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Quais as vantagens do atendimento mobile para o seu negócio?

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Escrito por Qualitor

Hoje em dia, o Brasil possui 280 milhões de dispositivos móveis que podem ser conectados à internet. Com o celular transformando-se, pela primeira vez, no meio preferencial de acesso à internet pelo brasileiro, há uma tendência de uso crescente desses dispositivos. E como não é só no país que isso acontece, o atendimento mobile é, atualmente, uma das maiores tendências e desafios para as empresas.

Migrar do tradicional telefone, ainda que em parte, para o mundo dos dados móveis é uma transformação e tanto. Porém, pode ser muito benéfica para um empreendimento. Essa migração, quando feita corretamente, tem tudo para ser um ponto muito interessante para uma empresa.

A seguir, entenda quais são as principais vantagens e saiba mais sobre essa possibilidade!

Por que usar atendimento mobile?

Como essa abordagem vem crescendo no Brasil e no mundo, é importante que a sua empresa reconheça, em primeiro lugar, quais são os benefícios de seu uso. A partir disso, fica mais fácil compreender a importância de executar essa estratégia.

O fato é que adotar esse elemento pode trazer vantagens em múltiplos sentidos para o seu empreendimento, garantindo resultados que não podem ser obtidos por meio de outros canais.

A seguir, confira algumas das principais questões relevantes.

1. Utilização do conceito de multicanalidade

O conceito de experiência omnichannel está cada vez mais presente na vida dos consumidores. Ou seja, quem compra já não quer ficar limitado a um só meio e deseja consumir por vários canais, com total integração entre eles.

Com o atendimento, isso não é muito diferente. As pessoas esperam resolver seus problemas e dúvidas de qualquer lugar e a qualquer momento e, para isso, utilizam os recursos mobile — porém, não apenas eles.

Quando a sua empresa oferece atendimento mobile, ela está criando mais um elo nessa corrente, permitindo que o cliente transite entre os diferentes pontos de contato.

2. Atendimento às demandas específicas dos clientes

Tal questão está diretamente ligada ao fato de que quem consome pode escolher, conforme suas necessidades e preferências, por onde será atendido.

Até pouco tempo isso não era possível e, na maior parte das vezes, o telefone era a única opção. Porém, nem todo mundo gosta ou está disposto a comunicar o problema por esse meio.

Com a possibilidade mobile, uma pessoa pode resolver questões variadas de qualquer lugar e em momentos distintos da rotina. Com isso, a sua empresa passa a se adaptar às necessidades específicas de cada um, oferecendo uma personalização na atuação.

3. Dinamização da comunicação e da resolução de problemas

Em geral, o atendimento mobile é muito mais prático, rápido e dinâmico. O indivíduo pode entrar em contato e fazer um panorama da sua situação, sem esperar ser transferido para o setor adequado ou sem ter que contar a mesma história, várias vezes.

Além disso, outro ponto é que é muito mais fácil buscar a solução do problema por esse meio, já que é possível contar com a colaboração ágil da equipe. Isso contribui para um aumento da efetividade e da resolução de um problema logo no primeiro contato.

4. Menor sobrecarregamento de canais

Se a pessoa está sendo atendida em um recurso móvel, ao menos momentaneamente ela não está usando outras abordagens, como o telefone. Com isso, evita-se o sobrecarregamento de canais, o que é comum quando poucas opções iguais são oferecidas.

Como consequência, há uma melhoria para todos. Quem procura o atendimento mobile tem suas solicitações respondidas tão breve quanto possível, da mesma forma que quem busca pelo telefone, por exemplo. Assim, há uma melhor distribuição de recursos e esforços para que todos sejam atendidos da melhor maneira.

5. Maior satisfação por parte de quem compra

As características especiais do atendimento móvel fazem com que, em geral, ele aumente a satisfação de quem procura a empresa. Afinal, alguém que busca uma solução prática ou uma resposta para uma dúvida simples ficará muito mais satisfeito se consegui-la de forma ágil por meio do celular ou do tablet.

Do contrário, ele teria que esperar por longos minutos ao telefone, o que, além de tudo, o impediria de continuar o seu cotidiano. Desse jeito, a base de clientes tem uma percepção melhor da empresa e passa a ficar mais satisfeita, o que contribui para a fidelização.

6. Diferenciação de mercado

Por mais que seja difícil de acreditar, muitos empreendimentos ainda não entendem a importância e a necessidade de serem móveis. E continuam operando com processos arcaicos e de canal único, não atendendo às expectativas dos clientes.

Quando sua empresa utiliza essa possibilidade, por outro lado, ela se destaca dos demais. Ao oferecer o que os indivíduos procuram, no momento em que eles desejam, fica muito mais simples ser percebido como uma opção diferenciada e muito melhor.

Eventualmente, essa atuação multicanal contribui até mesmo para a captação de novos clientes e para a fidelização por parte de quem já compra.

Como esse atendimento pode ser feito?

Outro ponto destacável sobre o atendimento mobile é que ele é muito versátil. Com isso, ele pode ser executado de várias formas diferentes.

Uma delas consiste na criação de um aplicativo. Além de ser possível construir uma área de atendimento self-service, que é realizado pelo próprio cliente, há a opção de firmar uma comunicação direta com o setor responsável.

Essa é uma forma de estabelecer um canal próprio, único e que funciona de acordo com as necessidades do cliente específico de cada empresa. Além disso, ainda é possível recorrer a opções igualmente eficazes, como e-mail, redes sociais e comunicadores instantâneos. Assim, não faltam escolhas para quem se dirige à marca.

O que não pode faltar no atendimento?

Porém, para que isso funcione, é importante considerar algumas questões relevantes. É necessário, por exemplo, ter uma equipe preparada, disponível e, preferencialmente, dedicada para essa atuação. Isso garante o dinamismo e a eficiência da comunicação, diminuindo o tempo de resposta e maximizando a satisfação.

Também é fundamental que todas as pessoas estejam treinadas para essa nova abordagem, de modo que não haja perda de eficiência e produtividade.

Além de tudo, contar com as ferramentas certas é crucial. Soluções de tecnologia, como softwares e plataformas, ajudam na gestão de solicitações, favorecendo a conquista de resultados otimizados.

O atendimento mobile transforma a relação entre consumidor e empresa, dinamizando-a e trazendo a multicanalidade. Portanto, adotar essa abordagem traz satisfação, diferenciação e fidelização, melhorando exponencialmente os resultados do seu negócio.

Como esse é um assunto que tende a ser cada vez mais pertinente, compartilhe esse post nas suas redes sociais e já saia na frente ao tratar desse tema com seus contatos! Até a próxima!

 

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