metodologias ágeis

Metodologias ágeis: saiba o que é e como aplicar!

A otimização de processos e a agilidade no cumprimento das atividades constituem desafios para muitas empresas. Nesse sentido, as metodologias ágeis foram criadas para resolver diversos entraves, como gargalos, ineficiências e produtos finais que não refletem os anseios dos clientes.

As metodologias ágeis também são úteis na gestão de projetos. O cumprimento de prazos e a interação com os clientes, por exemplo, são apenas algumas características dessa abordagem. Quer saber mais sobre as metodologias ágeis e como aplicá-las na sua empresa? Continue a leitura do nosso artigo até o final!

O que são as metodologias ágeis?

Para que se entenda o conceito, precisamos falar do documento criado por Jeff Sutherland, o Manifesto Ágil. Nele, são elencados os valores e princípios a serem seguidos, de modo que uma equipe consiga, por meio da gestão de projetos, desenvolver um produto que, de fato, seja aquilo que foi não só pensado pelo cliente, mas que atenda às suas necessidades.

Quais são os principais tipos de metodologias ágeis?

Nas subseções seguintes, falaremos sobre três metodologias ágeis: Scrum, Kanban e Lean. Acompanhe!

Scrum

Talvez esta seja a metodologia ágil mais conhecida. Nessa abordagem, diversos elementos são característicos, como a interação com o cliente e a entrega contínua de funcionalidades de uma aplicação. Para que se entenda melhor sobre o Scrum, é preciso falar sobre três de seus elementos fundamentais, que são:

  • Product Owner, ou PO — responsável por designar as atividades que serão desempenhadas pela equipe;
  • Scrum Master — profissional que gerencia os colaboradores em um projeto;
  • Dev Team — responsável pela execução das atividades propriamente ditas.

Kanban

O Kanban permite a representação visual de um projeto. Em outras palavras, essa metodologia consiste em quadros que informam à equipe sobre as atividades que estão pendentes, em atraso ou concluídas. Dessa forma, fica mais fácil o cumprimentro de prazos e a priorização daquilo que for mais urgente ou estiver mais pendente. O quadro de Kanban pode ser feito tanto em papéis coloridos quanto por meio de software.

Lean

O Lean Manufacturing, também conhecido por metodologia enxuta, surgiu no Japão, na montadora de carros Toyota. Um dos seus objetivos é desenvolver um produto final mais alinhado às expectativas e necessidades dos clientes. Antes de seu surgimento, a produção era em massa, e, muitas vezes, não se levava em conta os aspectos de personalização.

Quais são as vantagens das metodologias ágeis?

Dentre as principais vantagens das metodologias ágeis, podemos citar:

  • velocidade nas entregas, levando em conta a interação com o cliente durante todas as etapas do projeto;
  • melhor qualidade do produto final;
  • personalização do produto.

Como implementar as metodologias ágeis na empresa?

Para que uma empresa comece a adotar metodologias ágeis, é preciso observar cinco etapas, que são:

  • analisar todos os processos que são fontes de gargalos e ineficiência;
  • definir as metodologias que serão empregadas, em função da análise feita na etapa 1;
  • planejar e comunicar à equipe sobre a implementação das metodologias ágeis escolhidas;
  • executar os processos, já com base em alguma metodologia ágil;
  • acompanhar os processos e verificar se estão de acordo com os objetivos estabelecidos.

Como analisar os resultados das metodologias ágeis?

Dando ênfase à etapa 5 citada há pouco, existem algumas formas de analisar os resultados das metodologias ágeis. Uma delas é o DFC, ou Diagrama de Fluxo Cumulativo. Com ele, pode-se verificar o quão uniforme está o desenvolvimento das atividades, bem como a agilidade dos colaboradores ao lidar com essa nova abordagem gerencial.

As metodologias ágeis auxiliam a otimizar processos e contribuem para o trabalho em equipe mais colaborativo. Com isso, a entrega final tende a ser um produto personalizado, uma vez que os clientes também passam a atuar mais diretamente nas etapas de determinado projeto.

Viu como as metodologias ágeis podem levar a melhorias profundas no negócio? Para receber outros conteúdos como este em seu e-mail, assine a nossa newsletter!

 

Share This
×