Como o gerenciamento de serviços pode apoiar empresas nos tempos de quarentena e home office?

Devido às medidas de segurança e tentativa de contenção do Novo Coronavírus, muitos brasileiros estão se adaptando à uma nova realidade em seu trabalho: o home office. Entretanto, com este movimento, um novo desafio se cria: como engajar e organizar as tarefas das equipes, estando cada funcionário em sua casa?

Conforme uma pesquisa divulgada em 2019 pela VitalSmarts, um dos principais problemas para quem trabalha em home office, é que colaboradores lutam mais do que os que estão presentes no ambiente corporativo para que os colegas de trabalho entendam suas prioridades.

O que se observa no mercado é que muitos gestores ainda tem grandes dificuldades na busca por um modelo ideal de gerenciamento para seus funcionários remotos. E no momento que passamos, se tornou necessário encontrar essa saída, praticamente “na marra”.

Neste momento, assim como a Internet possibilita que muitos continuem a desempenhar suas tarefas profissionais, mesmo à distância, a tecnologia entra como facilitador para que gestores cuidem do trabalho de suas equipes, mesmo cada um em sua residência. E isso vale tanto para a organização dos processos, como também a gestão dos atendimentos de seus clientes.

Como garantir boas práticas e processos, mesmo à distância?

Muitas empresas, como as de setores essenciais (saúde, abastecimento, transportes, etc), que ainda estão em atividade durante o período de quarentena, vivem o desafio de equilibrar os processos de times presenciais, sem perda da qualidade de seus serviços.

Com soluções de gerenciamento de serviços, ou serviços compartilhados (CSC), o acompanhamento das tarefas pode ganhar muito mais agilidade e confiabilidade. Tanto em empresas que estão trabalhando em regimes 100% remoto, ou com times remotos e outros em campo, estas tecnologias permitem controlar o fluxo de atividades com uma assertividade ímpar.

O Qualitor é uma solução otimizada de CSC, na qual rotinas podem ser definidas, agendadas e acompanhadas praticamente em tempo real, assegurando que todos os processos necessários estão sendo realizados dentro do previsto. O acompanhamento pode ser feito por dashboards e relatórios detalhados, mostrando o desempenho dos times e de cada profissional, dentro dos fluxos de trabalho previstos.

O Qualitor conta com outros recursos, como o de Kanban, que também auxiliam neste controle. Com o modelo de cartões, o Kanban mostra de forma visual quais são as tarefas em andamento, as que foram entregues, quem está com cada tarefa, e o que ainda é necessário para que elas sejam concluídas.

Como garantir um bom atendimento ao cliente externo, mesmo à distância?

Em um momento de crise como o atual, garantir um sistema robusto de atendimento aos clientes, ainda mais quando a situação existe que este atendimento seja à distância, é crucial.

Com o apoio do Qualitor, as empresas têm a oportunidade de coordenar e agilizar seus processos remotos de atendimento. Logs de atendimento, avaliações de qualidade e encaminhamentos de demandas ganham uma agilidade ímpar por meio de soluções integradas. Com suporte ao acesso remoto e mobile, o Qualitor confere uma agilidade ainda maior, permitindo que estas informações sejam acessadas de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, evitando a dependência, por exemplo, de máquinas exclusivas da empresa.

Por fim, com o suporte a chatbots e assistentes virtuais, o Qualitor também ajuda as empresas a ganhar tempo com a automação de etapas de atendimento. Tais tecnologias são chave para fornecer suporte ininterrupto aos clientes, filtrando e encaminhando demandas para os setores responsáveis com maior assertividade!

Em momentos de crise e de tensão, encontrar a melhor solução nem sempre é simples. Entretanto, com empenho, criatividade e o apoio da tecnologia certa, é possível contornar estas dificuldades e reverter um quadro que parece negativo. Este é o momento de quem é líder ter a calma e a visão para tomar a decisão correta.

Entre em contato com a Qualitor, que a gente terá a maior satisfação em como nossa plataforma pode auxiliar a sua empresa a ganhar mais produtividade neste momento.

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