Para que e como utilizar a gestão de mudança?

Todos os negócios, inevitavelmente, passam por processos de mudanças para se manterem competitivos no mercado, para se atualizar ou ainda por outras razões.

Seja ao precisar aplicar novas tecnologias, realizar novos processos internos ou até mesmo mudar a gestão das equipes. Independente do caso, as empresas podem enfrentar dificuldades nesse processo que podem prejudicar seu desempenho.

Para entender melhor como passar por esses desafios com mais segurança, existe uma estratégia chamada Gestão de Mudanças. Explicamos tudo sobre isso nesse artigo para te ajudar a passar por esses processos sem grandes dificuldades. Confira!

O que é gestão de mudanças?

A gestão de mudanças é uma estratégia usada por organizações que têm o objetivo de determinar certas práticas para que as alterações determinadas sejam implantadas com o menor risco e menor resistência possível, conduzindo tudo da melhor maneira possível.

Elas garantem que não haja queda da produtividade dos colaboradores e seja promovido um clima organizacional positivo, onde as equipes estejam engajadas para colaborar com as mudanças necessárias sem gerar resistência.

Essa estratégia de gestão de mudanças pode ser aplicada quando há necessidade de trocar as lideranças, na implementação de novas ferramentas, tecnologias e máquinas, quando há fusão entre empresas, contratação de novos funcionários, quando existe uma mudança de posicionamento do negócio, entre outras situações.

Por que usar a gestão de mudança?

Além de garantir que as alterações ocorram como planejado, a gestão de mudança ajuda a reduzir os possíveis atrativos do processo, principalmente com as pessoas que possuem dificuldade em sair de sua zona de conforto ou que resistem às mudanças.

Ainda, essa estratégia é relevante porque propõe uma análise dos possíveis impactos que as mudanças podem causar em seu negócio, o que ajuda a reduzir os riscos de problemas nessa transição. Através dela ainda é possível trazer consciência da importância da participação dos envolvidos e como o processo beneficiará a todos.

Realizando essa gestão de mudanças é possível passar por esse momento de forma mais ágil e com o tempo otimizado, mantendo a produtividade das pessoas. Ajuda ainda a prever os possíveis cenários para haver uma melhor preparação para os desafios previstos.

Como aplicar a gestão de mudanças no negócio?

Para implementar a gestão de mudanças, é importante considerar alguns critérios. Antes de tudo, é importante definir um responsável que liderará uma mudança específica.

Deve ser feito um planejamento completo do processo em questão, definindo datas, etapas e metas que ajudem a simplificar as etapas que serão realizadas.

É essa pessoa que deve realizar reuniões para explicar sobre a importância do processo, como ele será feito, esclarecer dúvidas e deixar claro que é fundamental que todos estejam envolvidos no planejamento para que ele seja colocado em prática corretamente.

Como esperado, pode haver certa resistência pelas pessoas, assim, crie um senso de urgência e estabeleça um plano de comunicação transparente para que todos sejam sempre atualizados e envolvidos no processo. Isso facilitará que haja engajamento no cumprimento das metas e prazos definidos, ajudando a manter o desempenho e a produtividade.

Valorizar os colaboradores envolvidos também é essencial, parabenizando-os quando os resultados esperados forem alcançados. Isso ajuda na motivação e o faz se sentir parte da mudança.

É interessante trabalhar principalmente com metas de curto prazo, já que são mais realistas e fáceis de alcançar seguindo diferentes etapas.

Para realizar a gestão de mudanças com sucesso, é importante utilizar soluções e ferramentas que ajudem no gerenciamento de projetos ou processos que serão ou já são realizados na empresa.

Conheça a Qualitor, uma empresa que oferece uma plataforma completa para gerenciar processos, realizar atendimento ao cliente e diversos serviços que garantem um fluxo de trabalho mais assertivo.

Converse agora com um consultor da Qualitor e encontre a solução personalizada ideal para seu negócio!

Share This
×