Geração millennials

Geração millennials: como se adaptar ao perfil do consumidor digital?

Quando se trata das expectativas dos clientes, não é surpresa que, com toda a tecnologia mais recente nos inclinando para uma gratificação instantânea, a geração millennials tenha expectativas mais altas em tudo que se resume à experiência do cliente.

O consumidor digital está usando uma ampla gama de dispositivos em sua vida diária e consumindo conteúdo por meio de uma variedade cada vez maior de canais fragmentados, apresentando um desafio significativo para as empresas. Além disso, as estratégias digitais tradicionais do mercado de massa estão caindo no esquecimento, à medida que a geração millennials continua a exigir experiências de publicidade mais autênticas.

Confira, neste artigo, como se adaptar ao perfil dos millennials, os consumidores mais digitais de todos os tempos!

Por que conhecer o consumidor digital?

À medida que as empresas buscam aproveitar o poder explosivo de gastos dessa geração em ascensão, existem vários desafios-chave que devem ser superados para unificar melhor o cenário digital fraturado em que vivem. Isso é necessário para obter uma compreensão mais profunda de como alcançar, envolver e, finalmente, converter esse novo consumidor.

Conhecer essa geração de consumidores é benéfico em muitos níveis para as empresas. Veja alguns desses motivos!

Melhorar o posicionamento da marca

Em um processo de marca, tudo começa com o cliente — considerando uma infinidade de fatores, de idade a gênero, renda disponível, até a frequência estimada de compra. A marca online deve identificar como, no digital, é possível aumentar a conscientização por meio de canais que esses clientes frequentam e se envolvem.

Criar produtos e serviços direcionados ao público

O consumidor digital pode comprar de qualquer empresa do mundo, e a escolha é infinita. Ele também pode se conectar com pessoas de todos os lugares para ajudá-lo a decidir o que vai apoiar, comprar ou até mesmo promover. Nunca foi tão fácil encontrar, discutir e obter exatamente o que se quer.

Para as empresas, isso apresenta desafios e oportunidades. Os mercados são voláteis, com pequenas empresas ágeis capazes de inovar e interromper rapidamente. As narrativas sobre marcas e produtos pertencem aos consumidores, e as interações entre as empresas e seus clientes mudaram fundamentalmente.

Junto a todas essas mudanças, as últimas décadas viram uma explosão de informações digitais sobre opiniões e comportamentos dos consumidores. Aproveitar esses dados para entender os consumidores e, a partir disso, criar produtos e ou serviços direcionados a eles significa não só uma vantagem competitiva, mas algo crucial para qualquer marca ter sucesso.

Como atrair millennials para o seu negócio?

A geração millennials, como observamos, valoriza a flexibilidade, acessibilidade e utilidade. Em casa, eles são focados na comunidade e socialmente responsáveis. Eles também valorizam o boca a boca muito mais do que as abordagens usuais de branding e marketing.

Por esse motivo, as empresas com um uso mais experiente do meio digital têm uma vantagem em atingir esse consumidor digital, pois isso ajuda a aumentar a visibilidade da empresa ou da marca. Isso também auxilia a satisfazer a necessidade deles de recomendações mais pessoais de amigos, familiares, colegas de trabalho etc. Confira outras dicas para conquistá-los!

Entenda seu público

Não use generalizações sobre a geração millennials para tomar decisões; faça pesquisas e utilize dados reais para impulsionar seu marketing. Compreendendo seu público, elabore tendências sobre comportamentos, necessidades, desejos e problemas. Em seguida, use essas ideias, não estereótipos, para ajudá-lo a planejar sua estratégia.

Utilize as mídias sociais

Marketing de mídia social é uma obrigação. Tendo crescido na era das reações, comentários e resenhas online, a geração millennials prioriza a prova social gerada por pares sobre recursos, benefícios e slogans cativantes. No geral, as mídias sociais influenciam grande parte das decisões de compra dos millennials.

Crie conteúdo original

Mensagens originais e conteúdo de qualidade e em diferentes formatos é o que a geração millennials quer ver. O marketing de conteúdo oferece a possibilidade de estabelecer uma conexão forte e real com esse consumidor.

Compartilhe conteúdo que mostre a filosofia da sua empresa, permita que esses consumidores conheçam a personalidade da sua marca e se apaixonem por ela. Cuide do tom e da maneira como escreve, grava e cria seu conteúdo. Seu principal objetivo não é vender, é educar; as conversões virão mais tarde.

Os blogs são um excelente formato para gerar conteúdo, mas não o único. Explore sua criatividade e crie podcasts, vídeos e infográficos. Quando um millennial ama seu conteúdo, a primeira coisa que ele faz é marcar amigos em sua postagem ou compartilhar sua publicação nas mídias sociais.

Fique de olho nas opiniões e referências

As decisões de compra pelos millennials não são tomadas com base na qualidade de seus serviços ou produtos: são influenciadas pelo que seus clientes atuais têm a dizer.

De fato, a maioria dos consumidores digitais pesquisa na Internet antes de fazer uma compra e lê as opiniões de um produto ou serviço antes de comprá-lo. Ter boas avaliações em redes sociais e outros sites ajuda sua empresa a criar confiança entre novos clientes em potencial, além de reforçar a lealdade de seus compradores atuais.

Se você deseja seduzir a geração millennials, terá que mostrar sua honestidade, mostrar quem você é e estar disposto a compartilhar as experiências que outras pessoas tiveram com sua marca.

Use chatbots

Sendo a primeira geração a experimentar a era dos smartphones, os millennials não estão acostumados a esperar. Um chatbot atende muito bem essa necessidade, interagindo com várias pessoas ao mesmo tempo; no método tradicional, isso simplesmente não era possível.

Um chatbot possui respostas predefinidas em seu fluxo de conversação. É mais provável que a geração do milênio opte por um chatbot com respostas rápidas do que procurar um número de atendimento ao cliente ou um e-mail que provavelmente será respondido dizendo: “Entraremos em contato com você em 2 a 3 dias úteis”.

Por que ter uma estratégia digital é importante?

Nesta nova era digital, as empresas precisam ajustar seus modelos de negócios para refletir as mudanças que isso traz. As demandas dos clientes estão aumentando dia a dia. Para atender a essas necessidades, as empresas precisam oferecer uma experiência excepcional ao cliente. Fazer esforços para produzir uma experiência melhor gerará mais clientes, mais vendas e incentivará a lealdade.

As empresas precisam ver o valor em se concentrar na experiência digital do cliente quando se trata de atingir suas metas de negócios, reduzindo significativamente os custos e criando clientes mais engajados e satisfeitos.

Com a implementação da estratégia digital, todas as facetas do negócio são examinadas e modernizadas. A experiência contínua do cliente e o aumento da receita são componentes substanciais, mas não o único foco.

Em resumo, a implementação de uma estratégia de negócios focada no consumidor digital e na geração millennials pode posicionar uma empresa para o sucesso futuro e uma vantagem competitiva.

Pronto para criar uma estratégia certeira para conquistar o seu consumidor digital? Aproveite sua visita no nosso blog e compreenda agora a importância do relacionamento em redes sociais!

Receba os melhores conteúdos sobre a Qualitor!

Cadastre-se agora para receber nossa newsletter

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Share This