Conhecimento

O que é CMDB? Conheça mais neste post

Escrito por Qualitor

Dados são imprescindíveis para qualquer negócio, qualquer que seja a área de atuação. No TI, isso não é diferente. Ter informações consistentes o tempo todo nesse ambiente é uma solução viável para diminuir os problemas encontrados no dia a dia. Para tanto, faz-se necessária a implementação de um Configuration Management Database (CMDB).

Mas você sabe o que é CMDB? Se você não o conhece, é bom pesquisar sobre o tema, pois, de forma geral, é um software que integra todas as informações relevantes para dar uma luz ao pessoal da Tecnologia da Informação (TI) sobre diversos aspectos.

Para saber mais sobre o que isso representa e como pode ajudar na rotina do TI, continue a leitura. Ao final deste artigo, você entenderá melhor como esse repositório de informações pode ser benéfico para a sua empresa. Vamos lá?

Entenda o que é CMDB

O CMDB ou Banco de Dados do Gerenciamento de Configuração (BDGC), em português, é considerado um banco com informações sobre a infraestrutura, aplicações, sistemas e negócios das organizações, muito utilizado em serviços de TI para ter uma visão ampla e organizada dos seus dados em qualquer perspectiva.

Essas informações são fornecidas por diferentes fontes, como o gerenciamento de rede, sistemas, mudanças, inventários, documentações etc. Por isso, o CMDB é uma forma confiável de apresentar os dados sobre os componentes do ambiente de TI, incluindo os roteadores e desktops, por exemplo.

Normalmente, o sistema é apresentado em forma de fluxograma automático. Ou seja, você atualiza um determinado valor e todos os outros são gerados juntos, permitindo entender como os itens estão interagindo entre si. Mas, para isso, é necessário o engajamento de todas as repartições para que o projeto gere resultados.

Vale ressaltar, ainda, que algumas empresas podem investir em dados mais objetivos, ou seja, optar pela atualização dos itens de configuração que são considerados os mais problemáticos para o empreendimento, facilitando a identificação mais rápida dos elementos.

Saiba como o CMDB pode ajudar

Por gerenciar toda a configuração da infraestrutura da Tecnologia da Informação e criar um mapa completo da rede do negócio, a área consegue ter acesso para identificar e determinar onde estão os problemas, sejam eles hardware ou software. Isso acaba diminuindo de maneira considerável o downtime, isto é, o tempo que o sistema ficará indisponível.

Além disso, para empresas que não conseguem manter seus processos atualizados, ter um CMDB implementado é uma ótima solução, uma vez que as informações dos itens são renovadas rapidamente. A partir disso, a empresa consegue entregar serviços de qualidade.

Conheça suas vantagens

Um Banco de Dados do Gerenciamento de Configuração é muito importante para encontrar oportunidades de mudanças e resolver os erros de forma rápida. Mas, além disso, esse software fornece outros benefícios, como a redução de custos, maior confiabilidade etc, que serão detalhados a seguir. Confira!

Maior controle dos ativos

Quando nos referimos aos ativos, isso implica a organização como um todo, inclusive o controle sobre as pessoas e tecnologias ligadas no suporte ao usuário, que devem seguir as práticas do ITIL. Gerenciar toda a infraestrutura, servidores, computadores, acessos etc pode ser um pesadelo para os gestores, principalmente quando esses dados servem para a tomada de decisões. Por isso, eles devem ser controlados.

Nesse sentido, o CMDB permite a operação mais clara de todos os elementos de configuração de TI, com suas definições, serviços, relacionamentos e estrutura, controlando rigidamente o ambiente tecnológico com decisões eficazes. Ademais, os dados ligados a isso podem ser importados, resultando em melhores opções para lidar com as alterações.

Mais confiabilidade dos sistemas

É por meio da detecção mais rápida dos problemas que haverá melhorias na confiabilidade dos sistemas, exercendo monitoramento total sobre os componentes. Essa análise constante é feita com informações atualizadas sobre o que está sendo afetado, além dos incidentes que levaram a isso, a fim de evitar que aconteça novamente.

Por exemplo, é possível saber que o computador de uma determinada pessoa na empresa, para se conectar com a internet, passa pelo HUB XY, que está relacionado no Switch XYZ e que é ligado ao firewall, com documentação KJ, antes de chegar ao roteador. Com isso, fica fácil determinar onde está a causa principal de a pessoa não conseguir acessar a internet.

Minimização de redundância e maior disponibilidade

Os dados de um CMDB são mais precisos, porque, no geral, não há a necessidade de repetir as informações diversas vezes, visto que adicionar uma única sentença já é o bastante para atualizar as demais, como já foi mencionado. Além disso, essa mesma atualização é mostrada para vários usuários que têm acesso ao recurso.

Aprimoramento da gestão de redução de erros

Com a ferramenta, os gestores conseguem identificar e analisar os riscos antes mesmo que um erro avance para um estágio irreversível. Assim, os impactos podem ser eliminados totalmente por meio de uma gestão de redução de falhas, que aloca os recursos disponíveis de forma eficiente.

Essa gestão pode ser feita por meio da integração entre as configurações, que permite definir a relação entre os itens de configuração, como se os computadores estão conectados a uma impressora ou se a folha de pagamento está configurada corretamente no software da contabilidade.

Redução de custos

Toda empresa quer diminuir seus custos, seja em qual for o processo, com intuito de obter um diferencial competitivo. Com um Banco de Dados do Gerenciamento de Configuração, isso é possível, uma vez que, ao termos as informações de licenciamento do software, há uma economia das licenças sem uso, que geram perdas. Além disso, elimina-se hardware e equipamentos desnecessários no empreendimento.

Ao longo deste artigo você conseguiu entender o que é CMDB e como ele pode ajudar no setor de TI da sua empresa. Mas o mais importante é compreender que a implementação dessa ferramenta exige um planejamento estratégico para que tudo saia como o esperado, pois depende das pessoas para que as informações sejam atualizadas.

Se você gostou do tema abordado, siga-nos nas redes sociais para acompanhar nossas publicações sobre o CMDB e outros assuntos relacionados. Estamos no Facebook e LinkedIn.

Sobre o autor

Qualitor

Share This