Quais são as técnicas de atendimento ao público?

Os consumidores de hoje em dia são muito exigentes com as empresas, porque eles não buscam somente adquirir um bem ou serviço. Eles desejam ter uma boa experiência e se conectar com a marca. Quando isso não acontece, é comum que os clientes procurem outra instituição que se adeque mais ao que eles esperam.

Por isso, atualmente é fundamental atender bem os consumidores. Mas, para isso, as empresas e suas equipes precisam conhecer boas técnicas de atendimento ao público.

Sendo assim, a seguir, vamos listar 6 técnicas de atendimento ao público essenciais para que você possa capacitar seu time e aproveitar os benefícios de fornecer um suporte de qualidade para seus clientes.

Conheça seu público

Conhecer o seu público é fundamental, porque assim você e sua equipe são capazes de montar o melhor atendimento para ele. Ao saber mais sobre seus clientes, você descobre se eles preferem ser atendidos por telefone, e-mail, chats, redes sociais ou até de maneira presencial. Dessa forma, é possível decidir quais canais a empresa vai fornecer para os consumidores.

Aprendendo mais sobre os clientes, você também pode entender quais são as maiores dificuldades ou problemas que eles enfrentam. Assim, pode prever quais serão as dúvidas e complicações mais frequentes em seu atendimento e já criar uma forma simples de solucionar esses casos.

Escute verdadeiramente o cliente

Escutar de verdade o que o cliente tem a dizer durante o atendimento é uma das principais técnicas da área, pois assim é possível entender por que ele decidiu entrar em contato com a empresa e do que ele precisa.

Logo, você e sua equipe devem se lembrar sempre de que o consumidor é o foco nesse trabalho e de dar atenção exclusiva a ele. Ou seja, o colaborador não pode tentar atender mais de uma pessoa ao mesmo tempo ou somente fingir que está escutando.

Essas são atitudes que causam uma impressão ruim no cliente, afinal ele consegue perceber se o profissional está realmente prestando atenção nele ou não. Então, ele pode ficar bastante insatisfeito com o atendimento e, consequentemente, com a empresa.

As chances de o consumidor procurar um concorrente após um atendimento assim, inclusive, são grandes. Por isso, você e seu time precisam escutar de verdade os clientes diariamente.  

Seja sempre educado e objetivo

Além de escutar as questões do consumidor, é essencial ser educado durante o atendimento. Independentemente do canal que for utilizado para o serviço, todo profissional da área tem que fazer com que a conversa seja agradável, evitar expressões grosseiras e reclamações.

Caso tenha havido um erro por parte da instituição, por exemplo, é interessante pedir desculpas, ter empatia e demonstrar o desejo de ajudar o cliente a resolver a situação. Dessa maneira, o consumidor se sentirá mais confortável e terá uma boa impressão da empresa.

Ser objetivo também é imprescindível, já que ninguém gosta de ficar esperando ou ouvindo enrolações enquanto tenta resolver um problema ou fazer uma aquisição. A objetividade ainda é importante para que os atendimentos não sejam muito demorados e a equipe consiga atender mais pessoas no dia.

Porém, lembre-se de que você e seu time devem tomar muito cuidado para que a objetividade não acabe virando grosseria. É preciso encontrar o equilíbrio entre ambos.

Não use termos técnicos na conversa

Outra prática essencial para atender bem o público é eliminar termos técnicos da área de atuação da empresa da conversa, porque geralmente os clientes não conhecem essas expressões. Então, eles podem não entender a mensagem que está sendo passada.

Digamos que você atua em uma instituição que oferece programas tecnológicos para os consumidores. Caso um cliente ligue querendo tirar uma dúvida e você utilize muitas expressões conhecidas somente por quem trabalha nesse ramo, ele não entenderá o que está sendo dito, poderá ficar mais preocupado e finalizar o chamado sem uma solução.

Então, o indicado é sempre conversar com o público na linguagem que ele está acostumado a usar. Dessa maneira, ele compreenderá a mensagem e se sentirá mais confortável durante o atendimento.

Faça um acompanhamento das compras e atendimentos finalizados

Nenhuma venda termina assim que o cliente faz a aquisição do produto ou serviço. Pelo menos, não se a empresa deseja fidelizar aquele consumidor. Sendo assim, é muito relevante ter uma técnica de acompanhamento do pós-venda no setor.

Com as informações sobre o público, por exemplo, você e sua equipe podem descobrir qual é o melhor canal para fazer esse contato e se o consumidor está satisfeito com a aquisição. Dessa forma, sua empresa ainda adianta o atendimento e faz com que o cliente já tire suas dúvidas, se ele tiver alguma.

Essa técnica de acompanhamento também vale para os atendimentos finalizados de soluções de problemas. Digamos que um consumidor entrou em contato com a empresa para realizar uma nova configuração no programa que ele adquiriu.

É bastante interessante conversar com esse cliente dias depois para saber se ele está satisfeito com a solução e se há algo a mais que a empresa possa fazer. Assim, é possível descobrir se o problema foi realmente resolvido e demonstrar a preocupação da instituição com seu público.

Tenha softwares para lhe ajudar com o atendimento

Atualmente, determinados softwares de gestão são grandes aliados de um atendimento de excelência. Essas ferramentas podem ajudar a agilizar atendimentos, por exemplo, fornecendo chats ou melhorando o controle sobre os chamados

Elas também podem reunir e organizar as informações sobre os consumidores para que os profissionais saibam o que oferecer para eles.

São muitas as possibilidades, de acordo com o software que sua empresa escolher. Mas, esse tipo de ferramenta é bem relevante, porque suas funcionalidades conseguem melhorar o atendimento do negócio. Consequentemente, ela pode aprimorar outros processos, como a criação do relacionamento com o cliente e as vendas.

Usar essas técnicas de atendimento ao público é imprescindível para aumentar a satisfação dos consumidores e, portanto, melhorar a conquista de novos clientes e fidelização dos antigos. Ou seja, elas são fundamentais para o crescimento da empresa.

Sendo assim, você deve implementá-las em seu setor de atendimento. E, agora que você sabe a importância de ter um software entre as suas técnicas de atendimento ao público, entre em contato conosco para descobrir como a nossa ferramenta pode lhe auxiliar nesse setor. 

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