inovação nas empresas

Entenda o que é necessário para promover a inovação nas empresas

Promover inovação nas empresas é fundamental para se manter competitivo e alavancar os negócios, ainda mais em um mercado tão competitivo, com clientes digitais, rigorosos, criteriosos e sedentos por facilidade, comodidade e praticidade.

Nesse contexto, investir em inovação significa estar atento às demandas e oportunidades do mercado, com o objetivo de oferecer soluções atrativas, que resultem em sucesso de vendas.

Vale destacar que a inovação não representa necessariamente abrir mão da tradição, dos valores e da identidade da empresa, mas consiste em buscar novas estratégias, repensar abordagens e “pensar fora da caixa” para se destacar.

Mas como fazer isso, afinal? Por onde começar? Neste artigo, abordamos alguns tópicos para você tornar sua empresa inovadora. Confira a seguir!

Qual é a importância da inovação empresarial?

Promover inovação nas empresas significa repensar estratégias e apresentar novidades para um mercado cada vez mais dinâmico, rápido e competitivo, cujos consumidores estão em busca de soluções mais eficazes, econômicas e personalizadas para as suas necessidades.

Além do mais, os clientes contemporâneos primam pelo atendimento de qualidade, pelas boas e marcantes experiências nas jornadas de compra. Nesse sentido, para a empresa se manter sólida, sustentável e rentável, ela precisa investir em inovação.

A inovação empresarial ganha ainda mais relevância no contexto de transformação digital, em que as empresas consideradas disruptivas emergem no mercado o tempo todo e ressignificam os hábitos de consumo, os modos de produção e as relações comerciais no geral.

Portanto, investir em práticas inovadoras é muito importante no contexto empresarial, para conquistar clientes, obter vantagem competitiva e alavancar os negócios por meio de produtos e serviços que ofereçam soluções interessantes, econômicas e atrativas.

Como “pensar fora da caixa” e promover inovação nas empresas?

Pensar fora da caixa é uma expressão que se popularizou no universo corporativo para designar o que é inovação nas empresas. Trata-se de uma cultura organizacional que aposta, integralmente, na busca por novidades e oportunidades de negócio.

Para implementar essa visão em sua empresa, é necessário adotar uma série de iniciativas, tecnologias e técnicas. Você verá algumas delas a seguir.

Transforme problemas em oportunidades

As grandes ideias surgem do incômodo, das lacunas e das necessidades. A inovação nas empresas implica transformar problemas em oportunidades de desenvolver soluções para suprir as necessidades das pessoas e, dessa forma, encantá-las. Por isso, fique atento(a) às chances de inovar e ressignificar seu mercado de atuação.

Conheça os clientes

Para aproveitar as oportunidades de negócio criando soluções exclusivas e disruptivas, é indispensável conhecer os clientes com profundidade. Além disso, é necessário apostar em pesquisas de mercado e estudos sobre os hábitos, comportamento, necessidades e desejos dos clientes. A partir desse painel informativo, fica mais fácil desenvolver práticas inovadoras.

Faça benchmarking

O benchmarking consiste em uma técnica empresarial de analisar a concorrência, ou seja, avaliar os cases de sucesso ou não das outras marcas. A aplicação dessa ferramenta é crucial para o processo inovador na sua empresa, na medida em que mostra o que ainda não foi feito, quais produtos e serviços apresentam lacunas etc.

Invista em tecnologias

Não há como sua empresa ser inovadora se ela não investir em tecnologias da informação avançadas para aprimorar os serviços ou produtos. É inviável implementar práticas inovadoras sem infraestrutura tecnológica, sem processos automatizados e sem otimização de tarefas.

Aposte na integração de sistemas

Nessa perspectiva, é necessário apostar nas equipes, fornecer suporte e infraestrutura para que elas tenham uma atuação diferenciada e as condições necessárias para pensar fora da caixa e encantar os clientes.

Entre essas condições está a integração de sistemas, permitida por meio de um software de gerenciamento que reúne, em um só lugar, plataformas diferentes. Ou seja, para ser inovadora, sua empresa necessita apostar em Centros de Serviços Compartilhados (CSCs), assim como em estratégias e ferramentas também inovadoras.

A inovação nas empresas é uma tarefa difícil, cansativa e complexa. Mas se for bem executada, tem o poder de trazer excelentes retornos para o seu negócio. Chegar a esse objetivo implica investir em tecnologias como RPA (Automação Robótica de Processos) para automatizar os processos de sua empresa.

Para ser pensar fora da caixa e ser inovador(a), é importante que você esteja em constante aprendizado. Por isso, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades, recebendo novos conteúdos diretamente em sua caixa de entrada!

Share This