Como aplicar a gestão do conhecimento nas organizações

Uma gestão do conhecimento bem desenvolvida dentro de uma organização é de suma importância para poder sintonizar todos dados dos departamentos internos, permitindo resultando ainda melhores.

Essa gestão visa implementar diversas ações para identificar e analisar as bases de conhecimento que a empresa possui. Mas como ela pode ser aplicada? Veremos os passos para isso neste conteúdo!

Como aplicar na prática?

Basicamente, o conceito da gestão do conhecimento envolve a identificação dos conhecimentos que os colaboradores possuem para então transformá-los em atividades da empresa, levantando as competências mais importantes para realizar melhorias e capacitações.

Para que isso possa ser feito, os passos de implementação são os seguintes:

  • Mapear competências

O primeiro passo está em realizar um mapeamento das competências mais importantes e úteis que os colaboradores possuem e que podem contribuir nas melhorias.

Esse mapeamento permite distribuir melhor essas competências e categorizar quais são as mais necessárias, garantindo com que os objetivos sejam alcançados e aumentando a efetividade dos processos internos.

  • Criação de canais de trocas de conhecimento

Uma forma de reunir essas competências está em criar canais internos de comunicação para que os colaboradores possam apontar problemas e soluções para a organização, seja em reuniões para isso ou até mesmo em enquetes.

Abrir essa possibilidade permite com que os próprios colaboradores possam auxiliar nas tomadas de decisão e no reconhecimento de problemas internos que podem ser corrigidos, não tornando algo totalmente exclusivo dos líderes e gestores.

  • Compartilhamento de informações facilitado

Muitos talentos nas empresas acabam sendo ofuscados pela falta de oportunidade ou acesso para informações, não dando um estímulo suficiente para poderem auxiliar em diversas questões empresariais.

Ao oferecer meios de conhecer as competências e ideias dos colaboradores além de facilitar o acesso para informações estratégicas, isso auxilia na geração de novos insights.

  • Comprometer os colaboradores na troca de conhecimentos

Muitos colaboradores podem não se sentir totalmente convencidos a participarem ativamente da gestão do conhecimento, mas isso pode ser estimulado com processos de gamificação, cursos e treinamentos.

  • Descentralizar os líderes na procura de soluções

Não só o gestor ou líder deve ser responsável por buscar novas soluções na empresa, mas muitas vezes isso é institucionalmente instaurado, fazendo com que colaboradores que possuem boas ideias acabem não compartilhando essas soluções.

Estimular o conceito de que todos os departamentos são essenciais não apenas para o funcionamento da empresa, mas também para as melhorias é fundamental, estimulando a autonomia para tomadas de decisões.

  • Utilize da tecnologia para uma boa gestão

A gestão do conhecimento pode ser facilitada e aprimorada com soluções tecnológicas que auxiliam no registro, coleta e armazenamento dos conhecimentos empresariais. É possível até mesmo utilizar ferramentas próprias para utilizar o atendimento ao cliente juntamente com essa gestão, aprimorando a experiência do cliente e fidelização.

É importante ressaltar que uma empresa precisa ser sempre sustentável, implementando novas melhorias constantes e desenvolvendo sempre novos processos, que só são possíveis de serem implementados corretamente com uma boa gestão do conhecimento.

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