gestão de mudanças

Desaparecimento das hierarquias na gestão de mudança e enfrentamento em tempo de Covid

A gestão de mudanças engloba uma série de elementos a serem observados dentro de uma empresa. Trata-se de um processo que deve ser conduzido de forma organizada, para que possa gerar os benefícios pretendidos.

Além disso, mudanças nem sempre são vistas com bons olhos. Mas vale salientar que esse processo pode ser decisivo ao negócio, no sentido de determinar se a companhia terá os meios de permanecer competitiva ou se ficará para trás.

Continue a leitura deste artigo e entenda melhor como lidar com a gestão de mudanças no atual cenário de pandemia!

O que é gestão de mudanças?

Basicamente, a gestão de mudanças consiste em um conjunto de práticas que visa alterar e melhorar os processos do negócio. Além disso, pode ocorrer em duas dimensões: individual e organizacional. No primeiro nível, os colaboradores são impactados e podem ficar disponíveis para contribuir nesse ambiente de mudança.

O aspecto organizacional, por sua vez, é uma consequência direta da gestão de mudanças individual. Isso porque os profissionais, à medida que incorporam esse novo mindset, passam a ter não só um melhor relacionamento em equipe, como uma maior capacidade gerencial, o que envolve, por exemplo, o manuseio de sistemas de gestão que a empresa venha a adquirir.

Qual é a importância da gestão de mudanças nas organizações?

Existem diversas razões que comprovam o quanto a gestão de mudanças é importante. Um deles diz respeito ao aumento da competitividade. Os gestores devem ter em mente que mudanças são necessárias, principalmente se o concorrente estiver lançando mão delas.

Além disso, é válido destacar que tudo vem de um bom planejamento. Dessa forma, todas as mudanças adotadas terão por referência as necessidades e o mapeamento de processos internos que foram levantados na fase de planejamento.

Atual cenário de pandemia

O gerenciamento de riscos é um outro elemento que não pode faltar. Mudanças precisam ocorrer em um ambiente propício, de modo a não prejudicarem as operações da companhia. Em tempos de pandemia, as empresas enfrentam diversas incertezas. Mesmo assim, contornar todas elas é totalmente possível.

Por causa da pandemia, muitas organizações tiveram que adotar o home-office. Nesse sentido, é preciso procurar meios de promover uma comunicação eficiente, bem como acompanhar a performance dos profissionais de forma remota.

Desaparecimento de hierarquias

A estrutura interna da organização apresentou, ao longo dos anos, um aumento de flexibilidade. Em outras palavras, pode-se dizer que houve uma redução nas hierarquias — o que foi importante para fomentar coisas como uma maior colaboração, a comunicação e a troca de conhecimentos entre gestores e profissionais.

A gestão de mudanças deve ser vista de forma bastante benéfica ao negócio. O bom planejamento e a colaboração dos profissionais são dois fatores de grande importância nesse processo. Além disso, investir em tecnologia é outro fator decisivo, já que um sistema auxilia o negócio de diversas formas, como na automação de rotinas e na integração de dados.

Viu como a gestão de mudanças é importante? Continue a visita no blog e aproveite para seguir a gente nas redes sociais. Temos perfis no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, além de um canal no YouTube!

 

 

Share This
×