teams

O Teams como a nova mandala

O Teams da Microsoft veio para substituir o Skype For Business. Tendo em vista que as empresas precisavam de uma ferramenta de comunicação robusta e integrada, foi lançada essa solução, que permite diversas outras configurações, com base nas necessidades do negócio.

Em tempos de o trabalho home office ser amplamente adotado, o Teams surge como uma ferramenta capaz de aumentar a eficiência dos profissionais, mesmo que não estejam mais colaborando no escritório da companhia.

Neste artigo, trataremos do que é o Teams, como ele funciona e quais são as suas vantagens. Continue a leitura até o final e fique por dentro do assunto!

O que é o Teams?

O Teams é uma ferramenta que tem por objetivo muito mais do que servir como um programa para a troca de mensagens corporativas. Com ele, é possível fazer chamadas de vídeo entre várias equipes, bem como compartilhar arquivos e editá-los sem precisar sair da plataforma.

Além do ambiente corporativo, o Teams também pode ser usado no meio educacional, onde os profissionais passar a ter a possibilidade de gerenciar turmas, promover chats, aulas online e compartilhamento de materiais de estudo.

Como o Teams funciona?

Um fator que contribui para a falta de eficiência dos colaboradores em uma empresa é o fato de trabalhar com vários programas e não ter como editar documentos em um único lugar. O Teams já vem com as principais ferramentas de escritório da Microsoft, como o Word, o Excel e o Power Point.

Isso significa que os profissionais têm a chance de trabalhar dentro da própria plataforma, o que auxilia na melhor organização e otimização do tempo, por causa dessa maior integração entre as ferramentas. Vale, ainda, salientar que o Teams também foi feito para dispositivos móveis, o que facilita ainda mais a comunicação entre os profissionais, caso alguém esteja em trabalho externo ou viagem, por exemplo.

Quais são as vantagens do Teams?

Existem várias formas de fazer chamadas em vídeo no Teams. Com a plataforma, é possível, por exemplo, fazer uma segmentação por tópicos, o que facilita a organização e o gerenciamento, principalmente se a equipe for formada por muitas pessoas.

Além disso, o Teams permite que as chamadas tenham diferentes níveis de permissão. Ou seja, dependendo do assunto a ser abordado, elas podem ser abertas, para toda a empresa ou membros de uma equipe, ou privadas, restringindo o acesso a apenas algumas pessoas.

O Teams pode ser visto como uma nova “mandala”, uma promotora de mudança, performance, colaboração, agilidade e autonomia. Dentre os seus principais benefícios, podemos citar:

  • integração e centralização, facilitando o trabalho em equipe, além de permitir a criação de pastas para guardar os arquivos;
  • possibilidade de integrar com outros programas não pertencentes à Microsoft, como o Qualitor;
  • melhor comunicação entre os profissionais;
  • aumento da produtividade.

O Teams é uma ferramenta de comunicação robusta e que permite, dentre outras coisas, trabalhar com aplicativos externos à Microsoft, bem como criar e gerenciar chamadas de vídeo entre os colaboradores. O investimento em tecnologia é fundamental nos dias de hoje, considerando o aumento da concorrência e o fato de que soluções como o Teams ajudam a melhorar consideravelmente os resultados do negócio.

Viu como o Teams pode ser útil para melhorar a comunicação e a produtividade do negócio? Deixe o seu comentário e nos diga o que achou deste conteúdo!

Share This
×