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Entenda porque o chatbot para conteúdo vai revolucionar o marketing

Escrito por Qualitor

Já reparou que uma revolução digital está em curso? Você pode apenas observá-la ou aproveitar para fazer parte dela. Imagine se, no ano de 2004, alguém nos dissesse que o Facebook revolucionaria o mundo todo? Ou que os apps transformariam a cultura para sempre em 2006? Pois bem: o chatbot para conteúdo é uma das ferramentas mais contundentes dessa transformação que acontece hoje, diante dos nossos olhos.

Trata-se de robôs automatizados, que ajudam as empresas a atenderem melhor seus clientes. Eles funcionam por meio da Inteligência Artificial e são capazes de resolver demandas simples, ainda que também auxiliem o atendimento humano nos aspectos mais complexos.

Neste artigo, abordaremos, entre outros conceitos, os principais benefícios que os chatbots trazem aos resultados digitais. Confira!

O chatbot como tendência do marketing de conteúdo

Segundo um relatório da Gartner, até 2020 os clientes realizarão 85% de suas interações com as empresas sem entrarem em contato com um funcionário, ou seja, elas acontecerão por meio de um sistema automatizado. Isso quer dizer que você tem pouco tempo para redefinir suas estratégias de marketing digital e aproveitar o incrível potencial do chatbot para conteúdo.

As empresas que já estão altamente orientadas para a inovação integram as melhores ferramentas de marketing digital e classificação de leads às suas plataformas. Assim, o uso dos chatbots é potencializado.

Isso porque tal integração possibilita uma compreensão de todo o caminho percorrido por um lead até sua conversão, assim como de quanto os chatbots contribuem para tanto. Essa tendência é, sem dúvidas, uma das maneiras mais interessantes de visualizar a jornada do cliente, fazendo com que a marca fortaleça seus processos de venda.

Portanto, quando a tecnologia das plataformas de chatbots é aliada às estratégias de marketing digital, torna-se possível contar com uma fonte adicional e inteligente de distribuição de conteúdo.

A revolução do mercado com o chatbot                   

Um dos maiores desafios na busca pelo engajamento é obter a atenção dos leitores. Afinal, como conquistá-los? A resposta é simples: deixando-os à vontade para lerem o que quiserem e oferecê-los interatividade por meio de escolhas e do “call to action” (CTA). A chave é a personalização do conteúdo.

No entanto, tudo está relacionado à atenção. Na era da transformação digital e da informação, à medida que os conteúdos são produzidos e disponibilizados, a atenção dos usuários se torna mais escassa. O que a informação requer, na verdade, é a própria atenção de quem a consome.

Os benefícios do chatbot para conteúdo

Quando imaginamos um bot, logo o associamos a algo impessoal, frio e distante, certo? Porém, não se trata de nada disso. Acredite: a revolução #chatbotparatodos está em curso e você precisa fazer parte dela! A seguir, confira os principais benefícios do chatbot para conteúdo.

Maior engajamento dos leitores

A solução é muito interessante para os profissionais envolvidos com a produção de conteúdo, pois reúne mensagens em tempo real do público e possibilita a compreensão dos tópicos que os usuários mais procuram (ou sobre os quais têm dúvidas). É por esse motivo que os chatbots são excelentes alternativas para gerar um maior engajamento dos leitores.

Quando você envia mensagens instantâneas e próximas, as pessoas tendem a lê-las e respondê-las quase imediatamente. Isso eleva as taxas de resposta e pode estar relacionado à novidade de conversar com bots, uma vez que o canal não está saturado. Assim, o quanto antes você investir nessa estratégia, melhor será o aproveitamento dos resultados.

Experiência melhor para o usuário

O chatform, por exemplo, é um formulário preenchido em uma conversa normal entre o seu cliente e o bot. Dessa maneira, com perguntas simples, intuitivas e objetivas, é possível obter dados importantes para descobrir quem são seus consumidores, como eles chegaram até a marca e o que desejam.

Além do mais, você consegue ter uma medida correta do público com os chatforms, por meio de informações que dificilmente seriam obtidas de outra maneira. Assim sendo, serão descobertas as seguintes questões:

  • para quem a marca vende mais;
  • quais itens estão parados ou têm mais giro;
  • quais são os perfis de público impactados pelo seu conteúdo.

Portanto, o chatbot para conteúdo proporciona uma experiência mais personalizada e amparada em dados fornecidos pelo próprio usuário. Não é incrível?

Envio de conteúdos para leitores segmentados

Com a finalidade de engajar os leitores, devemos pensar em como personalizar o conteúdo. De que maneira um artigo pode ser customizado? Talvez o primeiro pensamento que vem à mente quando falamos de comunicação digital em massa seja o disparo de e-mails em lote.

Nesse caso, temos a possibilidade de segmentar os destinatários e enviar conteúdos diferentes para cada grupo de destino. Entretanto, ainda que seja um grupo relativamente uniforme, as pessoas têm suas diferenças, ou seja, não são todas iguais.

Agora, exercite sua imaginação e pense no usuário interagindo com conteúdos por meio de uma interface parecida à de uma sessão de chat, com respostas escritas e algumas alternativas.

Diante disso, o material é produzido em tempo real, de acordo com as escolhas do leitor. Por fim, o resultado é um texto 100% personalizado, seja ele um artigo, um capítulo de um manual ou até uma página!

Interatividade dentro do conteúdo

Muitas marcas já fazem uso da solução, disponibilizando no Facebook Messenger um chatbot para distribuir conteúdos e dar suporte. Além de fazer com que as compras de seus usuários sejam personalizadas e rápidas, a estratégia facilita a comunicação com o cliente.

As conversas em aplicativos de mensagens instantâneas envolvem a característica da interação. É exatamente por esse motivo que as empresas começaram a testar chatbots, com a finalidade de entregar conteúdos personalizados e sob demanda.

A rede de supermercados Whole Foods Market, por exemplo, envia o conteúdo do qual seus clientes precisam ao comprar ingredientes para suas receitas. O objetivo é um só: melhorar a experiência de compra de seus consumidores. Para tanto, a rede usa um chatbot de conteúdo de culinária e o entrega por meio do Facebook Messenger.

Então, caso você queira adotar a mesma estratégia de marketing, conseguirá combinar palavras e ícones, além de enviar emojis relacionados ao negócio. Para ajudar, o bot indicará as sugestões mais adequadas, incluindo links para direcionar a conteúdos relevantes que aumentarão o tráfego do blog.

Como vimos, o chatbot para conteúdo tem ganhado popularidade no mundo todo. Trata-se de uma tendência que ainda não é muito comum, mas gera inúmeros benefícios para qualquer que seja a sua estratégia de marketing digital. 

Interessou-se pela ferramenta? Conheça mais sobre o chatbot para conteúdo do Intelichat, nosso parceiro em estratégias de publicação interativa!

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