Conhecimento

Gestão à vista: saiba o que é e conheça 6 benefícios

gestao-a-vista-saiba-o-que-e-e-conheca-6-beneficios.jpeg
Escrito por Qualitor

Na atual crise pela qual o país está passando, os gestores devem fazer todos os esforços possíveis para manter a continuidade de seus negócios. Diversas estratégias estão sendo utilizadas para aumentar o engajamento, a produtividade e, como consequência, os resultados das organizações. A gestão à vista é uma delas!

Mostrar de maneira clara e abrangente o que vai acontecer, o que está em prática e o que já foi feito é um resumo do que esse tipo de gestão pode oferecer. Esse conceito é resumido pela expressão em inglês to do, doing, done.

Mas o que é a gestão à vista? Quais são os seus benefícios? Se você tem interesse sobre o assunto e quer respostas para essas perguntas, seu lugar é aqui. Confira!

Conceito de gestão à vista

O próprio terno “gestão à vista” já é autoexplicativo. Tem como finalidade mostrar as informações à vista para os gestores e colaboradores de uma organização. Normalmente são dados que refletem o andamento dos trabalhos em um departamento ou mesmo em toda uma empresa.

O que é preciso ser feito? O que estamos fazendo no momento? O que foi feito no passado recente? Essas questões poderiam formar um bom quadro de gestão à vista para qualquer tipo de atividade. De uma padaria a uma montadora de veículos, todas as empresas podem se favorecer de um painel com essas informações.

Atualmente a tecnologia da informação, apoiada por equipamentos mais baratos e flexíveis, permite que os dados sejam exibidos online, facilitando a gestão, o acompanhamento e a tomada de decisão. A comunicação de dados também é uma grande aliada, pois viabiliza o tráfego de informação por meio de diversas maneiras.

A utilização de gráficos e indicadores de desempenho permite que as equipes visualizem seu desempenho para alcançar as metas que foram estabelecidas. Os dados podem ser atualizados online, possibilitando um gerenciamento em tempo real de todo o seu fluxo produtivo ou da prestação de seu serviço.

Benefícios da gestão à vista

São várias as vantagens que a gestão à vista traz para a administração de uma empresa. Entre elas, podemos destacar:

1. Democratização da informação

Com a utilização da gestão à vista, as informações são vistas e acompanhadas por todos da organização. Do principal executivo até o mais simples ajudante, todos podem ver o mesmo dado e no mesmo momento.

Isto facilita o entendimento, pois elimina o risco de ruídos de comunicação nos processos empresariais.

2. Engajamento e motivação

De posse de informações mais claras e atuais, toda a equipe fica mais motivada e o engajamento vem automaticamente. O clima organizacional fica mais cordial e a relação entre líder e liderado tende a ser mais tranquila.

3. Tomada de decisão

A gestão à vista permite que a tomada de decisão seja feita com mais segurança e rapidez. Assim, a agilidade se torna parte do dia a dia da empresa. Alterações de curso em determinadas tarefas podem ser feitas quase que imediatamente, evitando problemas futuros.

A assertividade na tomada de decisão é favorecida quando há a definição de indicadores que possibilitem antever problemas e indicar eventuais soluções. Nesse caso, o mapeamento dos indicadores é fundamental para proporcionar tal benefício. As métricas têm que ser determinadas e divulgadas antes da apresentação dos resultados.

4. Controle de metas

Com esse tipo de gestão, é possível acompanhar o desempenho de seus processos ou a eficiência dos seus colaboradores. Ela facilita as comparações de metas, a divulgação e o monitoramento de metas.

Dependendo do tipo de atividade, podem ser apresentados os dados de empresas concorrentes, fazendo com que a equipe equipare seu desempenho com o de seu competidor.

5. Melhoria da qualidade

Informações de dados da qualidade dos produtos e serviços também são interessantes, pois apontam quais processos devem ser aperfeiçoados. Hoje em dia, a qualidade deve ser acompanhada com muita atenção.

Um produto com baixo desempenho pode manchar a reputação de uma empresa em questão de minutos. As redes sociais tornaram isso possível e exigem que as empresas mantenham um controle rigoroso da qualidade.

A gestão à vista auxilia sobremaneira este ponto, explicitando as características que um produto ou serviço deve ter e como ele está sendo produzido ou executado.

6. Desenvolvimento da cultura organizacional

A gestão divulga a cultura da organização, transformando a apresentação das informações em um processo de melhoria da comunicação interna.

A aplicação da gestão à vista deve ser geral, ou seja, em todos os setores da empresa. Obviamente que cada setor ou órgão terá as suas informações específicas. O importante é que a cultura seja difundida e utilizada da melhor maneira possível em cada ambiente.

Os dados que são apresentados na área financeira, por exemplo, são diferentes dos dados que estão publicados na área comercial. Assim como as informações contábeis são totalmente diferentes daquelas da área de suprimento.

Tecnologia disponível

No mercado já existem alguns sistemas voltados para a gestão à vista. São ferramentas que podem ser utilizadas em diversas plataformas digitais, desde televisões de LED até smartphones ou tablets.

Esses softwares possibilitam a configuração do dashboard (ou painel de controle), com a apresentação visual das informações mais relevantes. É importante que estes painéis sejam idealizados de maneira a fornecer um rápido entendimento do usuário.

Utilizar os mais diversos tipos de gráficos facilita a compreensão e permite que o usuário entenda o seu significado com mais rapidez.

As informações devem ser consolidadas e ajustadas para o público que vai visualizá-las.

A gestão à vista possibilita a apresentação das informações que são processadas nos sistemas de gestão das empresas. Conhecido como ERP — Enterprise Resource Planning — esse sistema integra todos os processos de uma empresa, desde a entrada de uma nota fiscal de um insumo de seu fornecedor até o recebimento de um título do seu cliente.

Os dados provenientes do ERP geram as informações que são apresentadas, preferencialmente de forma gráfica, para os painéis de controle (dashboards) que devem estar distribuídos e instalados por todos os setores da organização.

A gestão à vista é um sistema claro, que mostra para todos os setores as operações feitas pela empresa e todo o seu processo. Agora que você já conhece esse sistema e entendeu seus benefícios, assine a nossa newsletter e receba as últimas novidades!

Sobre o autor

Qualitor

Deixar comentário.

Share This