erros de atendimento ao cliente

Conheça os principais erros de atendimento ao cliente!

Um bom atendimento tem sido o principal diferencial das empresas para conquistar e fidelizar os consumidores. Para que isso aconteça, é muito importante conhecer os principais erros de atendimento ao cliente e evitá-los.

Neste artigo, listamos esses principais erros. Continue a leitura para descobrir como eles afetam a sua empresa e as melhores maneiras de evitá-los.

A importância do atendimento ao cliente

Em um mundo em que é cada vez mais fácil criar empresas, a competitividade aumenta. É importante que as empresas busquem se diferenciar das outras, e uma dica é oferecer um bom atendimento ao cliente.

O atendimento de boa qualidade coopera para a fidelização do cliente e faz com que ele se encante com a marca (estágio em que a empresa supera as expectativas do consumidor). O cliente encantado indicará a empresa a seus amigos e familiares, e isso é ótimo, porque a melhor propaganda é o boca a boca.

É simples concluir que o bom atendimento ao cliente gera benefícios para a empresa, pois ocorre o aumento das vendas (maior lucro), a fidelização e a atração de novos consumidores.

Além disso, um atendimento de boa qualidade desde o estágio inicial da venda/prestação de serviços reduz os custos da empresa com o retrabalho, já que não ocorrerá a insatisfação do cliente.

Os principais erros de atendimento ao cliente

Diante da importância que o atendimento ao cliente tem, é essencial que a empresa conheça os principais erros de atendimento, a fim de evitá-los. A seguir, saiba quais são eles.

Ter poucos canais de comunicação

Atualmente, as redes sociais estão entre os principais meios de contato com o público, afinal, é lá que as pessoas contam suas experiências em relação a um produto ou serviço.

Contar com esses canais de comunicação facilita não só a obtenção de dados a respeito de críticas e sugestões dos clientes, mas também o monitoramento da opinião dos consumidores em relação à marca.

Além disso, ter mais opções de canais de comunicação proporciona um contato mais próximo com os clientes e facilita a resolução de demandas.

Não se preocupar com o pós-venda

O pós-venda é um dos momentos mais importantes, pois mostra que a empresa se preocupa com os consumidores.

É essencial entrar em contato com o cliente para saber se ele gostou do produto ou do serviço prestado, além de checar se há alguma crítica ou sugestão. Esse feedback é necessário para a empresa analisar seus pontos fracos e buscar melhorá-los.

Não investir no treinamento da equipe de atendimento

Equipe não treinada e sem se atualizar é um erro básico que a empresa não pode cometer. Invista em treinamentos e atualizações periódicas a respeito das novas técnicas de atendimento. Essa atitude é primordial para o sucesso do seu atendimento, além de evitar o retrabalho gerado por clientes insatisfeitos.

Ignorar o feedback do cliente

Dê atenção ao feedback do seu cliente. Não adianta se preocupar com o pós-venda sem considerar as críticas e/ou sugestões dos consumidores.

Use o feedback como fonte de dados para verificar a imagem que os clientes têm da sua empresa. Importar-se com a opinião do consumidor demonstra empatia, e ele se sentirá bem tratado e acolhido pela empresa — e isso pode ser revertido em fidelização.

Não oferecer um atendimento personalizado

As pessoas são diferentes, logo, o atendimento deve ser personalizado. Isso demonstra preocupação por parte da empresa, e o cliente se sente especial com o atendimento recebido, facilitando sua fidelização — o que dificulta sua ida para a concorrência.

Não analisar indicadores de desempenho

É importante utilizar pesquisas de satisfação e informações do pós-venda para coletar dados a respeito da opinião do seu cliente em relação à empresa e aos serviços prestados.

Parafraseando Lewis Carroll, na obra “Alice no País das Maravilhas”, para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve. É essencial saber o que as pessoas acham do seu negócio para melhorar o atendimento ao cliente e outros serviços.

Como evitar os erros de atendimento ao cliente

Como já falamos, a satisfação do cliente é de extrema importância para o sucesso da empresa porque reduz os custos com o retrabalho e proporciona fidelização.

Um cliente insatisfeito é preocupante, pois ele para de consumir daquela empresa, migra para a concorrência e ainda pode fazer propaganda negativa, prejudicando a reputação da marca em questão.

Selecionamos informações importantes sobre como evitar os erros que abordamos anteriormente e oferecer um atendimento ao cliente de ótima qualidade. Confira!

Motive os funcionários

Os colaboradores são os clientes internos da empresa. É com eles que o público (seu cliente externo) terá o primeiro contato com a organização, logo, é essencial que os profissionais se sintam bem acolhidos e valorizados.

Isso fará com que eles exerçam o trabalho com alegria, afinal, um colaborador feliz atende melhor o público e produz mais — o que, consequentemente, gera mais lucros para a empresa.

Coloque-se no lugar do consumidor

Procure analisar a empresa pela visão do cliente. Pense em como ele gostaria de ser recebido, na melhor forma de atender o seu público, no diferencial que a empresa deveria ter para atrair os consumidores e em outros pontos.

Essa atitude ajudará você a sair da zona de conforto e evoluir o seu negócio. Colocar-se no lugar do cliente fará com que a empresa promova melhorias no atendimento — e isso, como explicamos, é fator primordial para se diferenciar no mercado.

Ofereça um atendimento personalizado

Os consumidores são diferentes uns dos outros, por isso, é importante que a empresa foque em um atendimento personalizado. Mesmo em um nicho específico, é possível diferenciar o atendimento de pessoa para pessoa.

O atendimento personalizado faz com que o cliente se sinta especial, pois nota que a empresa se preocupa com uma particularidade dele. Essa atitude tem como consequência o aumento da fidelização e da lucratividade.

É primordial que a empresa aplique as ações que elencamos neste post para diminuir a insatisfação do cliente e melhorar seu atendimento.

Se você gostou do nosso conteúdo sobre os erros de atendimento ao cliente e quer ficar por dentro de outras dicas, assine a nossa newsletter. É simples, rápido e de graça!

Share This
×