qr code na gestão ágil

QR CODE em gestão ágil na relação com o mercado

O uso do QR Code em gestão ágil tem facilitado bastante a vida das empresas. Diferente do código de barras, essa é uma solução que pode carregar uma quantidade bem maior de informações. Com isso, o dia a dia dos colaboradores dos diversos setores de uma companhia tende a ter rotinas mais eficientes e produtivas.

O QR Code oferece vários benefícios dentro das organizações. Essa metodologia de trabalho tem o objetivo de eliminar a rigidez dos processos, tornando-os mais flexíveis e voltados para a interação com os clientes.

Quer saber mais sobre como o QR Code pode ajudar o seu negócio? Continue a leitura!

O que é o QR Code?

O QR Code é uma tecnologia oriunda do Japão. Surgiu na indústria automobilística local em virtude do aumento da complexidade das suas operações. Em 1994, os funcionários da empresa Denso-Wave, filial da Denso Toyota, desenvolveram a solução no intuito de agilizar e otimizar os processos internos da indústria automobilística local.

Em poucas palavras, o QR Code consiste em um gráfico 2D. Isso significa que ele pode armazenar uma quantidade de informações muito maior que o tradicional código de barras, que é um gráfico de uma única dimensão. Dessa forma, é possível inserir links para sites, mensagens de texto SMS e muitas outras informações.

A sigla QR vem do inglês Quick Response ou resposta rápida. Em outras palavras, quando código for configurado, o responsável deve estar bastante atento a isso, uma vez que, se aquele QR Code direcionar alguém para um site que demora muito a carregar, por exemplo, isso pode fazer com que o usuário não queira fazer mais a leitura daquele código.

Como funciona o QR Code?

A maneira mais conhecida de ler um QR Code é por meio da câmera de um celular com conexão com a Internet. Muitos aparelhos já são comercializados com esse recurso de leitura, já outros necessitam de algum aplicativo para tal. As três caixas grandes localizadas nas extremidades do QR Code funcionam como delimitadores.

Já as caixas menores têm por finalidade informar ao leitor qual será o formato do código, bem como a sua função. Existem diversos aplicativos que podem gerar QR Codes, bastando inserir as informações que se deseja que sejam lidas pelas pessoas.

Como usar o QR Code na gestão ágil?

O QR Code surgiu como uma ferramenta que visa otimizar e agilizar processos. A gestão ágil tem como principais características a flexibilidade e a adaptação contínua. Além disso, o trabalho em equipe e o foco no cliente são duas preocupações constantes.

Vale ressaltar que nem todo projeto precisa ser feito com uma metodologia ágil. Em outras palavras, existem situações que permitem tanto o processo rígido como o flexível. Um dos fatores que determina o uso de um ou outro é o nível de incerteza e o grau de conhecimento da equipe.

Quanto maior o conhecimento e menor a certeza, os projetos com processos mais rígidos tendem a ser melhores. Da mesma forma, se o conhecimento da equipe sobre aquele projeto for pouco e as incertezas forem grandes, é melhor adotar uma metodologia ágil. Acompanhe os subtópicos a seguir e entenda melhor como o QR Code pode ser utilizado, na prática, para atrair e conquistar os consumidores do seu negócio!

Gerar ação no público

Dentro de um QR code podem ser colocados os chamados CTAs ou Call To Actions. O intuito deles é direcionar a pessoa interessada por um determinado assunto a alguma página de captura como Landing pages ou para a loja virtual da empresa.

Guiar o consumidor

O QR Code também pode ser bastante útil para conduzir o consumidor em sua jornada de compra. Para que se faça o bom uso do código em 2D, é preciso antes conhecer bem quais os interesses e dores da sua audiência. Dessa forma, será mais fácil configurar corretamente o QR Code, de acordo com o estágio em que o consumidor está no funil de vendas.

Identificar e armazenar os documentos

Com o QR Code, a gestão de documentos fica bastante facilitada. Mesmo quando os arquivos da companhia precisam ser impressos e armazenados fisicamente, o QR Code pode ajudar a acessá-los.

Dessa forma, quando o código é lido pela câmera do smartphone, muitas informações sobre o documento podem ser acessadas, o que diminui o tempo de procura e torna o trabalho mais eficiente.

Divulgar a empresa

Uma empresa com pouco tempo no mercado, por exemplo, pode se beneficiar bastante do uso do QR Code. Muitas ações de marketing podem ser desenvolvidas de modo a gerar engajamento e, posteriormente, a conversão. Durante a configuração do QR Code, é possível inserir informações de contato da empresa, como o telefone, e-mail, endereço físico, site e perfil nas redes sociais.

Agregar valor

Atualmente, muitos consumidores não estão muito preocupados no quanto vão pagar por um produto. Eles estão mais interessados no valor imaterial daquele item. Nesse sentido, o uso do QR Code pode ser muito benéfico, já que mostra ao público que o seu negócio está antenado às mais recentes tecnologias. Além disso, mostra o foco da empresa em ter um bom produto e em prestar um bom atendimento.

Existem muitos usos do QR Code no meio corporativo. Além de ser útil nas ações de marketing e no armazenamento de documentos, ele pode ser utilizado no setor logístico, de modo a facilitar a procura dos itens em um estoque, o que tornará mais ágil a expedição desses itens até o local de destino.

O QR Code na gestão ágil é uma tecnologia que facilita bastante a vida das empresas. Com ela, é possível otimizar e agilizar processos, de modo a torná-los mais eficientes. Além disso, o uso desse código 2D pode contribuir para fortalecer a identidade da empresa e gerar empatia com o público, bem como incentivar o aumento nas vendas e a fidelização.

Viu como o QR Code aplicado na gestão ágil é importante para prover melhorias ao seu negócio? Se gostou deste conteúdo, aproveite e compartilhe-o nas redes sociais. Até a próxima!

Share This
×