O que é controle de tempo e qual sua importância em um time de TI?

Com o avanço das tecnologias de internet e de softwares, o segmento de TI se desenvolveu rápido e todos os dias novos produtos e serviços são lançados ao mercado. Nesse cenário, a competitividade ficou acirrada e é preciso usar estratégias para se manter no topo. Uma delas é fazer o time-tracking (controle de tempo) na produção.

Mas como fazer isso de forma eficiente? No post de hoje, vamos explicar o conceito e mostrar porque você deve aplicar essa estratégia no seu time de TI. Acompanhe!

O que é time-tracking?

Fazendo uma tradução ao pé da letra, o termo “time-tracking” significa rastrear o tempo. O objetivo é analisar o tempo gasto em cada etapa dos processos de desenvolvimento, teste e entrega das aplicações para descobrir o que pode ser melhorado.

Consequentemente, metodologias e ferramentas podem ser substituídas para permitir que as mesmas funções realizadas hoje possam ser executadas pelos programadores num período de tempo mais curto. Isso sem afetar a qualidade final da produção.

Por que o controle de tempo é importante para o time de TI?

Considerando o objetivo do time-tracking, separamos algumas das principais vantagens que o time de TI pode ter com a estratégia. Confira!

Ajuda a mensurar o desempenho individual

Cada tarefa pode ter um período de tempo máximo determinado para ser concluída. A partir daí, fica mais fácil monitorar o desempenho individual dos colaboradores.

Caso um ou mais profissionais do time sinta dificuldades em cumprir os prazos, pode significar uma necessidade de treinamento para o aperfeiçoamento. Se o problema persistir, talvez devam ser remanejados para outras áreas onde possam brilhar como profissionais.

Auxilia no crescimento do negócio

Designar um período de tempo para cada etapa do processo de desenvolvimento de aplicações criará uma certa pressão aos colaboradores, que se dispersarão menos e aumentarão o foco no trabalho. Isso ajuda o time a estabelecer um fluxo de produção contínuo e mais previsível.

Dessa forma, os gestores conseguem planejar melhor os recursos da empresa, projetar resultados e encontrar maneiras de elevar os padrões de produtividade. Ou seja, podem saber em que e quanto devem investir para elevar os níveis de produção com qualidade, ganhando força e competitividade no mercado de aplicativos e softwares.

Realiza mais entregas prometidas

Um dos problemas mais comuns das empresas desenvolvedoras de aplicações, principalmente as de pequeno porte, é cumprir com os prazos de entrega dos produtos. Isso acontece devido aos imprevistos mal calculados. Com o controle do tempo, tais imprevistos podem ser considerados para dar prazos mais realistas aos clientes.

Então, o time consegue aliar experiências e conhecimentos com um processo mais ágil, aumentando a precisão no desenvolvimento e elevando o número de entregas dentro dos prazos combinados. Esse é um fator primordial para o desenvolvimento de um diferencial competitivo.

Como fazer o controle de tempo?

A melhor forma de implementar o time-tracking no negócio é usar uma plataforma de desenvolvimento que mensure o tempo de forma automática. Ou seja, você deve organizar e concentrar as tarefas do time em um único local (software) para que ele realize a contagem do tempo por você.

Assim, toda vez que uma tarefa é assumida, o cronômetro dispara, encerrando a contagem somente quando o desenvolvedor clicar em “Concluída” ou “Entregue”. Ela será enviada ao grupo de teste, onde a contagem recomeçará. A contagem do tempo deve ser regressiva, indicando o tempo máximo estabelecido para a execução de cada tarefa.

Como diz o velho ditado, “tempo é dinheiro”. Então, aplique o controle de tempo no negócio ainda hoje para elevar os níveis de produtividade do time de TI.

Gostou das dicas? Siga a Qualitor no Facebook e LinkedIn agora mesmo para ganhar acesso a conteúdos exclusivos.

Receba os melhores conteúdos sobre a Qualitor!

Cadastre-se agora para receber nossa newsletter

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Share This