metodologia squad

Metodologia Squad: o que é, quais as vantagens e como aplicá-la?

A transformação digital trouxe uma nova realidade de consumo: atualmente, a experiência do cliente é mais importante do que o produto ou o serviço em si. Para proporcionar um atendimento diferenciado e que agregue valor à experiência, a metodologia Squad é uma aliada, pois proporciona uma gestão de equipes mais integrada e alinhada às novas demandas.

Essencialmente, a metodologia Squad conversa bem com a tendência dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC). Ela contrasta com um modelo de gestão fragmentado, em que os setores são fechados e não há colaboração entre as diversas áreas da empresa.

Na metodologia Squad, todos os times têm um objetivo em comum e, portanto, trabalham juntos para alcançá-lo. Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura!

O que é a metodologia Squad?

A metodologia Squad foi criada pelo Spotify em 2012, quando os agile coaches da empresa, Henrik Kniberg e Anders Ivarsson, publicaram o artigo Scaling Agile @Spotify with Tribes, Squads, Chapters & Guilds, explicando como estava sendo feita a organização das equipes na empresa.

Squads (Esquadrões)

O Squad é um pequeno grupo multifuncional. O foco do Squad é o desenvolvimento de soluções criativas e alinhadas às necessidades dos clientes, para geração de valor em determinado “segmento” do produto. Assim, é feito o agrupamento multidisciplinar de colaboradores.

Por exemplo, o Squad dedicado ao sucesso do cliente pode ter a equipe composta por profissionais de vendas, marketing, qualidade etc. Um Squad deve ter autonomia e capacidade de autogestão, mas a ideia é que haja uma comunicação entre todos os Squads da empresa.

Tribes (Tribos)

Para empresas muito grandes, o ideal é que haja outro nível de agrupamento: o Tribe. A combinação de vários Squads em um mesmo Tribe pode facilitar o gerenciamento por parte dos diretores. Mas atenção: de acordo com a metodologia, o ideal é que um Tribe tenha, no máximo, 100 integrantes.

Chapters (Capítulos)

Há também os Chapters, que são grupos transversais de profissionais de uma mesma área dentro do Tribe. Por exemplo, todos os analistas de qualidade ou todos os desenvolvedores de software. Embora eles estejam “alocados” em Squads diferentes, podem se reunir com frequência para trocar informações específicas e manter certa unidade no andamento dos projetos em cada Squad.

Guilds (Guildas)

Por fim, há as Guilds, que são grupos independentes da estrutura e que compartilham interesses em comum. Então, não importa a que Squad ou Chapter pertençam, diversos profissionais podem formar essa associação para estudar mais determinado tópico, por exemplo, indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Quais são as vantagens da metodologia Squad?

A ideia de organizar as equipes de forma multidisciplinar é bastante disruptiva em relação aos modelos de gestão tradicionais, que agrupam colaboradores conforme a área de conhecimento. O resultado imediato é o ganho de uma visão mais ampla sobre o negócio e o produto ou serviço desenvolvido.

Isso reflete diretamente no valor agregado, já que a integração de informações entre diversas áreas é capaz de gerar insights muito valiosos. Em resumo, as vantagens da metodologia Squad são:

  • descentralização de dados e informações;
  • transparência no andamento dos processos;
  • aumento no nível de confiança entre setores, o que pode ser potencializado com uma matriz de responsabilidade;
  • constante evolução devido à rica troca de ideias;
  • otimização da experiência do cliente.

Ainda, a metodologia Squad é capaz de otimizar o atendimento ao cliente. Afinal, como os Squads são autônomos e multifuncionais, conseguem tomar decisões independentes, agilizando o tempo de resposta para solicitações de clientes. No entanto, é preciso que todos os Squads estejam na mesma página para que não haja perda de padronização nos processos.

Gostou de conhecer a metodologia Squad? Como você viu, trata-se de um modelo inovador na organização de equipes e mais alinhado à satisfação do cliente. Além de trazer inúmeros benefícios para os fluxos de trabalho, a metodologia promove o crescimento e a escalabilidade da empresa.

Não deixe de assinar nossa newsletter! Assim, poderemos avisar por e-mail sempre que houver outros conteúdos interessantes para você e novidades sobre a campanha #chatbotparatodos!

 

Share This