

Atualmente, a quantidade de ferramentas de atendimento ao cliente disponíveis no mercado é muito grande. Por isso, é preciso saber quais delas são mais adequadas para a empresa e seus clientes.
São investimentos que precisam produzir retornos consideráveis para o negócio, seja na redução dos custos operacionais ou na melhoria da experiência de atendimento ao cliente.
E quais delas se destacam nesse cenário onde o relacionamento e a fidelização são tão relevantes? Existem aquelas consideradas indispensáveis para o negócio e a estrutura de atendimento?
Fizemos uma seleção das cinco ferramentas e dos tipos de serviços que sua empresa precisa conhecer e investir massivamente. Acompanhe!
O Help Desk é um serviço objetivo que oferece um apoio técnico ao atendimento para esclarecer dúvidas e trazer soluções para os mais diversos tipos de demandas dos clientes.
Com uma ferramenta eficiente para seu gerenciamento, produz diversos insights para a gestão do atendimento, como incidência de cada tipo de chamado, processos mais demorados, demandas que aumentam o First Call Resolution (FCR) e demais indicadores de desempenho.
Assim, em posse dessa análise sobre as demandas frequentes e considerando os KPIs do setor, o gestor pode promover melhorias e ações preventivas que qualifiquem melhor o atendimento e satisfaçam ou até antecipem as necessidades dos clientes.
Services Desk são mais abrangentes e, além de soluções aos clientes finais, também são responsáveis por controlar e manter os recursos de atendimento em alta performance.
Dessa forma, muitas empresas adotam o modelo de Central de Serviços Compartilhados (CSC) que, além de oferecer as soluções necessárias para as demandas, ainda tornam a administração de recursos objetiva, de baixo custo e com processos mais ágeis.
Aliás, é de suma importância que eles sejam gerenciados em um sistema que registre a origem e o histórico dos chamados, permitindo assim que os centros de custos sejam corretamente acionados e a empresa consiga imprimir atendimentos de qualidade, independente de quem tenha iniciado o contato com o cliente.
O SAC não é apenas uma ouvidoria muitas vezes exigida por força de lei, mas um setor e uma ferramenta que garantem a gestão da satisfação e retenção de clientes.
Ao instituir esse canal e tratá-lo como ferramenta estratégica para o atendimento, a empresa desenvolve processos e protocolos para identificar pontos fracos dos seus serviços e consegue promover melhorias, evitando, inclusive, que contestações judiciais onerem os custos do setor.
Ou seja, além de evitar despesas inesperadas com reclamações dos clientes nos tribunais, o SAC também garante que a empresa possa tentar restabelecer relacionamentos com aqueles que estejam insatisfeitos e ainda criar serviços mais personalizados e fidelizadores.
Falando efetivamente de ferramentas tecnológicas, os chatbots são, na atualidade, uma das soluções mais agregadoras para o atendimento no ponto de vista operacional e financeiro.
Isso porque podem ser inseridos nas redes sociais da empresa, por exemplo, garantindo que clientes consigam registrar suas demandas usando seus smartphones nas redes sociais.
Permitem oferecer atendimentos ininterruptos e podem usufruir da base de dados e conhecimento da empresa para realizarem atendimentos personalizados e eficientes, como é o caso do Intelichat.
Além de tudo isso, sua tecnologia ainda pode ser utilizada para transmitir a identidade e os diferenciais da empresa durante o contato com o cliente, instituindo um personagem ou mascote para interagir com eles.
Por ser um robô de interação, pode gerir contatos simultâneos, reduzindo filas para o atendimento nos canais convencionais e até mesmo suas demandas, uma vez que podem ser programados para solucionar dúvidas e executar alguns tipos de serviços, como consulta de saldos, renovação de pedidos, entre outros.
Empresas que atuam com atendimento externo, por exemplo, precisam levar até seus clientes os serviços e as ferramentas que usualmente estão disponíveis nos canais fixos.
Com isso, soluções mobile permitem que colaboradores externos possam registrar atividades, cumprir checklists e demais ações que garantirão que o mesmo padrão de qualidade do atendimento seja percebido durante uma visita.
Soluções mobile também agregam valor e otimização aos processos, deixando que a equipe externa tenha mais resolutividade com os clientes e menos burocracias para registrar quando retornarem para suas bases originais.
Para os gestores, tais soluções também permitem maior controle da equipe, suas horas trabalhadas e execuções.