Entenda as vantagens da automação de vendas para imobiliárias

A automação de vendas pode trazer importantes contribuições para imobiliárias que estão vendo a forte concorrência de grandes redes e as variações econômicas minando suas oportunidades de negócios.

Redução de custos operacionais e entrega de experiências memoráveis, por exemplo, são alguns benefícios que podem ser percebidos em sua incorporação, mas não para por aí. Com uma infraestrutura automatizada, as imobiliárias podem se dedicar àquilo que realmente conquista seus potenciais clientes: o relacionamento.

Neste post trazemos um panorama de como as automações de vendas podem potencializar os resultados do negócio. Confira.

Gestão de dados com um Customer Care

Processos que envolvem a compra, a venda e o aluguel de imóveis são complexos, pois abrangem diferentes setores e especialistas, do corretor ao responsável financeiro, por exemplo.

Com isso, um sistema de atendimento aos clientes permite criar um workflow automatizado e eficiente que pode alertar os envolvidos sobre o cumprimento de suas etapas, os documentos a serem anexados e os contatos que precisam ser realizados.

Quando o processo é sistematizado e inserido em um software, sua performance fica registrada e pode, inclusive, ser analisada posteriormente para a promoção de melhorias.

Mas um sistema de Customer Care é ainda mais amplo nesse sentido e oferece outras soluções voltadas à satisfação do cliente que podem agilizar o atendimento e as vendas.

Soluções de autoatendimento, conexão com redes sociais e pesquisas de satisfação automatizadas permitem dinamizar o relacionamento com os clientes de uma imobiliária, que pode receber informações e fazer pedidos da forma mais conveniente para o público.

Apoio mobile

Uma das etapas desse tipo de venda envolve a visita dos imóveis, e nesse momento, as considerações e informações que o cliente pode entregar podem ser muito valiosas para aumentar as chances de conversão da venda.

Um customer care que ofereça acesso aos corretores via mobile permite o correto registro desses dados, que podem incluir fotos e gravações em voz.

Uso de chatbot no atendimento

Os chamados bots também podem assumir algumas etapas da gestão do relacionamento com o cliente, como qualificar a pesquisa de imóveis disponíveis e executar algumas tarefas de apoio para tornar uma imobiliária mais eficiente e inovadora.

Eles podem, por exemplo, serem programados para orientar clientes quanto às documentações necessárias para a compra de imóveis, realizar o cadastramento de apartamentos e casas à venda, otimizar a agenda de visitas de um corretor, entre outros.

Outro ponto importante é que os chatbots podem ser inseridos em centrais de atendimento e atuar de forma ininterrupta. Ou seja, mesmo fora do horário comercial, podem tirar dúvidas dos clientes, fazer agendamentos e garantir novas oportunidades de negócios.

Com essa automação do atendimento, alguns custos também podem ser poupados, o que pode diminuir as despesas mensais de uma imobiliária com recursos humanos e adicionais no salário, além, é claro, de aumentar o índice de qualidade dos atendimentos.

Aumento da qualidade dos serviços oferecidos

As automações podem utilizar bases de dados para a execução de suas tarefas. É o caso do uso das informações de um software de gerenciamento de clientes para a criação de listas de prospecção ou de relacionamento.

Um sistema pode apontar, por exemplo, quais clientes estão com contratos de aluguel próximos de seus vencimentos. Com isso, é possível utilizar a automação de e-mail marketing para sensibilizar gradativamente sobre a importância de renovar o contrato, quais as etapas do processo e o que é preciso providenciar.

Antecipando a orientação dos clientes, quando chega o momento de realizar tais renovações ou alterações contratuais, a execução das burocracias necessárias será muito mais eficiente e clara, o que aumentará consideravelmente a satisfação da base de usuários.

Otimização dos processos com automação de vendas

Como dito na introdução deste post, imobiliárias precisam lidar com processos complexos e cheios de detalhes e prazos a serem cumpridos.

Falhas e atrasos nos processos podem gerar novas despesas, insatisfações dos clientes e até a inviabilização dos negócios, o que para a imagem de uma imobiliária pode ser muito ruim.

Em um mercado em que existem concorrentes fortes, garantir a eficiência dos processos é fundamental para conquistar novos clientes a partir da indicação de outros.

Organização do fluxo de oportunidades

Com um software de atendimento que ofereça soluções de automatização, uma imobiliária também pode criar um fluxo para captação de novos clientes, nutrição, qualificação, conversão e gerenciamento do relacionamento.

Para isso, deve usar seus relatórios a fim de, primeiramente, identificar o perfil de seus compradores e suas necessidades. Após, é necessário criar estratégias para atrair tal público segmentado.

Entre essas estratégias, inclusive, está o uso, mais uma vez, da automação de e-mail marketing, que vai gerar informações e interações frequentes com potenciais clientes.

Ao longo desse processo, aqueles com maior probabilidade de negócios, ou seja, os chamados leads qualificados, serão destacados dos demais e poderão ter uma abordagem mais incisiva em relação às possibilidades de negociação.

Tal medida garante, inclusive, que a equipe de vendas seja mais eficiente, dedicando seus esforços primeiramente para aqueles que tenham maior probabilidade de fechar negócios.

Os dados de contatos também serão mantidos, mas nesse caso, com o uso de automações que mantenham o relacionamento frequente e o envio de informações e gatilhos que, oportunamente, demonstrarão a mudança no seu processo de decisão de compra.

Melhoria da gestão financeira e administrativa da imobiliária

A automação pode trazer benefícios para os processos administrativos e financeiros da imobiliária, como no caso da emissão de boletos para pagamentos de aluguéis ou taxas de condomínios.

Ela também pode realizar cálculos sobre a inadimplência de contratos e fazer a análise de negócios e relacionamentos realizados. Isso garante que a administração do negócio fique mais produtiva, identifique pontos de melhorias e crie novos processos, como a régua de cobrança.

A régua de cobrança, aliás, também pode ser automatizada, já que consiste em fazer contatos regulares com os clientes para garantir o bom pagamento de suas parcelas. Os primeiros contatos, que são preventivos, podem ser realizados pelo envio automatizado de SMS indicando a próxima data de vencimento.

Posteriormente, ligações podem ser realizadas pelos bots indicando as medidas a serem tomadas para a emissão do boleto após o vencimento. Na sequência, um contato do corretor ou do responsável financeiro pode garantir o agendamento de uma data para a regularização da pendência.

Novos contatos automatizados explicando as despesas extras com multas e juros podem ajudar na conscientização do inquilino, garantindo que novas incidências de atrasos não ocorram.

Por fim, a régua de cobrança automatizada também pode inserir um informe sobre o recebimento do pagamento e a menção de que o contratante está em dia com suas obrigações.

Como vimos, a automação de vendas para imobiliárias pode deixar o negócio mais ágil e eficiente, pronto para se destacar da concorrência. A sua imobiliária tem sentido os efeitos de outros modelos de negócios no mercado, como aplicativos para o aluguel temporário de imóveis? Deixe seu comentário.

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