

Um plano estratégico é a chave para um atendimento ao cliente com eficiência, agilidade e personalização. Em vez de o setor ser conduzido por achismos dos gestores, o planejamento permite a visualização do negócio a curto, médio e longo prazo. Portanto, trata-se de um “manual de sobrevivência” da empresa no mercado.
Muitas vezes, partir para a ação sem saber direito quais os objetivos e as metas é algo fadado ao fracasso. Neste texto, vamos explorar alguns dos principais gargalos que prejudicam o atendimento ao cliente, além de mostrar os passos para a elaboração de um plano estratégico capaz de trazer excelentes resultados ao negócio. Boa leitura!
Quando o consumidor se depara com algum atrito no atendimento, as chances de ele fechar negócio ou comprar novamente tendem a diminuir. Não obstante, se o concorrente for mais organizado nesse sentido, ele terá esse cliente e dificilmente vai perdê-lo. Os gargalos devem ser evitados a todo custo para que a empresa não perca receita e fique com a sua operação comprometida no longo prazo.
A gestão é que assegura a viabilidade de todo negócio. Acompanhar resultados, processos e colaboradores é uma prática indispensável no atendimento, visto que ajuda, entre outras coisas, a promover a melhoria contínua no relacionamento com o consumidor e mostra quais rotinas podem ser eliminadas ou simplificadas para dar mais fluidez aos processos.
Colaboradores que não estão aptos a resolver certas demandas também geram frustração ao cliente. Outro ponto atrelado a isso é a quantidade de redirecionamentos entre os setores, prática muito comum em call centers. Além do treinamento e da capacitação dos atendentes, a tecnologia também é fundamental na mitigação desse gargalo, como veremos adiante no texto.
Existem muitas etapas no atendimento que tornam o processo lento? Se esse for o caso, o cliente, na maioria das vezes, se sentirá pouco valorizado, principalmente no tocante ao seu tempo, visto que, para muitos, é algo bastante escasso. O excesso de formulários a serem preenchidos pelo cliente, por exemplo, além de burocráticos, demonstram que a empresa está ultrapassada em relação à transformação digital.
Agora que você conhece os principais gargalos que comprometem o atendimento ao cliente, vamos falar sobre o que pode ser feito para evitá-los. Seguindo as etapas que vamos apresentar, a empresa terá uma visão muito mais clara de seus processos, bem como dos colaboradores e clientes que possui.
Para evitar ações precipitadas, é crucial fazer um levantamento detalhado sobre o setor de atendimento. Nesse sentido, pode ser interessante fazer uma Análise SWOT, composta por quatro etapas:
Um objetivo da empresa pode ser, por exemplo, se tornar uma referência no mercado dentro de cinco anos. Já uma meta é algo do tipo “queremos aumentar o faturamento em 20% no prazo de um ano”. No entanto, tão importante quanto traçar objetivos e metas é fazer isso de modo que seja algo mensurável e alcançável. É sempre válido ressaltar que projeções descoladas da realidade trazem desmotivação ao time e atrapalham a competitividade do negócio.
Ter um cliente que compra com recorrência nem sempre significa que a empresa o conhece. É preciso fazer pesquisas e coletar dados para ter uma noção exata das dores, das preferências e dos hábitos de consumo do público. Esse interesse da empresa em conhecer melhor seus compradores ajuda, entre outras coisas, a promover a fidelização deles, construindo um relacionamento duradouro e aumentando as chances de eles indicarem o negócio a outras pessoas.
Com a transformação digital e o uso massivo das redes sociais, a multiplicidade e integração de canais não devem ser ignoradas. Ter uma presença sólida nas várias plataformas em que o cliente está pode ser a chave para o aprimoramento contínuo do atendimento. Isso porque, com o uso de um CRM, por exemplo, evita-se a burocracia de o consumidor ter de informar os seus dados sempre que for atendido pela empresa.
O plano estratégico deve ser encarado como um processo cíclico. Isso significa que deve ser feito o monitoramento e a definição de frequência das análises, no intuito de verificar se os objetivos e as metas estão sendo atingidos ou não. Essa etapa está diretamente relacionada com a melhoria contínua dos processos de atendimento, visto que as informações obtidas serão baseadas em dados, como volume de vendas e feedbacks dos consumidores.
Colaboradores capacitados são mais produtivos quando usam a tecnologia no atendimento ao cliente. A digitalização dos processos no mundo dos negócios tem acelerado, exigindo atualização e investimentos em soluções capazes de automatizar rotinas e simplificar etapas. Dentre os principais benefícios da tecnologia no atendimento, podemos citar:
Um plano estratégico faz com que a empresa atenda o cliente com eficiência, agilidade e personalização. Para trazer os benefícios citados e muitos outros, nós, da Qualitor, podemos ajudá-lo, pois temos um software de atendimento ao cliente totalmente alinhado com a transformação digital. Nosso foco é aprimorar a gestão do seu negócio e aumentar a produtividade dos colaboradores, por meio de uma solução que promove, entre outras coisas, a padronização e a automação de processos.
Quer melhorar o atendimento da sua empresa? Entre em contato com o nosso time e veja como o software da Qualitor pode impactar o seu negócio!