comunicação integrada

Comunicação integrada: saiba o que é e quais são os benefícios!

A comunicação integrada é mais relevante hoje do que nunca. O crescente ecossistema de conteúdo digital aumentou significativamente o número de canais de comunicação usados por clientes, funcionários, parceiros, acionistas e comunidades de uma empresa.

Uma estratégia de comunicação integrada ajuda as empresas a entregarem mensagens coesas em canais digitais e tradicionais para envolver o público, construir e manter a confiança, além de fornecer uma experiência de marca positiva.

Conheça mais sobre esse conceito e saiba quais são os benefícios de adotar uma estratégia desse tipo na sua empresa!

O que é uma comunicação integrada?

Comunicação integrada pode ser definida como o processo usado para unificar os elementos da comunicação — como relações-públicas, mídia social e publicidade — em uma mensagem de marca que permanece consistente em canais de mídia distintos.

Essa estratégia permite que as empresas forneçam uma experiência de consumidor envolvente e integrada para um produto, serviço ou a própria marca.

Por que essa estratégia é tão importante para os negócios hoje em dia?

Uma estratégia de comunicação integrada é o tecido conectivo que garante a consistência da marca em todos os canais e alinha a comunicação aos objetivos de negócios. Ela considera o público-alvo, como e onde se comunicar para envolvê-lo e levar o negócio adiante.

A comunicação integrada ajuda as organizações a fornecer, de forma eficiente, os seguintes pontos.

A mensagem certa

Quais informações e mensagens são importantes para a organização compartilhar? Qual é o objetivo de negócio que a comunicação apoia?

Para o público certo

Quem deve receber essa mensagem? Por que a mensagem é relevante para eles?

Da voz certa

Quem é o porta-voz mais confiável para transmitir essa mensagem específica a esse público específico? Exemplos são: CEO, embaixador da marca nas redes sociais, funcionário da linha de frente etc.

No momento certo

Como a organização saberá quando chegar, no momento exato em que esse público precisa receber essa mensagem? Como envolvê-los da maneira certa oferece suporte ao negócio?

No canal certo

Qual canal é mais eficaz para esse público receber, confiar, entender e se envolver com essa mensagem?

As respostas para essas perguntas exigem que as empresas mantenham um pulso sobre o que está acontecendo em suas organizações, setores e comunidades, para que saibam como permanecer relevantes e envolver as partes interessadas de forma eficaz.

A comunicação integrada permite que as organizações entreguem uma mensagem consistente por meio dos canais, de forma a apoiar os objetivos de negócios, criar uma experiência perfeita para as partes interessadas e construir a confiança e a fidelidade à marca.

Como implementar uma estratégia de comunicação integrada?

A comunicação é, em grande parte, sobre os relacionamentos que as organizações constroem com todos os públicos que mais importam. Para implementar uma estratégia eficaz, comece por aí. Confira, abaixo, mais detalhes sobre o assunto.

Avalie quem é o seu público-alvo

O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de comunicação integrada é avaliar e definir o público-alvo, considerando atentamente as partes interessadas dentro e fora da organização — além do público secundário, que pode influenciar esse público primário.

As empresas devem fazer as seguintes perguntas para definir os principais públicos.

  • É mais importante atingir quais públicos?
  • Qual é o caso de negócios para direcioná-los?
  • O que mais interessa a esse público?
  • Quem influencia o público principal e como a empresa pode atingir esses influenciadores?

Identifique e mapeie os pontos de engajamento das partes interessadas

O crescimento do ecossistema de conteúdo digital adicionou o que parecem ser canais de comunicação intermináveis para engajamento. As pessoas interagem com as marcas em muitos canais, entrando e saindo das interações em vários pontos de sua jornada.

As organizações devem decidir estrategicamente quais canais digitais e tradicionais melhor envolvem seu público e apoiam os objetivos de negócios.

Conte com os dados

O Big Data assumiu o controle da indústria de comunicações de marketing. Por mais que os dados estejam disponíveis, os gerentes de marketing ainda precisam entender quais informações são importantes para eles e como interpretá-las para tomar as decisões relativas à área.

Você pode ter todas as análises do mundo, mas sem uma estratégia abrangente para usá-las, você está em desvantagem no cenário atual de marketing baseado em dados.

Mensure os resultados

Essa etapa é muito importante. Ao determinar como tudo está indo, você pode aprender e se ajustar para futuras campanhas de marketing. Receber o feedback e integrá-lo a uma nova campanha em uma data posterior pode, de fato, ajudar você a ser ainda mais bem-sucedido, pois isso ajuda a empresa e a equipe de marketing a construir melhores estratégias e planos.

Quais são os benefícios de adotar uma estratégia de comunicação integrada?

Para simplificar, as comunicações integradas estão alinhando suas mensagens em todos os canais. Embora as táticas e as entregas específicas possam ser um pouco diferentes, a mensagem é consistente — e ela deve subir até as metas de negócios.

Com mensagens consistentes, há vários outros motivos pelos quais você precisa de um programa de comunicação integrado, incluindo a criação de uma experiência de usuário perfeita e a construção de autoridade de marca.

Abraçar e se comprometer com comunicações integradas em todas as respectivas equipes significa que você está oferecendo uma experiência consistente, clara e organizada ao público que está tentando alcançar.

Confira alguns benefícios que você pode esperar ao adotar uma estratégia de comunicação integrada.

Melhores resultados

Nas abordagens tradicionais de marketing, é comum encontrar altos níveis de separação entre as diferentes equipes. Isso resulta em comunicados de imprensa, publicidade, marketing direto e promoções de vendas que estão por toda parte e, em alguns casos, conflitam entre si. Por fora, isso soa desorganizado e até caótico para os consumidores.

Uma abordagem integrada reúne suas equipes de marketing para formar uma grande e bela “máquina de marketing”. As informações divulgadas pela imprensa são respaldadas em postagens em blogs, artigos, agências de marketing externas, equipes de vendas etc. O resultado é uma mensagem harmoniosa, que contribui para a confiança do cliente.

Imagem de marca aprimorada

Você já ouviu o ditado “você come com os olhos?”. Isso se aplica a mais do que apenas comida. Ter uma mensagem de marca que não seja apenas consistente, mas também uniforme em guias de estilo, logotipos, voz, cabeçalhos e outros itens é essencial para melhorar a imagem da empresa. A consistência cria confiança e permite que os consumidores saibam que você se preocupa com o seu produto/serviço.

Utilizar a comunicação integrada garante que os elementos da sua marca se alinhem perfeitamente. Essa abordagem unificada maximiza seu impacto no mercado e é capaz de conquistar seu nicho ou setor.

Redução dos custos

Como um profissional atento aos negócios, você já sabe que reduzir os custos desnecessários tanto quanto possível é essencial para a sobrevivência da empresa. Uma estratégia integrada, portanto, se mostra uma excelente escolha.

Primeiramente, você reduzirá os custos de aquisição ou criação de imagens e cópias para diferentes mídias — basta usar o mesmo conteúdo em suas várias plataformas para reduzir os gastos com design, redação e fotografia.

Em resumo, o crescimento dos negócios acontece quando as organizações constroem conexões significativas com seus públicos priorizados. A comunicação integrada permite a conversa consistente e relevante, além do envolvimento necessário para estabelecer essa conexão.

Como você pôde perceber, a comunicação integrada tem tudo a ver com multicanalidade. Já que estamos falando no assunto, continue aqui no blog e conheça ferramentas para ampliar sua estratégia de atendimento multicanal!

Share This
×