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Descubra a importância do estudo de mercado para o líder de PO

Escrito por Qualitor

Geralmente com papel de liderança, o PO (Product Owner) é aquela pessoa que representa autoridade sobre um produto ou serviço dentro da organização. Tendo um perfil analítico, ele precisa compreender muito bem o mercado e as necessidades da própria instituição — e é nesse sentido que um estudo de mercado pode ser muito útil.

Então, se você já ocupa um cargo de liderança e está buscando inovar e se destacar dentro da empresa, este material foi feito para você! Continue a leitura e entenda como adotar o estudo de mercado para exercer suas atividades com mais qualidade.

O que é estudo de mercado?

Basicamente, trata-se de um conjunto de pesquisas que permite a você analisar como está o seu negócio, e a sua concorrência de modo geral, além da percepção da sua marca por parte dos clientes.

Esse material costuma ser criado antes mesmo de se colocar a organização em prática, mas pode (e deve) ser refeito depois, durante todo o seu processo. Nesse sentido, para elaborar uma verificação de qualidade, considere as seguintes questões:

  • defina previamente um objetivo específico para a pesquisa;
  • elabore as perguntas de acordo com o cenário atual, trazendo questões do seu dia a dia para essa pesquisa;
  • conheça o público — você pode encontrar respostas para suas dúvidas e como conhecer melhor o cliente, para trabalhar em cima das solicitações dele;
  • conheça os concorrentes — use ferramentas para analisar o que os seus concorrentes estão fazendo ou faça uma investigação a partir de um atendimento oculto;
  • direcione um nicho — vale mais fazer uma pesquisa para cada ponto que precisa de uma coleta de dados do que realizar uma com diferentes públicos;
  • Toda essa análise se dá com dados qualitativos, quantitativos, entrevistas pessoais e grupo focal. Seus métodos se dão por meio de formulários — sejam eles on-line, sejam presenciais.

O que esse estudo pode oferecer?

A seguir, vejamos com mais detalhes a importância de incluir essa estratégia nos seus negócios, a fim de obter crescimentos efetivos.

Mapeamento das oportunidades

Um dos objetivos do estudo de mercado é justamente a possibilidade de analisar (com dados concretos) os cenários possíveis e montar uma estratégia de acordo com o que lhe for apresentado na pesquisa. Afinal, como saber onde o seu time precisa chegar sem entender as suas atuais oportunidades?

Por mais que o seu conhecimento sobre o produto ou serviço seja completo, é necessário fazer pesquisas de tempos em tempos e conferir se a empresa ou seu time estão bem alinhados aos negócios. Assim, esse material servirá como um mapa para que o líder de PO consiga passar os sprints necessários à sua equipe.

Compreensão das dores dos usuários

Além de entender o cenário em que a empresa está inserida, um bom estudo de mercado permite que você compreenda melhor as dores dos seus clientes. Até porque a melhor forma de entendê-los quanto a isso é perguntar, certo?

Você tem grandes chances de elevar as taxas de satisfação dos consumidores com essa prática. Em primeiro lugar, porque, por si só, ela já demonstra interesse por parte da empresa. Além disso, a partir das questões apresentadas você poderá trabalhar em soluções específicas, sabendo exatamente o que e onde ajustar, conforme as solicitações feitas por eles.

Análise dos concorrentes

Além de realizar pesquisas com o seu público atual ou possíveis clientes, a fim de melhorar os seus serviços, um estudo de mercado permite também uma compreensão de como estão os seus concorrentes, para que você implemente ações melhores na sua empresa. Quanto a isso, inclua na sua investigação:

  • quem são os concorrentes;
  • quais diferenciais eles têm em relação aos seus serviços (ou produtos);
  • quais são os pontos fortes e fracos deles;
  • quais canais de atendimento são usados, e como.

Após essa análise da concorrência, por fim, é chegado o momento de desenvolver novas técnicas que a superem.

Desenvolvimento de novas técnicas

A partir de tendências encontradas por meio do estudo de mercado, você tem a possibilidade de adaptá-las ao contexto da sua equipe de acordo com os processos internos da sua empresa.

Isso é fundamental para um líder de PO, cujo objetivo é justamente o de encontrar soluções para agregar melhorias aos produtos ou serviços da sua organização — e, quem sabe, a partir dessas investigações, receber outras responsabilidades com o objetivo de crescer lá dentro.

Análise precisa de dados

Além de dados qualitativos, também é possível agregar informações quantitativas nessa estratégia. Para isso, inclusive, nem sempre é necessário que o líder crie as questões do zero. Dependendo do seu segmento e necessidade, é possível consultar pesquisas prontas e adaptá-las, caso prefira.

Aquelas relacionadas ao comportamento ou satisfação do cliente, porém, devem ser vistas mais de perto, com dados reais da sua empresa. Afinal, somente assim se pode trabalhar com um atendimento personalizado em cada uma das dores apresentadas por eles.

Além disso, não é preciso criar pesquisas enormes; pode ser feito algo mais simples, direto ao ponto. E o perfil analítico do líder é bem útil nesse sentido, já que ele terá uma noção prévia de quais pontos deve abordar. Ainda, vale destacar que esse estudo pode facilmente ser aplicado sempre que houver necessidade — o que é bem importante, já que o comportamento dos clientes e demais ações planejadas da organização devem ser constantemente avaliadas.

Tomada de decisões mais consciente

Agora que você tem em mãos as informações mais importantes, é chegada a hora de analisar e criar uma estratégia de ação mais concreta, não apenas com base no “achismo”. Além, é claro, da possibilidade de aplicação rápida das soluções encontradas.

Com dados reais, fica muito mais fácil assumir uma posição certa diante das suas demandas, e o estudo de mercado é criado justamente para direcionar o foco ao que realmente é relevante. Por isso, se você quer criar desempenhos melhores, aposte nele.

Como usar o estudo de mercado dentro da liderança?

Por fim, não basta apenas encontrar as soluções certas a partir desse estudo. Após a implementação das melhorias, a empresa precisa ter, de fato, retornos positivos sobre elas. Estamos falando do Return Over Investiment, ou ROI. 

Esse é o principal indicador-chave que o líder de PO deve usar para mensurar se o retorno com esses estudos de mercado, de fato, traz resultados para a empresa. Grosso modo, ele é capaz de ajudar os gestores a identificar onde e quais processos estão funcionando melhor, e como ajustar os demais. 

Aplicar essa análise na gestão de pessoas é um pouco mais complexo, mas de extrema relevância para se fazer um balanço sobre as estratégias adotadas na organização. Além de permitir a redução de custos durante todo o processo.

Então, gostou da leitura? Compreendeu a importância do estudo de mercado para o crescimento tanto da sua posição de liderança quanto dos processos da sua empresa, ou sobrou alguma dúvida? Deixe-nos o seu comentário!

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Qualitor

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