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Aprenda como chatbots alavancará as vendas do seu negócio

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Escrito por Geraldo Guazzelli

Os chatbots para vendas têm se destacado cada vez mais no meio corporativo. Essas ferramentas estão desempenhando um papel fundamental não apenas no setor de atendimento das empresas, mas também nas análises de comportamento e no processo de conhecimento do perfil de consumo dos clientes.

Os métodos mais tradicionais têm se tornado obsoletos por causa do aumento das vendas no âmbito digital. Neste post, vamos mostrar como os chatbots para vendas são capazes de trazer inovação e alavancar os resultados de seu negócio. Confira agora!

O que são chatbots?

Você já deve ter se deparado com o termo chatbots em algum lugar, não é verdade? Pois bem, a palavra tem ganhado cada vez mais amplitude com o decorrer dos últimos anos, principalmente, por causa da influência das novas tecnologias no meio empresarial.

Chatbots representam a junção dos termos “chat” (comunicação/conversa) e “bot”, uma abreviação para a palavra robô. Ou seja, consistem em uma tecnologia de atendimento, por isso, também são conhecidos como assistentes virtuais, robôs de atendimento ou agentes virtuais.

O software consiste no gerenciamento de troca de mensagens, interagindo com os usuários como se fosse uma pessoa. Por isso, tem sido amplamente utilizado por empresas no setor de atendimento ao consumidor.

Como os chatbots funcionam no atendimento ao consumidor?

Existem chatbots simples ou mais complexos, sendo capazes de atender às variadas necessidades de empresas de qualquer porte ou segmento do mercado.

Os mais básicos são munidos com algorítimos simples e oferecem poucos recursos de automação, fornecendo algumas respostas e opções de serviços, que podem orientar o cliente a encontrar a solução de suas dúvidas ou a realizar ações, como emitir uma segunda via de boleto, conferir débitos etc.

Já as versões mais sofisticadas de chatbots contam com recursos de Inteligência Artificial, que os permitem ter capacidade não apenas de executar comandos pré-definidos, mas também de aprender novas ações com base no histórico de outros atendimentos realizados.

Nesse quesito, podemos afirmar que os chatbots para vendas são capazes de obter informações complexas sobre produtos e serviços, proporcionando dados para análise do perfil comportamental dos clientes, além de poderem ser integrados aos variados sistemas e plataformas da organização.

Essa capacidade de aprender por meio de novas interações — atualizando seu banco de dados automaticamente — deve-se ao aprendizado da máquina, também conhecido pelo termo Machine Learning.

Como chatbots para vendas podem melhorar os resultados da empresa?

Possibilitam a fidelização dos clientes à marca

Considerando o crescimento das vendas no meio digital, qualquer empresa que venda online deve receber uma alta demanda de atendimento no serviço de pós-venda. Uma grande parcela das chamadas da operação está relacionada a dúvidas de status de pedidos ou troca de produtos.

E é nesse contexto que os chatbots para vendas apresentam uma vantagem competitiva para o negócio, pois, caso a empresa consiga oferecer as informações solicitadas pelo consumidor em tempo hábil e sem burocracia, a experiência de compra desse cliente será muito mais positiva.

Sendo assim, podemos afirmar que o alto índice de satisfação tem como consequência a fidelização do cliente à marca, fazendo com que ele torne a consumir mais vezes no futuro.

Aumentam o ticket médio

Aumentar o ticket médio pode ser um verdadeiro desafio para o departamento de vendas. No entanto, os chatbots são capazes de analisar as preferências do cliente, com base em suas compras anteriores, e indicar produtos de forma muito mais inteligente.

Além disso, os bots oferecem produtos complementares que podem ter grande utilidade para o consumidor, aumentando substancialmente o valor da venda e gerando uma experiência de compra muito mais positiva, por causa do atendimento personalizado.

Ajudam a entender o comportamento de consumo do cliente

Se existe algo que o cliente moderno valoriza nas marcas que consome é ter sua opinião levada em consideração e, nesse sentido, os chatbots são capazes de fazer com que a empresa tenha recursos o suficiente para identificar o que eles procuram e o que os deixa insatisfeitos.

Analisar esse comportamento é crucial para que formas de melhorar o atendimento sejam levantadas, tendo como parâmetro as necessidades dos consumidores, assim como:

  • inserir novos produtos;
  • realizar melhorias no site da empresa;
  • otimizar a experiência de navegação;
  • desenvolver uma linguagem que se comunique com o cliente.

Isso abrange, até mesmo, criar personas que estreitem a relação entre a marca e o cliente, humanizando o setor de atendimento do negócio.

Guiam o consumidor até o final da jornada de compra

Como você pôde conferir até aqui, os chatbots para vendas armazenam todos os dados a respeito dos produtos da organização, além de terem capacidade de responder com agilidade às questões de diversos clientes ao mesmo tempo.

Sua velocidade e precisão são fundamentais durante o processo de tomada de decisão de compra do consumidor, aumentando as chances de aquisição e retendo clientes por causa da facilidade proporcionada nas transações.

O que queremos dizer é que os chatbots para vendas são capazes não apenas de guiar os clientes por meio das etapas do funil de vendas, mas também de direcioná-los à etapa final com muito mais eficiência e agilidade.

Tudo isso é realizado sem que fatores externos, mutáveis e falhos — como o humor dos colaboradores — interfiram nos resultados. Ou seja, há certeza de que as informações corretas serão proporcionadas de maneira segura aos seus clientes potenciais.

Integram as variadas plataformas de atendimento da empresa

Para concluirmos o artigo de hoje, é importante mencionar um dos pontos mais vantajosos que os chatbots para vendas têm a oferecer: a integração entre os diferentes canais de atendimento da empresa.

Afinal, para se manter competitiva, a organização precisa estar onde os clientes estão, concorda? Sendo assim, os chatbots permitem que a mesma inteligência seja integrada simultaneamente aos diferentes chats do negócio:

  • Messenger do Facebook;
  • aplicativo da empresa;
  • site/blog;
  • WhatsApp (em breve).

Dessa forma, é possível ter um relacionamento muito mais próximo e adequado com os clientes, seja qual for o canal de origem do atendimento.

Neste conteúdo, mostramos a importância dos chatbots para vendas e como eles são capazes de alavancar os resultados do negócio por meio de seus recursos de automação.

Além disso, você pôde conferir que essas ferramentas oferecem vantagem competitiva ao setor de atendimento, melhorando o índice de satisfação do consumidor e elevando a taxa de fidelização à marca.

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Geraldo Guazzelli

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