O que um bom atendimento colabora na construção de uma boa marca

8 em cada 10 clientes pagaria para receber um atendimento melhor. Ao todo, foram consultados 522 brasileiros para esta pesquisa, que chegou à conclusão de que estabelecer um bom relacionamento com o público é fundamental para o sucesso dos negócios.

Além disso, os dados comprovaram que cerca de 57% dos consumidores entrevistados apontam o bom atendimento como um dos fatores que contribuem para a fidelização. Logo, ele é importante para ajudar no crescimento de marca.

Desse modo, conhecer os seus principais pilares e saber o que fazer para oferecê-lo é essencial. Essas questões serão comentadas ao longo do artigo. Para saber mais a respeito disso, continue a leitura.

A importância do atendimento de qualidade

A interação entre consumidores e empresa começa com o atendimento. Portanto, é necessário que o negócio esteja disposto a solucionar problemas e tenha meios de antecipá-los, evitando experiências negativas e superando as expectativas iniciais dos clientes.

A qualidade de atendimento é decisiva para a fidelização. Isso contribui positivamente para a empresa porque transforma consumidores em fãs, o que faz com que eles sejam responsáveis por divulgar a marca, indicando os seus serviços e produtos para as pessoas que conhecem.

Os clientes dão muito valor para experiências de compra positivas. Assim, 33% dos consumidores relataram que um dos aspectos mais importantes é ter o seu problema resolvido pela marca, independente do tempo gasto para isso.

Além disso, quando se fala especificamente sobre os e-commerces, as avaliações negativas têm um impacto considerável no processo decisório dos potenciais clientes. De acordo com a pesquisa, cerca de 67% das pessoas entrevistadas são impactadas por feedbacks negativos de terceiros.

Logo, isso demonstra a importância e fazer com que o cliente se sinta ouvido e apreciado pela empresa.

Os pilares do atendimento de qualidade

Diante dos fatos destacados, garantir um bom atendimento aos clientes é fundamental. Assim, existem alguns pilares que devem ser seguidos para conseguir estruturar este setor da empresa de maneira eficiente e positiva para os dois lados envolvidos nas negociações.

Entenda as demandas

Um bom atendimento escuta o que o público está dizendo, independente se este está se queixando ou apenas tirando uma dúvida. Assim, os colaboradores responsáveis por este setor precisam se mostrar presentes e dar atenção às demandas com o máximo de eficiência possível.

É interessante destacar que a agilidade também é um fator fundamental para o bom atendimento, visto que não adianta dar atenção aos consumidores se a fila de reclamações não respondidas continua grande.

Entenda os benefícios

O atendimento ao cliente não somente melhora as experiências de compra, mas também traz benefícios para a empresa. Isso acontece porque manter os consumidores satisfeitos é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Então, a resolução de problemas previne críticas e assegura a fidelização.

Adote a personalização

A personalização é um ponto importante para qualquer atendimento ao público. Frases prontas não conseguem mais chamar a atenção do cliente, que precisa de um diálogo humanizado para realmente se sentir ouvido.

Desse modo, entender o comportamento dos consumidores é fundamental para que os colaboradores consigam ser proativos e surpreender com as suas respostas às perguntas feitas.

Adote a automatização

Como a velocidade é um fator de extrema importância para o atendimento nos dias atuais, é fundamental adotar ferramentas de automatização, como os chatbots. Eles se mostram eficientes nesse sentido e o cliente terá as suas dúvidas respondidas na hora.

Existem outras ferramentas de automatização que podem se mostrar eficazes, como o envio de SMS e o atendimento multicanal.

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