Custo de escalações no atendimento ao cliente

Negócios que estão passando por períodos de crescimento, seja controlado ou em um ritmo acelerado, precisam atentar para vários quesitos que não causem sobrecarga nos departamentos, o que pode gerar perda da qualidade do que é entregue.

Uma dessas áreas que merecem atenção é o contato com o cliente. Quando empresas passam por escalações no atendimento ao cliente, é preciso atentar a alguns pontos para garantir que os clientes sejam bem assistidos e também para evitar altos custos nesse processo de expansão.

Listamos alguns pontos que podem te ajudar a entender melhor os custos, ou como fugir deles, no processo de realizar escalações em seu atendimento!

Antes de tudo, realize um planejamento

Quando seu departamento de atendimento passa a ter um grande fluxo de demanda, é preciso realizar escalações para garantir que todos os clientes sejam atendidos da melhor maneira possível.

Isso pode envolver custos com mais atendentes, novos processos que precisam ser implantados e com ferramentas que ajudem a realizar uma melhor gestão dos contatos realizados, seja para tirar dúvidas, abrir chamados de problemas ou dar suporte no pós-venda.

Para realizar esse processo de maneira que evite custos desnecessários ou muito altos, é preciso realizar um planejamento com os principais pontos que serão impactos com a escalação do atendimento.

Ao identificá-los, os gestores devem encontrar soluções práticas conforme as melhorias necessárias que foram identificadas, seja através de novos processos na maneira de atender, realizando treinamentos capacitivos que melhorem a agilidade e criando metas para manter o desempenho ideal de sua equipe.

Mapeie processos e os automatize

Para ter processos eficazes e eficientes é preciso realizar um mapeamento completo de como atendimento é feito, os canais utilizados e seus desempenhos atuais e quais os gargalos que podem impactar negativamente na qualidade do atendimento oferecido.

Quando os colaboradores compreendem os processos claramente, o atendimento fica mais ágil e com melhor qualidade, já que tudo é feito de forma mais natural e intuitiva, permitindo que eles ofereçam as melhores soluções em cada caso.

Após ter os processos claros e definidos, uma maneira de realizar escalações no atendimento é encontrar ferramentas que permitam a automatização de processos, o que garante mais agilidade nos contatos com o cliente e facilita a gestão de trabalho de colaboradores com alta demanda.

Seja no gerenciamento dos processos internos, como abrir chamados, fazer solicitações para outros departamentos ou guardar informações importantes. Isso pode ser feito muito mais facilmente e sem erros humanos ao utilizar sistemas de facilitem esses processos e os tornem automatizados.

Essas ferramentas geralmente oferecem soluções para integrar os processos de atendimento e inclusive os de outros departamentos.

Outra forma de automatizar processos é através do uso de chatbots, conversas realizadas de forma natural através de um software que realiza o atendimento através de robôs que oferecem opções pré-definidas para atender aos clientes sem interação humana a princípio.

Essa solução é excelente na escalação do atendimento porque reduz a quantidade do trabalho que pode ser feito sem o atendente, como informações sobre pedidos e entregas, solicitações de boletos, alertas de faturas em aberto e até pagamentos feitos online.

Solução completa para evitar altos custos nas escalações

Para realizar as escalações no atendimento com custos reduzidos, conheças as soluções da Qualitor, uma empresa que oferece uma plataforma completa para gerenciar atendimentos de ponta a ponta e a centralização de diversos serviços sem a necessidade de altos investimentos financeiros.

Confira produtos completos nas áreas de Help Desk e Service Desk, SAC, Ouvidoria e CSC (Central de Serviços Compartilhados) e converse com um consultor da Qualitor para encontrar a solução personalizada ideal para seu negócio!

Share This
×