Entenda como um chatbot online pode contribuir com o atendimento médico

A área de saúde definitivamente tem se beneficiado da tecnologia de diversas formas, mas especialmente por meio da utilização de software de atendimento para auxiliar médicos e pacientes. Tanto é que a estimativa é que em pouco tempo, suportado pela inteligência artificial (IA), o chatbot online vai aliviar a carga dos profissionais médicos em relação a desafios de gerenciamento e administração rapidamente solucionáveis.

Dessa forma, os chatbots têm causado grande impacto na nossa percepção de interação com as pessoas. Entretanto, qual é a sua promessa em termos de experiência para os clientes? Será que os bots vão substituir os apps por completo? E quais são as vantagens e o potencial desses robôs para o setor de saúde? Confira a resposta para todas essas perguntas em nosso post!

O que é um chatbot online?

Talvez você já tenha ouvido falar no termo “bot” ou “chatbot”, certo? Isso porque ultimamente eles têm dominado os dispositivos móveis e computadores, e você mesmo já deve ter tido algum tipo de interação com eles.

O chatbot online é um software de atendimento que reproduz conversas simples, e, até mesmo, algumas mais complexas. Essa solução (o termo “chat”, de “conversa”; e “bot” — ou “robot” em inglês —, de “robô”) faz a simulação de conversas idênticas às humanas. Por sua vez, os chatbots já são realidade em vários serviços, como Telegram e Skype, e chegaram agora nos quase um bilhão de usuários no Messenger do Facebook.

Diante da possibilidade que a tecnologia nos oferece em nosso dia a dia, acabamos por desejar a mesma comodidade para os demais aspectos de nossas vidas, o que inclui o atendimento na área da saúde. Entretanto, querer essa possibilidade não significa o mesmo que sugerir que o profissional seja substituído pelos chatbots.

Como funciona esse software de atendimento?

Também chamado de assistente virtual, o chatbot online faz o papel do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para uma empresa, uma vez que ele pode enviar notícias personalizadas sobre diversos assuntos, ajudar a fazer compras no ambiente online, entre outros serviços.

Porém, por mais incrível que tudo isso seja, é muito importante reconhecer também os limites dos chatbots. Ainda não é possível, por exemplo, conversar com alguém pelo WhatsApp e descobrir que, na verdade, estava interagindo com um robô. 

A inteligência artificial por trás dos avanços tecnológicos que estamos vivenciando não é tão evoluída a ponto de nos enganar. Por isso, é fácil perceber quando estamos nos comunicando com sistemas — é algo parecido com as gravações de bancos pelo telefone, por exemplo.

Sendo assim, eles nunca conseguirão substituir a atuação de um profissional de saúde, mas, sim, tornar a prestação de auxílio cada vez mais eficiente. O chatbot online, por exemplo, tem capacidade de executar um trabalho de acompanhamento diário em grande escala, o que talvez seja impossível para um ser humano realizar.

Outro ponto relevante que devemos observar é a questão híbrida, uma vez que nem tudo é capaz de ser solucionado por um software de atendimento. Enquanto os robôs resolvem as demandas mais básicas, as tarefas mais complexas ainda precisam de intervenção humana para serem solucionadas — o que não diminui a importância e o impacto dos chatbots na interação com os clientes.

Quais são as aplicabilidades do chatbot online para o setor da saúde?

De fato, atualmente, a tecnologia ainda preenche um papel relativamente tímido na área da saúde, mas com a adoção de mais técnicas de telemedicina por parte dos provedores, essa realidade deverá mudar em breve. Em seguida, vamos mostrar algumas das principais aplicabilidades do chatbot online no setor da saúde.

Atendimento inicial

Esse software de atendimento é capaz de fazer parte do trabalho de triagem associado à queixa inicial do paciente. Ele o faz com o auxílio da identificação, se algo está errado, e, a partir disso, conduz a pessoa ao atendimento com seu médico particular ou convênio.

Dúvidas sobre doenças

Funciona de forma simples: os usuários podem perguntar sobre uma série de doenças, e o bot fornecerá as respostas — elaboradas por profissionais especialistas sobre o assunto. E, após a interação virtual, caso a pessoa ainda deseje conversar diretamente com o médico, o bot fará essa conexão.

Deficiência visual

No intuito de facilitar a vida de pessoas com deficiência visual, o avanço da tecnologia desenvolveu aplicativos que, por meio de algoritmos, têm a capacidade de:

  • ler textos;
  • descrever o ambiente para o usuário;
  • reconhecer rostos e objetos, como notas de dinheiro, produtos de supermercado;
  • notificá-los sobre obstáculos.

A notícia boa é que todos esses algoritmos são capazes de aprender ainda mais com o tempo, o que proporciona avanços na inclusão e acessibilidade.

Informações sobre medicamentos

O assistente virtual incorpora ao serviço de chatbot online um suporte parecido com o de assistentes para profissionais de saúde. Por exemplo, ele é capaz de auxiliá-lo acerca de informações referentes a algum medicamento específico prescrito durante a amamentação.

Resultados de exames

Nos dias de hoje, já existe uma enfermeira virtual baseada em avatar, que realiza a conexão de pacientes ao aconselhamento clínico, a fim de avaliar sua condição e dar uma sugestão do acompanhamento mais adequado.

Pelo mesmo lado, existem casos de chatbot online que possibilitam aos usuários a conversa com um médico e o envio de cópias de resultados de laboratórios e até de fotos, para ver se um problema necessita de cuidados adicionais e se requer uma visita ao especialista ou clínico geral.

Por fim, essas soluções são capazes de dispensar as equipes de clínicas e hospitais de executarem tarefas repetitivas, e isso permite que elas voltem o foco para atividades mais estratégicas. Além disso, trazem economia à medida em que diminuem o número de visitas a consultórios médicos. Outra vantagem é a colaboração com restrições orçamentárias e de pessoal que eventualmente o estabelecimento de saúde possa passar.

Vimos que um chatbot online no setor da saúde é um chatbot online / software de atendimento que tem um potencial enorme de ajudar tanto profissionais quanto pacientes. Isso, de fato, expande a continuidade de um atendimento humano — mas nunca o substitui, vale lembrar.

Se você gostou deste artigo e quer ficar por dentro do movimento #chatbotparatodos, leia também as vantagens de um sistema de atendimento ao cliente humano com chatbot.

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