kanban

Escambau é o Kanban!

No mundo dos negócios existem muitas ferramentas que podem melhorar a gestão dos recursos e promover grandes conquistas para a empresa. Uma das mais importantes é o Kanban, que ajuda na organização do fluxo de trabalho e na administração das tarefas.

Existem muitos benefícios ligados ao uso do Kanban. Por exemplo, é possível otimizar a organização no trabalho, reduzir o nível de procrastinação e eliminar progressivamente os erros que afetam o expediente. Portanto, é interessante conhecer mais dessa ferramenta.

Nos tópicos seguintes, explicamos o que é Kanban, quais são os seus benefícios e como dar seus primeiros passos no assunto. Portanto, continue atentamente com a leitura.

Afinal, o que é Kanban?

O Kanban é uma ferramenta gerencial utilizada para organizar o fluxo de tarefas de certo período ou projeto. Por ser simples e intuitiva, ganhou bastante espaço nos negócios.

Funciona assim: você divide um quadro em três colunas principais. Elas são chamadas de to do, doing e done (a fazer, fazendo e feito, respectivamente). Em seguida, você anota suas tarefas em um post-it e as distribui no quadro Kanban, conforme seu grau de execução. Sendo assim, as tarefas começam no to do (a fazer) e terminam no doing (feitas).

Hoje, existem algumas variações do Kanban que contam com mais de três colunas. Isso é interessante, dependendo do projeto. Por exemplo, é possível incluir uma coluna chamada aprovação para tarefas que, antes da conclusão (doing), precisam da aprovação do cliente.

Quais os maiores benefícios de usar o Kanban na empresa?

Há uma enorme quantidade de benefícios. Não por acaso, muitas empresas, sobretudo aquelas que trabalham com projetos ou que têm elevados padrões de qualidade, contam com o Kanban no seu dia a dia (e estimulam seu uso entre as equipes).

O benefício mais nítido é a organização do fluxo de trabalho. Para ter o controle de tudo o que está sendo feito e o respectivo estágio, é só olhar o quadro Kanban. Isso garante que os times fiquem mais alinhados. Adiante, pontuamos alguns outros benefícios:

  1. cria uma sequência lógica para a execução de tarefas;
  2. permite a identificação de tarefas que não estão sendo feitas;
  3. cria um maior senso de urgência entre a equipe;
  4. reduz o número de atrasos e problemas na entrega das tarefas;
  5. facilita a visualização de tudo o que está sendo feito;
  6. fragmenta todo o trabalho em pequenos blocos de entrega.

Como o Kanban pode ser aplicado nas empresas?

Entendido o que é Kanban e qual a sua importância, é hora de conversar um pouco sobre sua aplicação. Felizmente, é algo razoavelmente simples.

Para utilizá-lo, você precisa dividir um quadro em 3 colunas (to do, doing e done). Em seguida, você deve distribuir suas tarefas nessas colunas, segundo o seu progresso. Logo, depende mais de empenho e dedicação do que conhecimento profundo.

Uma dica importante é contar com a ajuda de boas tecnologias. Hoje, existem quadros digitais de Kanban, assim como softwares que facilitam o monitoramento das suas tarefas e a mensuração dos resultados alcançados. Ao utilizá-los, você terá mais facilidade no desenvolvimento do seu trabalho.

Veja, agora você está por dentro do tema. Aproveite para avaliar quais são seus atuais projetos ou processos de trabalho e como é possível melhorá-los utilizando o Kanban. Sem dúvida, tanto você quanto sua equipe de trabalho serão beneficiados.

Gostou do artigo? Aproveite para continuar aprendendo conosco. Descubra quais são os tipos de Kanban e como tirar proveito deles. Vamos lá!

Share This