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Entenda as vantagens de usar chatbots para wordpress

Escrito por Geraldo Guazzelli

O uso de chatbots em sites passou de tendência para realidade em pouco tempo. Essa tecnologia tem sido bastante utilizada para agilizar o atendimento ao cliente e para tornar a navegação mais fácil. Um motivo para a sua popularização é a implementação: os chatbots para WordPress, por exemplo, podem ser instalados rapidamente e trazem benefícios para os negócios.

Vamos, então, conhecer em detalhes o que são chatbots e como eles podem ser integrados ao seu site. Além disso, vamos também entender o que é WordPress e por que ele é tão utilizado. Vamos lá?

Quais as vantagens do WordPress?

Criado em 2003, o WordPress é hoje a principal ferramenta de gestão de conteúdo na internet. Basicamente, ele permite a criação e o gerenciamento de sites em um painel gráfico intuitivo, facilitando a atualização do conteúdo sem precisar editar códigos. Em sites de notícias, por exemplo, o WordPress é o padrão mais utilizado por permitir que usuários sem conhecimentos técnicos publiquem novos textos com facilidade.

Entre outras vantagens, os plugins do WordPress facilitam e muito a vida do usuário. Por meio deles, funcionalidades desenvolvidas por terceiros são facilmente adicionadas ao site sem programação ou com configurações simples. Ferramentas de SEO, por exemplo, melhoram o posicionamento do site em mecanismos de busca com configurações feitas no próprio texto. Assim, não há necessidade de editar o HTML para inserir ou editar tags diretamente.

Da mesma forma, existem opções de chatbots que podem ser instaladas com facilidade. Claro, nem todos são simples plugins de perguntas e respostas e podem exigir treino especial para que funcionem da forma esperada. Antes de entrarmos nos detalhes dessa ferramenta, é preciso entender os porquês de se utilizar um chatbot.

Quais as vantagens dos chatbots?

Em linhas gerais, um chatbot é uma ferramenta de chat baseada em regras de inteligência artificial para responder perguntas de usuários. Pela sua simplicidade e eficiência, o uso de chatbots tem diversas vantagens interessantes e algumas das mais importantes estão explicadas abaixo.

Atendimento ao cliente

Os chatbots são muito utilizados para agilizar o atendimento ao cliente. Atualmente, quando entramos no site de uma empresa, é comum escutarmos um alerta de uma janela de bate-papo — esse é um exemplo de uso de chatbot.

Para lidar com questões mais simples, essa tecnologia reduz a demanda pelo serviço de atendimento ao cliente e responde com maior agilidade. Em questões mais complexas, o bot pode acionar um atendente para dar continuidade na comunicação com o cliente.

Como diferencial, o uso de chatbots viabiliza atendimento ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana. Por ser uma solução automatizada, ela pode cobrir os horários de descanso dos profissionais responsáveis por essa função, evitando frustrações de clientes que procuram ajuda fora do horário comercial. Isso pode ser um diferencial e tanto para a sua empresa.

Mais acessibilidade

Atualmente, as boas práticas de desenvolvimento de sites exigem que as páginas sejam acessíveis. Ou seja, é preciso que o conteúdo seja apresentado de forma clara para todos os usuários, visando melhorar a sua experiência de uso. Nesse sentido, os chatbots ajudam na interação do usuário com a página, tornando mais fácil o acesso ao conteúdo desejado.

Por manter um “mapa” de todos os links do site, o chatbot pode perguntar ao usuário o que ele deseja e direcionar com precisão para o conteúdo desejado. Assim, a navegação se torna mais ágil e precisa. Para pessoas com dificuldades motoras ou visuais, essa tecnologia pode também facilitar o acesso, tornando a navegação mais interativa.

Mais dados sobre os clientes

Atualmente, dizem que o dado é o novo petróleo. Saber mais sobre os seus clientes ajuda a direcionar melhor os negócios para aumentar as conversões. Por exemplo, em páginas de baixo acesso de um site, o chatbot pode pedir ao usuário o preenchimento de uma pesquisa sobre a qualidade da página visualizada. Dessa forma, é possível encontrar pontos de melhorias sem ser invasivo com o cliente.

Além disso, os chatbots armazenam dados sobre as suas conversas com os clientes e os computam para análise gráfica. Como resultado, pode-se encontrar problemas com facilidade e saber em detalhes as dúvidas encontradas pelos clientes durante a navegação. Isso ajuda no processo de otimização do site como um todo.

Simplicidade e baixo custo

Uma grande vantagem dos chatbots para WordPress é o preço. Implementar essa tecnologia é algo simples e que não requer conhecimentos técnicos. Na verdade, existem diversos plugins que podem ser instalados com apenas alguns cliques. Dessa forma, a implementação de um chatbot em WordPress consiste na calibragem da ferramenta, adicionando as informações que serão exibidas aos clientes.

Muitas empresas mantêm em seus sites páginas com perguntas frequentes, por exemplo. Esse material pode ser o pontapé inicial para configurar o bot e incluir respostas para as principais dúvidas dos clientes.

Além da sua simplicidade, os chatbots costumam ser fornecidos por meio de assinaturas mensais com preços acessíveis. Por exemplo, o IBM Watson Assistant oferece plano gratuito para usuários básicos e planos avançados para quem precisa de mais opções.

Principais plataformas de inteligência artificial

O WordPress pode ser integrado com diferentes plataformas de inteligência artificial para a criação de chatbots, integrados às bases de dados hospedadas na nuvem. Assim, o bot desenvolvido é capaz de aprender como fazer o melhor atendimento e oferecer a informação mais relevante de acordo com o contexto. Atualmente, plataformas como IBM Watson, Microsoft Azure e Google Dialogflow são as mais aplicadas nesse tipo de solução.

IBM Watson

IBM Watson foi criado em 2011 e a sua primeira aparição foi no “Jeopardy”, popular programa de perguntas e respostas dos Estados Unidos. Atualmente, a plataforma engloba APIs de desenvolvimento com diferentes finalidades, como computação em nuvem e processamento de linguagem natural. Por meio da API Conversation, pode-se criar um chatbot em português rapidamente e sem custo, com flexibilidade para definir as respostas da inteligência artificial.

Microsoft Azure

Microsoft Azure é a plataforma de nuvem da Microsoft, com recursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina. De forma semelhante ao IBM Watson, a Microsoft oferece APIs que podem ser adicionadas aos projetos de forma simples, incluindo uma solução de chatbot. Para alimentar a inteligência artificial com respostas, é necessário manter um banco de dados hospedado no servidor de nuvem da empresa.

Google Dialogflow

Dialogflow é uma solução criada pelo Google para chatbots empresariais. A ideia por trás da plataforma é tornar a criação de bots mais simples, mesmo para quem tem pouca experiência com tecnologia. Com suporte a 30 idiomas, ela utiliza a API de reconhecimento de voz do Google e tem integração com ferramentas concorrentes, como da IBM e da Microsoft.

Por onde começar?

Para começar a trabalhar com chatbots para WordPress, é importante também ter parceiros que conhecem dessa tecnologia. Apesar de existirem opções mais simples, o processo de implementação exige que o sistema seja treinado e calibrado para dar as respostas corretas, algo nem sempre tão simples.

Na Qualitor, acreditamos na campanha #chatbotparatodos. Por isso, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe para saber por onde começar.

Sobre o autor

Geraldo Guazzelli

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