte do colaborador como da própria companhia.

Viu como é importante adaptar-se ao trabalho remoto? Para saber mais sobre as ferramentas que auxiliam no home office, não deixe de conferir este outro artigo sobre Scrum e kanban!

Share This