Processos

Veja a definição de BPM e qual é a sua aplicação para a empresa

veja-a-definicao-de-bpm-e-qual-e-a-sua-aplicacao-para-a-empresa.jpeg
Escrito por Qualitor

Qualquer empresa pode dar passos certeiros em direção ao sucesso ou passos largos a caminho do fracasso. A forma como os processos são encarados e gerenciados influenciará muito nestes resultados. Por isso você precisa entender sobre BPM.

A aplicação de técnicas de BPM em sua empresa terá considerável impacto no seu posicionamento no mercado diante de seus concorrentes.

Mas o que é BPM? Como realizar sua aplicação na organização? E quais os benefícios de fazer isso? Continue a leitura deste artigo e encontre as respostas para essas perguntas.

Definição de BPM

BPM (Business Process Management) é uma metodologia ou prática de gerenciamento fundamental ao desenvolvimento de uma empresa.

Em português a sigla significa Gerenciamento de Processos de Negócio e tem como base a ideia de que para melhorar algo é necessário saber gerenciá-lo, por sua vez só podemos gerenciar aquilo que conseguimos medir, sendo que somente medimos aquilo que entendemos como é executado.

Em resumo, você precisa entender os processos de sua empresa para saber onde melhorar. Aqueles que não dão valor para isso, com certeza, ficarão às margens do mercado competitivo que presenciamos atualmente.

No mercado atual, empresas que não estão atentas aos processos, que não entendem seu funcionamento ou não atuam em melhorias constantes, se colocam em grande desvantagem em relação a seus concorrentes.

O uso das práticas de BPM capacita as empresas a entender como tudo acontece, a estrutura da organização e a forma como os resultados podem ser obtidos, realizando processos contínuos de melhoramento.

Aliás, é de relevante importância lembrar que esse tipo de abordagem não tem fim, pois transformações são constantemente necessárias e aplicáveis nos processos de uma empresa.

Benefícios do BPM

Mas por que aplicar a metodologia BPM em sua empresa? Não importa se sua companhia é de pequeno, médio ou grande porte, o uso de técnicas de gerenciamento dos processos trará inúmeras vantagens.

Vamos citar aqui alguns dos benefícios resultantes da aplicação do correto e sistemático gerenciamento dos processos da empresa.

Melhora a transparência nos processos

Na metodologia BPM, há uma exposição clara aos funcionários sobre os processos realizados por todos os setores ou departamentos.

Ter esse conhecimento permite aos funcionários executar suas atividades com qualidade superior e com maior atenção aos objetivos da empresa.

Pleno controle

A aplicação do BPM envolve o emprego e análise de indicadores de desempenho, usados para trazer à tona a performance da empresa com relação aos seus processos.

Isso permite maior controle sobre os resultados de cada processo, entregando um valor melhor ao cliente.

Crescente produtividade

Com mais transparência nos processos e em quem está envolvido neles, obstáculos são eliminados. Proporciona-se com isso fluidez nos processos de trabalho, além de tornar os funcionários mais preparados, aumentando a produtividade de toda equipe.

Possibilidade de Automação

Por ter melhor controle e conhecimento dos processos é possível definir quais não necessitam de intervenção humana.

Isso gera a possibilidade de automatizar tarefas, deixando que parte, senão a totalidade, dos processos realizados sejam controlados e realizados por sistemas informatizados, reduzindo o tempo e custos de execução.

É possível automatizar praticamente qualquer processo, como por exemplo o atendimento ao cliente.

Maior agilidade

Gera aumento em agilidade nos processos, por torná-los mais flexíveis. Também é possível diminuir o tempo de resposta de mercado, impactando no retorno de investimentos.

Eficiência e Redução de Custos

Uma equipe mais ciente e melhor preparada executa os processos com maior eficiência. Com equipes melhores a empresa se mostra eficiente como um todo, reduzindo custos para execução e manutenção de processos.

Segurança da informação

Logicamente, quando se tem processos automatizados e bem estruturados, ganha-se em segurança da informação e dos resultados entregues.

Aplicação do BPM na empresa

O objetivo da aplicação do BPM é sempre proporcionar aumento de valor à empresa, seja em relação ao seu lucro, seja em qualidade, seja em qualquer outro aspecto.

Tal aplicação pode ser realizada por meio de um tipo de software, chamado BPMS (Business Process Management System). Com ele é possível estruturar um mapeamento lógico dos processos de negócio.

Por possuir um ciclo de vida sem fim, as ações do BPM em uma empresa podem ser resumidas da seguinte forma:

Ver

É o início de tudo, fase em que se analisa a documentação e a forma como os processos estão inicialmente dispostos, identificando os processos primários. Identifica-se também os indicadores de desempenho.

Definir

É o momento de observar como os processos estão no momento, sua atuação visando ter informações suficientes para a próxima etapa. Nessa fase temos uma representação, um quadro, do que precisa ser melhorado.

Analisar

Com base nas informações obtidas e documentadas, é hora de analisar as lacunas, comparar dados e definir necessidades. É hora de pensar em novos processos que serão aplicados.

Modelar

Com as necessidades e objetivos definidos, deve-se começar a modelação ou desenho dos processos que serão realizados. É criado um plano de implantação.

Melhorar

Aqui colocamos o plano de implantação em prática. Deve-se colocar o que foi planejado em ação, permitindo que os processos atuem no fluxo de trabalho. Sua implementação pode ou não ser feita com ajuda de softwares específicos.

Controlar

No ciclo de vida do BPM esta é hora de usar métricas bem precisas para monitorar a adequação dos processos que foram definidos. Entre outros detalhes pode-se avaliar o tempo de duração do processo, o custo monetário envolvido e a qualidade resultante.

Reengenharia

Esta é uma etapa de transição, em que há o refinamento dos processos. A partir dos resultados, são definidos novos processos e o ciclo é reiniciado.

O foco é sempre buscar a melhoria no desempenho, implementando constantes transformações e impulsionando a evolução da empresa a cada novo ciclo.

Com a aplicação do BPM é possível melhorar de forma sistemática a qualidade e os resultados dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.

Assim, tenha em mente que é essencial o gerenciamento de processos fazer parte, não de um período ou momento de sua empresa, mas da base para sua existência.

Quer saber mais sobre como aumentar a eficiência e produtividade de sua empresa usando metodologias como o BPM? Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e LinkedIn!

Sobre o autor

Qualitor

Deixar comentário.

Share This