

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi sancionada com o intuito de resguardar a privacidade dos usuários na rede. Antes da sua aprovação, o que acontecia era a exposição por conta do uso indevido pelas empresas das informações dos seus clientes.
Vale salientar que, após a lei ter sido sancionada, foi dado um prazo para que as organizações fizessem as adaptações necessárias, de modo a estarem em conformidade com essa nova legislação.
Para que se alcance o objetivo de seguir fielmente à LGPD, existem dez princípios que regem a proteção de dados dos usuários na internet. Eles serão úteis na hora de nortear as organizações sobre qualquer procedimento que venha a ser feito com as informações de clientes e parceiros de negócio. Tudo deve ser feito, portanto, com o pleno consentimento de quem for ceder os seus dados para as empresas.
Quer conhecer melhor esses princípios, a sua importância e como adotá-los na companhia? Continue a leitura do nosso artigo!
Para que todo negócio esteja em conformidade com a LGPD e evite consequências no futuro, é preciso seguir 10 princípios. São eles:
A LGPD foi criada no intuito de evitar o uso indevido de dados por parte das empresas. Logo, o não cumprimento da legislação pode não só incorrer em multas como também em problemas referentes à governança corporativa. Em outras palavras, descumprir algum dos princípios citados acima faz com que o negócio fique desestabilizado internamente, impactando diretamente a sua reputação no mercado.
É preciso que a empresa escolha alguém no seu quadro de funcionários ou faça a terceirização desse acompanhamento da LGPD. Esse profissional precisa ter certificações não só de TI, mas também deve ter o aval da ANPD, que é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados. A sua função será a de conduzir e conscientizar outros colaboradores no tratamento dos dados dos clientes da companhia.
A LGPD tem o objetivo de resguardar a privacidade dos usuários na rede. Portanto, é de fundamental importância que a empresa compreenda a importância de seguir os dez princípios que regem essa legislação, designando um profissional interno ou externo para acompanhar todas as rotinas da companhia que envolvem o tratamento de dados.
Viu a importância de observar os princípios da LGPD e proteger os dados dos clientes? Para receber outros conteúdos como este diretamente em seu e-mail, aproveite e assine a nossa newsletter!