Trabalho híbrido não combina com sobrecarga: combina com Qualitor

trabalho híbrido se tornou uma realidade para empresas dos mais diversos setores, nas mais diversas praças. Conforme dados da PwC, 68% das organizações de todo o mundo tendem a manter o formato intercalado entre presencial e remoto mesmo após o fim da pandemia atual.

Mas é fundamental gerir da forma correta este modelo, já que trabalho e sobrecarga não combinam, embora essa indigesta dobradinha venha se tornando um desafio mais comum do que deveria: um estudo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) identificou que, no Brasil, cerca de 34,4% dos trabalhadores aumentou sobremaneira suas horas de trabalho diárias desde a adoção do home office ou formato híbrido. Na contrapartida, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) atesta que, no primeiro trimestre de 2021, a produtividade dos empregados no Brasil caiu para 4%, contra 10,1% do mesmo período de 2020, e que a principal causa desse recuo foi a sobrecarga, apontada por 54% de 1500 pessoas entrevistadas.

Neste ponto, a tecnologia é um forte aliado. O Qualitor, plataforma para gestão de atendimentoserviços e processos de negócio, se aplica perfeitamente à gestão de carga de trabalho, trazendo também outros recursos que agregam mais organização e eficiência ao modelo híbrido.

carga de trabalho pode ser gerenciada a partir de funcionalidades como controle de backlog e distribuição de chamados e tarefas, gestão de atendimento e de entregas, andamento de tarefas, ações de etapas de processos e chamados por pessoa ou por equipe, além de ferramentas para estabelecer simulações ou previsões que trazem mais poder de decisão aos gestores e um melhor e mais produtivo cotidiano de trabalho aos colaboradores.

Veja uma amostra:

“Os recursos tornam a carga de trabalho dos indivíduos e equipes mais fácil de ser visualizada, entendida e gerenciada. Com isso, é mais fácil estabelecer priorização entre diferentes tipos de demandas, ter clareza para priorizar o trabalho de atendentes e filas de atendimento, ter uma visão clara dos esforços e realizar um planejamento de carga eficaz, que, ao contrário de gerar sobrecarga, resulte em ganho de produtividade”, explica o gerente Comercial da QualitorEduardo Boff.

O executivo também ressalta funções analíticas de carga de trabalho presentes no Qualitor, que permitem saber como está a ocupação e o tamanho da equipe, o tipo de trabalho realizado por cada um, o tempo previsto e gasto nas atividades, quais tarefas consomem mais recursos e, com base nisso, fazer simulações que irão melhorar processos, reduzir o tempo de realização de tarefas, melhorar a distribuição das cargas e evitar pessoas sobrecarregadas, ajustar o tamanho de equipes sem sobre ou subutilizar nenhum talento, entre outros fatores que podem ser determinantes na qualidade das rotinas e entregas de uma empresa.

Já o gerente de Sucesso do Cliente da empresa, Christian Oliveira, acrescenta que a plataforma agrega funcionalidades que contribuem bastante com a gestão de outros pontos fundamentais do trabalho híbrido, como a gestão de produtividade por meio do acompanhamento de esforço realizado através de gráficos, como no exemplo abaixo:

Com o Qualitor também é possível acompanhar o esforço realizado X planejado através de pesquisas com alertas em cores baseadas em condições pré-definidas. Veja o exemplo:

Além disso, gráficos de tendências e indicadores operacionais/estratégicos tornam a solução uma mão na roda para facilitar o acompanhamento, em tempo real, dos indicadores operacionais da equipe, área ou empresa.

“E tudo isso sem deixar de lado recursos que agilizam o trabalho colaborativo entre equipes dispersas em formato híbrido, como a criação de artigos na base de conhecimento e o compartilhamento com colegas e clientes, com base em metodologia KCS, além da aplicação de Kanban compartilhado com áreas, equipes, colegas e observadores, o que torna muito mais visual e de fácil acompanhamento o status de tarefas, chamadas e projetos”, comenta Oliveira.

O gerente de Sucesso do Cliente também destaca a metodologia de gestão de processos em BPM utilizada de ponta a ponta, que faz com que a colaboração entre áreas flua dentro de um processo com regras e gatilhos personalizados até que atinja o objetivo.

“E é claro que quando se fala em trabalho híbrido, é impossível não utilizar a mobilidade, que possibilita visualizar, gerir, decidir e trabalhar a partir de diversos lugares. Para esta área fundamental, concentramos recursos no QM2, nova versão do Qualitor Mobile que reúne todas as funcionalidades mais importantes da nossa plataforma, agregando ainda mais flexibilidade às empresas do novo mercado”, finaliza o gestor.  

O futuro do trabalho: HÍBRIDO E COLABORATIVO
 
Uma pesquisa realizada pelo IDC Brasil, a pedido do Google Workspace, buscou identificar as principais tendências do trabalho para os próximos anos no Brasil. Nesta pesquisa, muitos entrevistados mostram que as mudanças trazidas pela pandemia chegaram para ficar.
 
A principal delas? Segundo 44% dos entrevistados o trabalho do amanhã não será nem 100% presencial, nem 100% online, e sim híbrido, com o home office fazendo parte do dia-a-dia dos colaboradores. Contudo, as relações humanas seguirão como elemento central. No segundo lugar, a relação de troca entre as pessoas foi o segundo ponto mais importante levantado na pesquisa. Segundo 55% dos entrevistados, sistemas de compartilhamento de documentos aumentou bastante a produtividade nos processos.
 
Em suma: para os Brasileiros, o futuro do trabalho, com o apoio da tecnologia, trará um modelo mais flexível, mas calcado em relações interpessoais mais fortes e mais colaboração para impulsionar os negócios. Você está preparado para este futuro?

Uma Scale-up é considerado o passo seguinte na vida de uma startup: é uma empresa que já validou seus serviços e produtos no mercado, provando que seu modelo de negócio é sustentável – ou seja, seu próximo passo é escalar.
 
Sucesso de vendas nos EUA, o livro Scaling Up, de Verne Hanish, detalha ferramentas e técnicas práticas para escalar negócios, passando por pontos como pessoas, estratégia, execução e caixa.
 
Uma leitura mais do que recomendada para empresários que querem dar o próximo passo em seus negócios.

Todo mundo gosta do Alecrim como tempero, que vai mais do que bem em carnes, legumes e outros diversos pratos. Mas você sabia que o Alecrim é também um alimento riquíssimo em propriedades positivas para sua saúde?
 
O alecrim é rico em ácidos antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico, o que ajuda a melhorar o sistema imunológico, prevenir infecções e melhorar a saúde da pele. Além disso, os antioxidantes também previnem alterações maléficas nas células, como as que desencadeiam problemas como câncer.
 
Além disso, o aroma do Alecrim pode ser terapêutico para reduzir o estresse e a ansiedade juntamente com o óleo de lavanda, pois ele ajuda a reduzir a pressão arterial e a controlar os batimentos cardíacos, ajudando a trazer uma sensação de tranquilidade.
 
Então, seja para temperar seus alimentos, na aromaterapia, ou até mesmo em um saboroso chá, o Alecrim tem muitos benefícios, e é uma ótima pedida para você incluir em sua dieta.

As festas de final de ano estão chegando, e com elas, muitas pessoas acabam desregulando seus metabolismos, seja ao consumir um pouco mais de álcool, ou dormir mais tarde que o de costume. Para ajudar você a passar por este período com uma melhor qualidade de vida, aqui vão algumas dicas para você não comprometer seu sono.
 
Em dia de festa, programe-se para festejar, ou seja, curtir com moderação e com flexibilidade, entendendo que esses momentos são únicos e que você pode por algumas horas ser menos rígido com você. O sono é importante: sim, mas o foco agora não está nele e sim em desfrutar dos momentos junto a família e amigos.
 
Um hack simples e importante: mantenha-se bem hidratado, com uma garrafinha de água sempre por perto. O álcool é um vilão para o sono, ele aumenta o número de despertares após início do sono, levando a um sono de má qualidade e a água pode ajudar no metabolismo alcoólico, diminuindo a concentração de álcool no sangue, evitando assim a ressaca no dia seguinte.
 
Por fim, se for consumir álcool, respeite seus limites e aproveite estes momentos especiais com responsabilidade!

Share This
×