Customer care: o que é e qual sua importância

Primeiro de tudo, sabemos que a relação entre clientes e empresas é crucial. Afinal, é através desse relacionamento duradouro onde a empresa consegue gerar competitividade no mercado, marcar bons índices de qualidade entre a concorrência e, não menos importante, ser uma marca bem vista.

Logo, o primeiro passo para conquistar esses processos, é no atendimento. Isso porque o primeiro contato de uma pessoa com a sua empresa pode definir se ela continuará com a sua marca ou não.

Para evitar que isso aconteça, e também para otimizar ainda mais os canais comunicativos e a forma em que a mensagem é enviada às pessoas, percebemos a devida importância do customer care, que trata exclusivamente de um atendimento diferenciado e humanizado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post e tire todas as suas dúvidas sobre o método!

Afinal, o que é o customer care?

Em geral, podemos definir que customer care é uma prática de atendimento direcionada ao cliente. No entanto, esse atendimento está pautado na importância do tratamento e dos cuidados que a empresa deve ter com todos aqueles que interagem com o negócio durante a sua passagem pelo funil de vendas.

Em outras palavras, a proposta do customer care é realmente fomentar uma conexão emocional com os consumidores do produto ou da marca, buscando gerar mais contentamento e satisfação. Dessa forma, a probabilidade de reter clientes é ainda maior.

Por que o customer care é importante para a empresa?

Conforme percebemos, a função do customer care vai muito além de simplesmente atender o seu cliente. É necessário saber entender e ouvir as principais necessidades dos clientes, coletando feedbacks e elaborando estratégias mais aprofundadas para otimizar o atendimento.

De forma prática, o customer care oferece características importantes para a empresa, como por exemplo:

  • Proatividade;
  • Pensamento inovador;
  • Empatia;
  • Inteligência emocional;
  • Habilidade de escuta;
  • Abertura para ouvir feedbacks;
  • Entre outros.

Como aumentar a satisfação do cliente com o customer care?

Agora que você já sabe a importância do customer care para o atendimento e, consequentemente, na satisfação do cliente, vamos conferir algumas dicas para aumentar ainda mais essa satisfação do cliente através do atendimento:

1. Ambiente de trabalho inovador

Antes de tudo, a primeira dica que podemos citar para começar a compreender o que é o customer care, na prática, é simplesmente olhar para dentro! Essa prática pode até soar um pouco contraditória, porém, a experiência dos colaboradores é uma base para a experiência do cliente.

Afinal, se os funcionários internos de uma empresa não estão satisfeitos com seus postos de trabalho, quem dirá os clientes ficarão felizes com os produtos e serviços ofertados. Por esse motivo, é necessário preparar a equipe, investir em um ambiente com mais liberdade, proatividade e inovação.

2. Invista na experiência omnichannel

Caso você não saiba, a experiência omnichannel é a praticidade dos clientes poderem entrar em contato com uma empresa através de diversos canais comunicativos.

Eles podem ser e-mails, telefones de contato, chats, mensagens no site, números de WhatsApp, entre outros. Além disso, também é crucial investir em um suporte, pois mesmo no pós venda, precisamos garantir a qualidade no atendimento e nos serviços prestados.

Gostou desse artigo? Agora que você já conhece o conceito e a importância do customer care para a sua empresa, que tal conhecer as nossas soluções? Fale conosco agora mesmo e saiba como podemos otimizar e qualificar o atendimento da sua empresa.

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