integração de plataformas

Qual a importância da integração de plataformas em uma empresa?

Empresas que desejam expandir os negócios, aumentar a produtividade, melhorar o atendimento ao cliente e alavancar as vendas precisam investir em recursos da tecnologia da informação (TI) para promover integração de plataformas e, com isso, otimizar os processos internos, maximizando as práticas de gestão.

A importância de integrar diferentes sistemas em um único lugar na empresa segue uma tendência mundial, ainda mais em um mercado altamente influenciado pelos avanços da transformação digital. Trata-se de um diferencial que garante vantagem competitiva, redução de custos, aumento da produtividade e mais satisfação dos clientes.

Ao escolher uma ferramenta ou software de gerenciamento para a sua empresa, é necessário considerar a integração de plataformas. Continue a leitura deste post e entenda melhor!

Integração de plataformas: uma tendência mais que presente

A integração de plataformas nada mais é do que um processo aplicado na área de TI para unir todos os sistemas operacionais em só um local, por meio de uma ferramenta de gerenciamento.

Em síntese, o objetivo de um software integrador consiste em combinar diferentes programas e aplicativos, de modo a conectá-los em um único ecossistema corporativo, facilitando a gestão das equipes, a documentação dos processos e os fluxos de trabalho (workflows).

Até alguns anos atrás, a integração de plataformas era considerada uma tendência para o futuro. Pode-se dizer, portanto, que o futuro chegou, pois diversas empresas no mundo todo já têm apostado em recursos tecnológicos com capacidade de integrar sistemas.

Haja vista a imensa procura por ERP (Enterprise Resource Planning), que, em tradução livre para o português, significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Trata-se de um sistema informatizado cujo objetivo é interligar todos os dados, informações e processos de uma empresa em um único sistema.

A real importância da integração de plataformas

Na prática, a importância da integração de plataformas diz respeito às demandas impostas por um mercado extremamente competitivo, com clientes cada vez mais críticos, seletivos e sedentos por personalização e boas experiências no atendimento.

Além disso, pode-se dizer que a relevância de um software que interliga diferentes sistemas está relacionada aos benefícios corporativos de gestão empresarial. Isso porque uma ferramenta com capacidade de integrar diferentes plataformas na empresa oferece:

  • controle de processo de atendimento;
  • controle da equipe de atendentes;
  • redução da ocorrência ou reincidência de problemas;
  • melhoria da comunicação com os usuários;
  • medição da satisfação dos clientes;
  • metodologia para melhoria contínua;
  • aumento da produtividade;
  • redução de custos;
  • diminuição de erros operacionais;
  • menos burocracia;
  • documentação automatizada de processo;
  • modelagem de processos;
  • otimização dos fluxos de trabalho etc.

Uma ferramenta que conta com esses e outros recursos pode ser uma solução interessante para a sua empresa.

Qualitor: o melhor amigo do ERP

É o caso do Qualitor, um software de atendimento avançado e bastante eficiente, utilizado para ajudar as empresas a organizarem e melhorarem os processos de atendimento, padronizando, sistematizando e promovendo melhorias constantes.

O Qualitor atua na gestão integrada de atendimento HelP Desk e Service Desk, SAC, Ouvidoria, Central de Serviços Compartilhados (CSCs), Modelagem de Processos de Negócio e gestão de conhecimento.

Entre os benefícios desse software de atendimento para a sua empresa, podemos destacar:

  • o aumento de indicadores como o First Call Resolution (FCR);
  • o aumento da produtividade;
  • a automação e a padronização de processos;
  • o aumento de desempenho operacional;
  • a redução na reincidência de problemas;
  • o retorno sobre o investimento (ROI);
  • a otimização do workflow, como o desenho e modelagem de processo, caminho crítico de processo, analisador de qualidade, documentação, paralelismo, gestão de conhecimento e monitoramento.

Além disso, o Qualitor se comunica com outras plataformas de gestão, fornecendo a capacidade de atendimento omnichannel (com app, chatbot, ticket etc.). Por tudo isso, o software é considerado o melhor amigo do ERP.

Isso porque o Qualitor lida com processos de negócios, enquanto os ERPs fazem a gestão das tarefas e a integração de plataformas.

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