Como aumentar a retenção de clientes no atendimento?

Em uma organização, os custos para adquirir novos clientes são muito mais altos do que realizar a retenção e fidelização dos atuais. Por conta disso, a retenção de clientes é um conceito que cada vez mais ganha força, sendo crucial para que empresas implementem ações que mantenham os atuais clientes.

Com um bom atendimento focado em solucionar problemas com eficiência e prestar uma ajuda consultiva para os clientes, a retenção pode ser realizada com qualidade, fazendo que se tornem satisfeitos e fiéis à empresa.

Neste artigo, iremos mostrar como essa retenção pode ser feita pela equipe de atendimento. Continue a leitura!

Entendendo o que é a retenção de clientes

De forma breve, podemos definir a retenção de clientes como a capacidade que uma organização possui de manter a sua base de clientes ativa de forma recorrente e fiel, impedindo que eles parem de adquirir os produtos e serviços da empresa.

Assim, eles continuarão comprando as suas soluções sem possuir interesses nos concorrentes, estabelecendo uma relação de confiança por reconhecerem que suas necessidades estão sendo bem atendidas.

Como ela pode ser feita com eficiência no atendimento?

Para que os clientes possam ser retidos, eles precisam estar satisfeitos!

O bom atendimento é uma etapa importante para isso, pois é a partir dos canais de atendimento da empresa que o cliente irá entrar em contato para buscar a resolução de problemas e tirar dúvidas.

  • Tenha um atendimento personalizado e omnichanel

Um atendimento deve ser focado em oferecer as melhores soluções para os problemas dos clientes. É necessário então compreender o perfil dos clientes e também seus hábitos de compra, entregando um atendimento personalizado com base nessas informações.

Cada cliente possui suas próprias dores, e fazer com que se sintam especiais e únicos com resoluções específicas para eles é um fator que gera alta satisfação.

Oferecer diversos canais de atendimento também faz a diferença, estando presente não só por telefone, mas também e-mail, WhatsApp, redes sociais e chats. Porém, a qualidade de atendimento deve ser a mesma em todos esses canais.

  • Procure solucionar problemas com agilidade

Reduzir o tempo de atendimento assim como o tempo de espera dos clientes faz também toda a diferença, aumentando a taxa de retenção com soluções mais diretas e consultivas.

Nesse ponto, investir na capacitação da equipe responsável pelo atendimento e utilizar ferramentas tecnológicas adequadas para facilitar na gestão e monitoramento de dados fazem com que se possa proporcionar uma melhor experiência para os clientes.

  • Faça o pós-venda

Aqui é exatamente onde muitas empresas acabam errando: o pós-venda. O contato com o cliente após ele ter sido atendido serve para garantir que ele tenha tido uma boa experiência com a solução proposta.

Se solicita também um feedback, que pode ser sobre determinado produto ou serviço e até mesmo sobre a qualidade do atendimento fornecido. Isso, além de fazer com que o cliente se sinta valorizado, fornece boas informações para implementar melhorias.

Observamos como realizar a retenção de clientes no atendimento é importante e garante ótimos benefícios para a empresa. Clientes satisfeitos além de comprarem com frequência se tornam fãs da sua empresa, divulgando os seus produtos e serviços ativamente.

Deseja melhorar os seus processos de atendimento? Fale conosco e veja o que a Qualitor pode fazer por você!

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