qr code

QR Code melhorando mais ainda o atendimento

Até pouco tempo, o uso do código de barras era predominante no momento de fazer a identificação de um produto. Entretanto, com o surgimento do QR Code, isso está mudando. A grande diferença de um para o outro é que o código de barras é bastante limitado no tocante ao armazenamento de informações, que é feito de forma unidimensional.

Quando uma empresa realiza diversos processos internos, por exemplo, é fundamental contar com uma tecnologia que seja mais robusta, no sentido de guardar uma quantidade maior de informações. Quer saber mais sobre o QR Code, as suas aplicações práticas e vantagens? Então continue a leitura do nosso post!

O que é QR Code?

O QR Code é um gráfico bidimensional. Na prática, isso significa que ele é capaz de reunir uma quantidade maior de informações, em comparação ao código de barras. A sigla QR significa quick response, ou resposta rápida. Logo, ele deve ser configurado de modo que faça jus ao seu nome.

Existem diversos sites em que você pode configurar um QR Code. Neles, é possível inserir diversas informações diferentes, como endereços e dados de contato de uma empresa, bem como links para uma URL específica. Para não prejudicar a experiência dos usuários, vale salientar que, se o tempo de carregamento de um site for muito longo, é preferível não inseri-lo no QR Code.

Para o uso de um código 2D, é preciso posicionar a câmera do smartphone em sua imagem. Alguns dispositivos já vêm com o leitor de QR Code embutido. Já outros não, mas é possível encontrar facilmente um aplicativo na Play Store ou Apple Store.

Como aplicar o QR Code no cotidiano?

Existem inúmeras aplicações para o QR Code. E com o passar do tempo, elas só tendem a aumentar. Uma possibilidade de uso é um cartão de visita digital, em que você disponibiliza um código em 2D para que os potenciais clientes acessem o site e possam conhecer melhor os serviços oferecidos.

Também podemos citar como aplicação um cardápio eletrônico. Em um restaurante, por exemplo, o cliente pode acessar facilmente informações adicionais sobre aquele prato que pretende consumir. Dessa forma, a sua experiência é bastante aprimorada, contribuindo para a sua satisfação e fidelização.

Whatsapp e Linkedin

O Whatsapp e o Linkedin também utilizam o QR Code. O primeiro faz uso para sincronizar o aplicativo mobile com o computador, enquanto o segundo usa o código bidimensional para promover um maior networking entre os seus usuários.

Códigos de cupom e avaliação

Com o QR Code, também é possível criar aplicações específicas para interagir com os usuários. Duas delas, são os códigos de cupom e avaliação. Por meio deles, é possível, respectivamente, que o cliente posicione o celular em uma imagem que o levará a obter um desconto e avalie o serviço oferecido, por meio, por exemplo, da classificação por estrelas.

Órgãos públicos de fiscalização

Órgãos fiscalizadores, como o Detran e o IPM (Instituto de Previdência do Município), também podem utilizar o QR Code. Com relação ao primeiro, o código 2D é usado para checar se a CNH é verídica ou não. Quanto ao segundo, é possível aplicar o QR Code em outros documentos, como:

  • certidões negativas (CND);
  • notas fiscais de serviço eletrônicas (NFS-e);
  • alvarás.

Quais são as vantagens do QR Code?

Agora que você entendeu melhor como o QR Code é aplicado na prática, acompanhe as subseções a seguir e conheça as suas vantagens!

Aceitação de diversas carteiras digitais

Nos dias de hoje, as pessoas usam o smartphone para inúmeros propósitos. Nesse sentido, o QR Code é responsável por melhorar a experiência de pagamento, uma vez que pode dispensar o uso do dinheiro físico ou, até mesmo, do cartão de crédito. O QR Code pode ser utilizado em carteiras digitais. Essa é uma solução que começou a ser bastante empregada, no intuito de evitar que os consumidores tenham de portar dinheiro físico ou o cartão de crédito. Com isso, o procedimento passa a ficar bem mais seguro.

Acesso a informação dos produtos

Com a transformação digital, os consumidores passam a ter acesso mais fácil às informações que desejam. Dessa forma, eles podem pesquisar bastante antes de comprar algum produto. O uso do QR Code auxilia muito nesse sentido, uma vez que, posicionando a câmera do smartphone no código 2D, eles podem ser direcionados a um blog corporativo ou e-commerce, por exemplo.

Rapidez no atendimento

Uma vez que o pagamento por meio de QR Code é facilitado, as filas de atendimento tendem a ser menores. Isso ocorre porque não será mais preciso repassar o troco, nem inserir a senha do cartão de crédito. Em algumas situações, a máquina pode apresentar problemas de conexão e dificultar a aprovação da transação. Com o QR Code, no entanto, isso não acontece.

Economia de custos

Muitas das vezes, as empresas têm que arcar com taxas referentes a serviços bancários. Contudo, com a digitalização dessas operações, as organizações passam a ter os seus custos reduzidos. A utilização de carteiras digitais com o QR Code faz com que os usuários também sejam beneficiados, uma vez que não precisarão pagar valores adicionais nas transações financeiras.

Segurança

Muitos podem perguntar-se: o QR Code é seguro? A resposta é sim. A tecnologia utiliza algoritmos de criptografia, que impedem o sequestro de dados por cibercriminosos. Também é importante salientar que o código é atualizado constantemente, a fim de evitar o acesso indevido às informações pessoais dos usuários.

Integração estratégica

Mais do que realizar pagamentos, as aplicações que usam o QR Code podem integrar diversos outros serviços. Muitas pessoas buscam por praticidade na hora de pagar os seus boletos, e é por isso que muitas carteiras digitais permitem o pagamento de contas, bem como transferências bancárias e recarga do smartphone.

O QR Code em um gráfico bidimensional que possibilita a inserção de uma grande quantidade de informações. Desde links de sites até informações de contato, essa é uma tecnologia que veio para ficar. Além disso, traz praticidade, como o pagamento por meio de carteiras digitais. Tudo é feito de uma forma segura, uma vez que utiliza criptografia, responsável por mitigar o risco de os dados pessoais de uma pessoas serem extraviados.

Gostou de conhecer as aplicações e as vantagens do QR Code? Continue em nosso blog e aproveite para nos seguir nas redes sociais. Temos perfis no Facebook e no Linkedin!


 

 

Share This
×