redes sociais no atendimento

Uso das redes sociais no atendimento

O uso das redes sociais no atendimento tem se intensificado bastante. Isso porque muitas empresas migraram os seus negócios para o ambiente virtual com o objetivo de atrair, conquistar e fidelizar novos consumidores. Segundo estatísticas, o Facebook é a rede social preferida das empresas, seguido pelo Instagram. Além disso, existem mais de 127 milhões de usuários da plataforma, considerando apenas o Brasil.

Com base nesses dados é possível inferir que investir em redes sociais pode ser uma excelente estratégia para o negócio. Com um bom planejamento e monitoramento das ações de marketing, é possível não só aumentar a receita da empresa, como também o alcance da marca no mercado.

Quer ficar por dentro de como usar as redes sociais no atendimento ao cliente? Continue a leitura!

Como fazer o uso das redes sociais no atendimento?

O uso das redes sociais para essa finalidade requer um planejamento estratégico. Além disso, é preciso capacitar a equipe para que possam lidar com todas as demandas dos consumidores, de modo a não fornecer um atendimento de qualidade.

Vale lembrar, também, que a adoção de ferramentas tecnológicas pode ajudar bastante a equipe a lidar com diversas situações. Acompanhe a seguir algumas dicas que ajudarão o seu negócio a se dar bem no atendimento por meio das redes sociais.

Personalize o atendimento

Quanto mais personalizado for o atendimento, mais o cliente se sentirá valorizado. Com isso, aumentam as chances de que ele faça uma boa avaliação do seu negócio e indique os seus produtos ou serviços para familiares e amigos. Hoje é também possível utilizar o WhatsApp up com bots automatizados, no intuito de estreitar a relação com o consumidor, de forma ágil e personalizada.

Fale a língua dos clientes

Nas redes sociais, uma empresa pode se comunicar de maneira mais informal e também pode utilizar GIFs e emojis — que são recursos que geram maior engajamento com a audiência. É sempre importante que se conheça bem qual é o público predominante do negócio, de modo a promover uma comunicação mais próxima possível.

Saiba contornar as reclamações

É comum os consumidores usarem as redes sociais para fazer reclamações. Nesse sentido, é de grande importância estar preparado e buscar resolver o problema com o máximo de agilidade.

Se algum comentário for negativo, a dica é pedir ao consumidor para conversar no privado sobre o motivo da reclamação. Caso o problema seja elucidado, é importante deixar isso claro para os demais consumidores. Você pode utilizar a área de comentários para divulgar essa informação.

Responda os comentários

A equipe deve estar preparada para responder a todos os comentários e mensagens privadas, tanto os positivos quanto os negativos. Isso demonstra o comprometimento da empresa com o consumidor.

Considere a jornada de compra do consumidor

É preciso considerar a etapa do funil de vendas em que o consumidor se encontra. Em outras palavras, não é interessante fazer a oferta de um produto quando a pessoa ainda não se posicionou de forma favorável para isso.

Não monitorar as métricas de desempenho, bem como negligenciar na hora de responder comentários são erros que podem comprometer a performance nas redes sociais. Além disso, fazer somente postagens sobre a venda de produtos pode irritar as pessoas e fazer com que deixem de visitar a página.

Como você pode perceber, o uso das redes sociais no atendimento aumentou bastante, impulsionado pelo direcionamento das estratégias das empresas para o ambiente online. Nesse sentido, seguir as dicas apresentadas ajudam o seu negócio a ter mais visibilidade, além de aumentar a quantidade de clientes fiéis e satisfeitos.

Gostou do assunto e quer aumentar seus conhecimentos? Não deixe de conferir nosso artigo sobre a importância do relacionamento em redes sociais para as empresas!

Share This
×