plano de ação

Saiba de uma vez por todas como criar um plano de ação eficiente

Você quer crescer dentro da empresa, mas não sabe como otimizar as prioridades? Sabia que o plano de ação pode ajudar no seu crescimento profissional?

O plano de ação, como o nome diz, é um conjunto pré-elaborado com o objetivo de listar as atividades de forma que o colaborador consiga alinhar as demandas de acordo com o que for mais efetivo ao seu desenvolvimento.

Em outras palavras, ele vai ajudar a evitar a perda de tempo no trabalho, resolvendo soluções para qualquer tipo de tarefa e, ao executá-lo de forma eficiente, você vai perceber os resultados surgindo. Tudo isso, a partir de metodologias como o PDCA. Quer saber de que forma colocar em prática com métodos competentes agora mesmo? Continue a leitura e confira!

Como criar um plano de ação com o método PCDA?

PDCA é a sigla do ciclo de organização, muito usado no controle de processos, mas que também se aplica a outras demandas. Plan, Do, Check, Act (Planejar, Fazer, Checar, Agir) têm por finalidade a solução de problemas. Conheça o passo a passo dessa sequência.

Planejar

Suponha que, antes de iniciar um plano de ação, você já tenha definido um objetivo, que pode ser a promoção na empresa, resolver algum problema da equipe ou até mesmo ter mais produtividade. Assim que for definido, comece a elaborar.

Dentro do planejamento você deve pensar nos seguintes pontos:

Metas

Pense em metas mensuráveis, elas devem ser elaboradas de forma que se tornem visíveis a todos, na parte de checagem para a visualização dos resultados.

Lista de atividades

O próximo passo deve ser a lista de tarefas que vai executar no plano de ação. Desmembre o máximo de informação possível delas, pois nas próximas etapas vai precisar citar um período de execução de cada uma.

Cronograma

Ainda dentro do planejamento, coloque as atividades necessárias no objetivo principal almejado. Em cada uma delas, descreva o início, meio e fim. Assim, ao final, saberá exatamente quais foram realizadas com sucesso.

Uma dica aqui é pegar as atividades maiores e executá-las por etapas, em pequenas solicitações, em uma subdivisão.

Fazer

Chegou o momento de colocar em prática o seu plano de ação. Para metas que sejam aplicadas a equipes, nessa etapa é necessário que o gestor proporcione um treinamento sobre a metodologia e a forma como funcionará.

Mas, se for algo pensando em crescimento profissional, desconsidere o exercício e comece a executar cada uma das demandas que listou nas metas e cronograma.

Checar

Agora que você já está em prática, seguindo o cronograma, de início é preciso fazer uma pausa e avaliar como está o andamento do projeto.

Essa análise é importante na melhoria do processo e, se necessário, para criar mudanças. É aqui que você se depara com os erros e acertos, tendo a chance de mudar as funções dos times ou incluir solicitações, por exemplo.

Agir

Depois de reavaliar o processo, volte à execução. Se na etapa anterior tiver algo a ser corrigido, recomece. Para as tarefas que estão com bons resultados, continue de onde parou.

É essencial que faça essa análise, pois, quando iniciamos um projeto temos a ideia perfeita na cabeça, porém, conforme você começa a colocar em prática, as mudanças ocorrem, sendo assim não precisa esperar até o final, pode ajustar no caminho.

Quais são os benefícios do plano de ação?

Como essa aplicação pode servir para diferentes conceitos, ao mesmo tempo em que planeja a execução de etapas profissionais individuais, você pode colocá-la em prática na sua equipe, por exemplo, para alcançar outras metas com a mesma eficiência. Veja agora alguns benefícios dessa metodologia em grupo:

  • engajamento da equipe, pois vão trabalhar com subdivisões, em duplas ou pequenos grupos, em cada tarefa;
  • melhora da organização como um todo, pois a equipe exerce de acordo com as prioridades;
  • resultados mais rápidos com a possibilidade de mudanças e acertos no caminho.

Além da técnica de PDCA, outros planos podem ser aplicados, como é o caso do Kanban, 5W2H, SMART e SCRUM. Testar esses diferentes modelos é uma boa opção para cada um dos objetivos empresariais que tiver.

Gostou de saber mais sobre como criar um plano de ação eficiente? Quer ficar por dentro de assuntos que lhe ajudem nas demandas diárias? Assine nossa newsletter e receba direto no seu e-mail mais conteúdos!

Receba os melhores conteúdos sobre a Qualitor!

Cadastre-se agora para receber nossa newsletter

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Share This