serviços integrados

Serviços integrados: vantagens no monitoramento dos processos end to end

Em um mundo cada vez mais conectado, a quantidade de informações com as quais as empresas têm de lidar é cada vez maior. É preciso, dentre outras coisas, analisar a concorrência, estar atento ao caixa do negócio e medir o nível de satisfação dos clientes.

Os serviços integrados surgem como uma excelente forma de auxiliar empresas dos mais variados portes e segmentos a dar conta de todas essas informações. Além disso, os processos “ponta a ponta” podem ser utilizados, de modo que os gestores possam acompanhar todas as etapas da cadeia produtiva.

Continue conosco e entenda como a sua empresa pode beneficiar-se dos serviços integrados. Boa leitura!

O que são serviços integrados?

Os serviços integrados são caracterizados por reunir e centralizar diferentes aplicações referentes aos setores e atividades de uma empresa. Para um negócio, essa integração ajuda das mais diversas formas. A gestão é facilitada, e os processos internos passam a ser mais bem monitorados e ajustados, sempre que necessário.

Uma forma bastante conhecida do uso de serviços integrados é o ERP (Enterprise Resource Planning). Essa é uma ferramenta que funciona com base em módulos, possibilitando a personalização da plataforma, de acordo com as particularidades e necessidades do negócio.

O que são processos “ponta a ponta”?

Agora que você entendeu o conceito e o objetivo dos sistemas integrados, saiba que existe a possibilidade de implementar os chamados processos “ponta a ponta” ou end to end. Uma vez implementados, viabilizam o controle e o monitoramento de todas as etapas da produção.

Vale ressaltar também que a implementação de processos end to end deve englobar todas as partes envolvidas no negócio. Em outras palavras, o sucesso depende diretamente da ação conjunta e integrada de clientes, fornecedores e parceiros.

Quais são as vantagens dos serviços integrados?

Para que uma empresa obtenha um elevado nível de qualidade e satisfação do seu produto final, é preciso observar os insumos que serão utilizados durante as primeiras etapas de produção. Sem o uso de serviços integrados e end to end, o controle efetivo de toda a produção tende a ser mais difícil.

Processos end to end são adaptáveis de acordo com as peculiaridades do negócio. Tanto para cadeias de produção simples como para as mais longas e complexas, é possível obter vários ganhos, que ajudarão a alavancar os resultados da companhia como um todo. Acompanhe as subseções a seguir e conheça os principais benefícios dos processos “ponta a ponta”.

Documentação dos processos

Serviços integrados também prezam pelo armazenamento seguro dos documentos do negócio. Além disso, eles podem ser facilmente visualizados, contribuindo na otimização do tempo. Em um cenário em que as empresas precisam lidar com uma grande quantidade de informações, o armazenamento online de documentos é indispensável.

Integração

Dentro de uma empresa, existem diversos setores que, muitas das vezes, não têm o costume da comunicação. No atual cenário, não é bom que os departamentos trabalhem de forma separada. Por isso, a integração é uma excelente forma de viabilizar o intercâmbio de conhecimento entre todos os setores da companhia. Com o end to end, são estimulados tanto o dinamismo entre os colaboradores quanto a expertise na hora de extrair insights.

ROI

O ROI, ou retorno sobre investimento, serve para medir o quanto de receita a empresa obteve tomando por base o que foi investido. Quando o negócio aporta recursos para financiar a aquisição de um sistema, por exemplo, é preciso saber se esse custo se pagou, em quanto tempo e se a empresa obteve retornos na forma de receita.

Por meio dos serviços integrados e dos processos end to end, o acompanhamento do ROI passa a ser mais bem realizado. Dessa forma, não só é possível auferir bons retornos como também evitar que investimentos ruins sejam feitos. Na prática, os gestores passam a ter uma visão global do negócio, com acesso às informações de todos os departamentos. Com isso, passa a ser mais fácil alocar recursos e fazer investimentos da maneira correta.

Otimização do tempo

Em uma situação de atividades descentralizadas, não coordenadas e manuais entre os departamentos, a propensão a erros e retrabalhos tende a ser maior. Não obstante, a falta de integração pode acarretar processos que demandam um tempo maior do que o necessário.

Em conjunto com os processos “ponta a ponta”, os sistemas integrados são capazes de otimizar bastante o tempo e elevar o nível de produtividade dos colaboradores. Isso ocorre em virtude da centralização das informações e da possibilidade de automatizar rotinas repetitivas. Os erros e retrabalhos são drasticamente reduzidos, fazendo com que o tempo de conclusão das atividades seja menor.

Treinamento

Usando uma plataforma integrada, existirão ganhos significativos relacionados com o tempo e o dinheiro gastos com o treinamento dos colaboradores. Isso ocorre em virtude da padronização, fazendo com que os profissionais consigam adaptar-se rapidamente ao trabalho.

Isso também é útil quando a companhia contratar novos colaboradores. Eles não terão dificuldades em se habituar com a plataforma integrada, dispensando, portanto, os gastos que a empresa teria com o treinamento deles.

Mapa de calor

Os mapas de calor são ferramentas que ajudam a empresa a identificar os pontos em que os clientes mais clicam ou posicionam o mouse dentro de um site. É uma solução responsável por identificar os interesses dos consumidores pelos conteúdos mostrados.

Por meio de um mapa de calor, por exemplo, é possível analisar se as pessoas dentro de um site interagem melhor com textos, imagens ou outros formatos. Dentro do contexto dos processos end to end, isso é de grande importância, uma vez que é preciso também envolver os clientes do negócio para a coleta contínua de feedbacks.

Para auxiliar a sua empresa no monitoramento de processos end to end, nós da Qualitor temos um software que, dentre outras funcionalidades, realiza o controle do atendimento e da equipe. Dentre os benefícios do nosso sistema, é possível citar:

  • aumento da produtividade;
  • automação e padronização de processos;
  • melhora do desempenho operacional;
  • aumento da disponibilidade do serviço;
  • retorno sobre investimento;
  • gestão do conhecimento;
  • documentação;
  • monitoramento.

Com todos os benefícios que foram citados, fica fácil perceber que adotar esse tipo de solução o quanto antes é algo que tende a trazer resultados significativos. O software da Qualitor é útil para empresas de qualquer tamanho. Com ele, é possível integrar não só os setores, como também clientes, fornecedores e parceiros do negócio.

Os serviços integrados, como foi visto, ajudam as empresas a padronizarem processos, otimizarem tempo e obterem retornos sobre investimento. Com a adoção dos processos end to end ou “ponta a ponta”, todas as etapas da cadeia produtiva podem ser visualizadas em uma única plataforma, facilitando a obtenção de insights e tomadas de decisão.

Quer saber mais informações sobre o software da Qualitor? Entre em contato conosco e descubra como melhorar as rotinas e o acompanhamento dos processos do seu negócio!

Share This
×